Políticas de indução para professores iniciantes: a experiência chilena e os desafios para América Latina

Autores

  • Carlos Eugenio Beca
  • Ingrid Boerr

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994683

Palavras-chave:

inserção profissional, Políticas de indução, Chile - Latin America.

Resumo

O tema da indução dos professores principiantes vem ganhando relevância nas políticas educativas orientadas para o desenvolvimento da profissão docente. O presente artigo tem por objeto contribuir para a reflexão sobre os desafios da indução aos docentes que se iniciam no exercício da profissão na América Latina. Apresenta-se uma reflexão a respeito da necessidade de gerar os dispositivos necessários para apoiar os docentes durante sua inserção no exercício profissional e uma breve discussão sobre as distintas estratégias e modelos de acompanhamento ou mentoria. Além de apresentar brevemente algumas experiências realizadas em países latino-americanos, se foca na experiência desenvolvida no Chile, desde seu início no começo dos anos 2000 até os últimos avanços a partir da Lei que cria o Sistema de Desenvolvimento Profissional Docente, que considera um sistema nacional de indução, reconhecendo o direito de todas as professoras e professores iniciantes a receberem um acompanhamento mediante mentores com experiência docente e formação especializada. O artigo culmina com uma reflexão acerca do caminho percorrido e os desafios que impõem os novos cenários educativos para o ingresso dos docentes ao seu exercício profissional.

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Publicado

29-10-2020

Como Citar

EUGENIO BECA, C. .; BOERR , I. . Políticas de indução para professores iniciantes: a experiência chilena e os desafios para América Latina. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e4683111, 2020. DOI: 10.14244/198271994683. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4683. Acesso em: 24 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação e inserção profissional de professores iniciantes: conceitos e práticas
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