A lógica do capital financeiro e sua expressão educacional: a barbárie bolsonarista em ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994650

Palavras-chave:

Educação brasileira, Ideologia política, Nova direita, Políticas educacionais.

Resumo

Este texto analisa os fundamentos teórico-políticos do processo de ascensão, no Brasil, de forças denominadas neoconservadoras, neoliberais, de extrema direita ou, simplesmente, da nova direita, para fins de compreender seus impactos mais evidentes na construção da política educacional no país, em par com uma visão de economia política subsumida à lógica financeira e de interesse das corporações controladoras da circulação do capital. Toma, como exemplo paradigmático de expressão das concepções da nova direita, o contexto ideopolítico mais recente que legitimou e legitima o atual governo federal. Apoia-se tanto em bibliografia acadêmica quanto em produção videográfica, como forma de promover interface de duas fontes de formação de opinião do dinâmico mundo de análise de fatos e concepções que produz ideologia política e impacta a configuração das políticas sociais.

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Biografia do Autor

Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Universidade Nove de Julho

Doutor em Educação

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Coordenador da Linha de Pesquisa em Políticas Eduacionais

Líder do Grupo de Pesquisa em Política e Gestão Educacional do CNPQ.

José Eduardo de Oliveira Santos, FESP-SP

Sociólogo (FE-USP), Doutor em Educação (FFLCH-USP); Membro do GT Clacso: Universidade e Políticas de Educação Superior. 

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Publicado

29-10-2020

Como Citar

DO PRADO FERRAZ DE CARVALHO, C.; EDUARDO DE OLIVEIRA SANTOS, J. A lógica do capital financeiro e sua expressão educacional: a barbárie bolsonarista em ação. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e4650144, 2020. DOI: 10.14244/198271994650. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4650. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Consequências do Bolsonarismo sobre os direitos humanos, a educação superior e a produção científica no Brasil
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##plugins.generic.dates.accepted## 2022-05-13
##plugins.generic.dates.published## 2020-10-29