Escolha e inserção profissional: das vivências das(os) acadêmicas(os) às experiências das(os) egressas(os) em Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994480

Palavras-chave:

Escolha profissional, Inserção profissional, Trajetória do egresso.

Resumo

O artigo aborda as categorias Escolha Profissional e Inserção Profissional relacionando os conceitos teóricos com as experiências e a trajetória profissional de egressas(os) do curso de Pedagogia, de uma Universidade Comunitária no Sul do Brasil. O objetivo foi de caracterizar o processo de inserção das(os) pedagogas(os) e identificar suas trajetórias profissionais com a conclusão do curso. Os estudos sobre o tema têm aumentado na literatura nos últimos anos em função da atratividade da profissão, que estaria ligada à satisfação de trabalhar com a aprendizagem do outro. A metodologia utilizou os princípios da pesquisa qualitativa e a coleta de dados realizada se deu por intermédio de entrevista semiestruturada com 14 (quatorze) egressas e 1 (um) egresso do curso e análise documental do Relatório do Curso de Pedagogia/Enade 2014, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A pesquisa foi desenvolvida com o mesmo grupo em momentos distintos do processo formativo: como acadêmicas(os) concluintes de 2014, participantes do Enade e como egressas(os) do curso de Pedagogia após cinco anos de conclusão do curso. Os resultados evidenciaram que a escolha e a inserção profissional estão diretamente conectadas e relacionadas com os espaços formativos, o mercado de trabalho e as influências sociais. A escolha do curso ainda é motivada pelas condições socioeconômicas das jovens pedagogas e a inserção profissional demonstrada como momento para se estabelecer na profissão.

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Biografia do Autor

Cintia de Sousa Metzner, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Possui graduação em Pedagogia (FURB - 1994), Especialização em Alfabetização (Lato Sensu/FURB -1996), Especialização em Gestão Empresarial (MBA/FGV - 2010), Mestrado em Educação (UNIVALI - 2003) e Doutorado em Educação (UNIVALI - 2019). Coordenadora e professora do curso de Pedagogia (modalidade presencial e EAD) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Ampla experiência na área de Educação Básica e Superior, com ênfase em: Currículo, Avaliação Educacional, Planejamento atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação educacional; organização curricular; planejamento; práticas e projetos educativos; Educação e Trabalho: carreira e trabalho docente, sentidos do trabalho, formação inicial e continuada e transições acadêmicas. Atua ativamente na assessoria, consultoria e como formadora de programas e projetos de formação continuada de docentes e gestores da Educação Básica. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação e Trabalho/PPGE Univali.

Tânia Regina Raitz, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Possui graduação em Ciencias Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). É técnico de atividades especiais - Sistema Nacional de Emprego - SINE/SC e professora nos cursos de graduação e do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. É líder do grupo de pesquisa Educação e Trabalho no Mestrado em Educação da Univali. Desenvolveu estudos pós-doutorais na Universidade de Barcelona, na cidade de Barcelona-Espanha. Tem experiência na área de Sociologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e trabalho; identidade e trabalho; trajetórias profissionais e sentidos do trabalho e da educação; juventude, educação e trabalho; jovens e educação profissional; jovens e escolha profissional; orientação profissional ou vocacional; identidade e memória; identidades profissionais e trabalho; experiências com o desemprego juvenil; práticas educativas e trabalho docente; Trabalho e saúde do trabalhador docente; formação profissional e organizações educativas; transições acadêmicas e laboriais.

Alexandre Vanzuita, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2004). Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2019). Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2007). Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2016). Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2018). Exerceu a função de Tesoureiro Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) em Santa Catarina (Gestão 2009-2011 e 2013-2015). Atuou como Coordenador de Gestão de Área no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/IFC (2014-2016). Desempenhou a função de Coordenador Institucional no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/IFC (2018-2020). Exerceu a função de Coordenador Institucional do Programa de Fomento à Formação de Professores da Educação Básica (ProF Licenciatura) (2018-2020). Atua como Coordenador Institucional no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/IFC (2020-2022). Ocupa a função de Tesoureiro Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) em Santa Catarina (2019-2021). É professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) - Mestrado Acadêmico em Educação do IFC Campus Camboriú. Exerce a função de Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) - Campus Camboriú. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, identidade(s) profissional(is), inserção profissional, produção da pesquisa, mestiçagem.

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Publicado

22-12-2021

Como Citar

METZNER, C. de S.; RAITZ, T. R.; VANZUITA, A. Escolha e inserção profissional: das vivências das(os) acadêmicas(os) às experiências das(os) egressas(os) em Pedagogia. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4480073, 2021. DOI: 10.14244/198271994480. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4480. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

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