Ontem, hoje… e amanhã? Refletindo sobre os percursos educativos de 8 homens em um estabelecimento prisional português

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994626

Palavras-chave:

Educação nas prisões, Portugal, Interesses e motivações, Educação ao longo da vida.

Resumo

Este artigo procura elaborar uma reflexão a partir de um recorte do estudo empírico, de uma pesquisa mais alargada, que traz à luz a fala autobiográfica sobre as vivências do passado, procurando compreender como elas interferiram (e interferem) nos percursos educativos, nas motivações e nos interesses para aprendizagem e a construção de projetos de vida para o futuro. Resultantes do relato de histórias de vida, os dados apresentados descrevem parte da realidade de oito homens reclusos em um estabelecimento prisional português, de nível de segurança alta e complexidade de gestão elevada, com uma população reclusa exclusivamente masculina, e estando situado na região do centro de Portugal. As informações recolhidas foram organizadas e analisadas respeitando a ordem dos três polos cronológicos: pré-análise (1), exploração do material (2) e tratamento dos resultados, inferência e interpretação (3). Os resultados sugerem que os motivos, razões e interesses que levaram, no passado, e que levam, na atualidade, os reclusos a se relacionarem com a educação escolar, assumem contornos plurais, acidentados, de origens variadas e de cariz heterogêneo.

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Biografia do Autor

Rarissa Maiara Fernandes de Lira, UFPE

Bacharel em Ciências Contábeis pela UFPE, em 2013. Graduanda do curso de Pedagogia, desde 2015, com conclusão prevista para 2021. Mestre em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE/UC), desde 2019.

Joaquim Luis Medeiros Alcoforado, Universidade de Coimbra

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. É Professor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Investigador do Grupo de Políticas Educativas e Dinâmicas Educacionais (GRUPOEDE) do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEISXX), uma Unidade de Investigação da Universidade de Coimbra e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Foi Coordenador do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária (2012 - 2018) e é Membro da Comissão de Coordenação do Doutoramento em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

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Publicado

24-03-2021

Como Citar

MAIARA FERNANDES DE LIRA, R. .; LUIS MEDEIROS ALCOFORADO, J. . Ontem, hoje… e amanhã? Refletindo sobre os percursos educativos de 8 homens em um estabelecimento prisional português. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4626041, 2021. DOI: 10.14244/198271994626. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4626. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação em prisões: experiências educativas, formação de professores e de agentes socioeducativos
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##plugins.generic.dates.published## 2021-03-24