Educação e cidadania ambiental em contexto prisional - um programa de extensão universitária para cidadãos reclusos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994710

Palavras-chave:

Educação nas prisões, Cidadania ambiental, Ambientes virtuais, reclusão.

Resumo

Nos finais do século XX o Conselho da Europa adotou um conjunto de recomendações sobre necessidades e responsabilidades em matéria de Educação em Prisões, sendo que essas recomendações estipulavam que os indivíduos em contexto de reclusão devem  ter acesso a programas de educação e formação, que sirvam um propósito integral de aquisição/desenvolvimento de competências de vida, conduzindo a uma efetiva reintegração na sociedade e mercado de trabalho e que, em simultâneo, previnam fenómenos de recidiva. Baseados nesses pressupostos desenvolvemos um programa de Extensão Universitária, na área da Cidadania Ambiental, sendo que o seu principal objetivo foi promover a aquisição de competências de cidadania ambiental e desenvolver competências sociais e emocionais, como o pensamento crítico, a comunicação e a colaboração. A análise dos resultados do programa foi realizada a partir da análise qualitativa das participações e narrativas dos dezoito formandos/reclusos nas salas de aula virtuais criadas no ambiente virtual de aprendizagem, tendo como referencial o modelo pedagógico desenvolvido por Moreira (2017). Os resultados revelam que a utilização do cinema em ambientes virtuais, ancorado no modelo pedagógico para a desconstrução de imagens em movimento, pode ter efeitos muito positivos na aquisição de conhecimentos na ciência ecológica e no desenvolvimento de competências, quer de cidadania ambiental, quer sociais e emocionais.

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Biografia do Autor

Jesus M. Delgado-Mendez, Universidade Federal Recôncavo da Bahia

Doutor em Ciências da Educação: Formação de Professores. Professor no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta. Investigador no Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais (GRUPOEDE) do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra e no Laboratório de Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta (Le@d). Coordenador Científico da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta.

José António Moreira, Universidade Aberta

Professor Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta, POrtugal

Sara Dias-Trindade, Universidade de Coimbra

Doutora em História: Didática da História e pós doutora em tecnologias da educação e da comunicação. Professora no Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Investigadora Integrada no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra fazendo atualmente parte da equipa de coordenação do referido centro.

Ana Machado, Universidade do Porto

Doutoranda em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, mestre em Supervisão Pedagógica e licenciada em Educação com especialização em Pedagogia Social e da Formação, pela Universidade Aberta. Bolseira de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e membro do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE/FPCEUP).

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Publicado

24-03-2021

Como Citar

M. DELGADO-MENDEZ, J. .; ANTÓNIO MOREIRA, J. .; DIAS-TRINDADE, S. .; MACHADO, A. . Educação e cidadania ambiental em contexto prisional - um programa de extensão universitária para cidadãos reclusos. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4710042, 2021. DOI: 10.14244/198271994710. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4710. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação em prisões: experiências educativas, formação de professores e de agentes socioeducativos
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