Alfabetização midiática informacional, pedagogia social e liberdade de expressão com egresso do sistema prisional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994742

Palavras-chave:

Pedagogia social, Liberdade de expressão, Educação não-formal.

Resumo

Mobilizando fundamentos da Pedagogia Social e práticas de Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), comprometidas com a promoção da liberdade de expressão do egresso do sistema prisional, a pesquisa investigou o potencial da AMI para o processo de socialização dos que estão vivenciando momento de retorno à sociedade extramuros carcerários. Para tanto, a construção e análise dos dados empíricos respaldaram-se no método de pesquisa-ação. A investigação aconteceu no Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional – PrEsp, do município de Uberaba/MG (Brasil), por meio de oficinas mediadas com e junto aos colaboradores que abordaram a construção de um jornal, o qual intitularam “Jornal do Desabafo”. A produção do jornal foi o caminho dialógico escolhido para contrapor o discurso hegemônico no palco de disputas simbólicas produzidas pela cultura midiática. Ao término das atividades, foram coletados indícios de que a alfabetização midiática pode ser um instrumento da Pedagogia para promoção da liberdade de expressão com egressos do sistema prisional, uma vez que os colaboradores fizeram do jornal um instrumento para inserir sua palavra e reconquistar este direito negado, representaram a si como seres humanos e romperam com estereótipos há muito associados ao egresso do sistema prisional.

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Biografia do Autor

Marta Soares da Silva , Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava (2010). Experiência de efetivo exercício em docência no Estado de Minas Gerais. Especialista em Educação de Jovens e Adultos para os Privados de Liberdade pela UFTM Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Mestre em Educação pela UFTM.

Alexandra Bujokas de Siqueira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Sou graduada em Jornalismo, doutora em Educação e fiz pós-doutorado em Estudos de Mídia na The Open University Ingles. Sou professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro em Uberaba, MG, onde coordena o Programa de Pós-graduação em Educação, ministro a disciplina "Comunicação, Educação e Tecnologias" para a Licenciatura em Geografia, uma disciplina "Mídia-educação" para a licenciatura em História e a disciplina "Leitura Crítica da Mídia" para o bacharelado em Serviço Social. No mestrado, ministro a disciplina "Mídia-educação" e colaboro em Seminários de Pesquisa. Oriento alunos de iniciação científica e mestrado. Fui bolsista do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig e pesquisadora visitante do Instituto de Tecnologia Educacional da Open University Inglesa e do Instituto de Educação da Universidade de Londres, hoje University College London (UCL). Ao longo da minha carreira acadêmica, nove projetos financeiros pelas agências Capes, CNPq e Fapemig. Já trabalhei como consultora do escritório da UNESCO no Brasil e, atualmente, colaboro com o curso de mestrado em Ciências da Educação da Universidade Katyavala Bwila de Angola, onde ministro a disciplina "Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação. Tenho artigos e capítulos de livros publicados, mas o que eu gosto mesmo é de ser blogueira. Escrevo o "Blog da Mídia-educação", onde faço relatos honestos do que é trabalhar com mídias em processos de ensino e aprendizagem.

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Publicado

24-03-2021

Como Citar

SOARES DA SILVA , M. .; BUJOKAS DE SIQUEIRA, A. . Alfabetização midiática informacional, pedagogia social e liberdade de expressão com egresso do sistema prisional . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4742037, 2021. DOI: 10.14244/198271994742. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4742. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação em prisões: experiências educativas, formação de professores e de agentes socioeducativos
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