Uso de situações autênticas de sala de aula na formação de professores que ensinam Estatística: uma experiência com o uso de vídeos de aula

Autores

  • Bruna Mayara Batista Rodrigues Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • João Pedro Mendes da Ponte Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994444

Palavras-chave:

Formação, Ensino da Estatística, Desenvolvimento profissional.

Resumo

O presente artigo traz os resultados de uma investigação sobre os contributos da análise de situações autênticas de sala de aula para o desenvolvimento profissional do professor iniciante que ensina Estatística, constituindo uma discussão sobre os  processos formativos desse profissional. Para isso, consideramos as reflexões feitas em três episódios de uma formação de professores de Matemática inserida num curso
de especialização realizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, Brasil. Nesses três episódios, os professores analisaram gravações em vídeo de uma aula abordando representações estatísticas realizada com uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental na rede municipal do Rio de Janeiro. Examinaram também o conteúdo relativo à tarefa, as potencialidades didáticas da tarefa proposta e as respostas dos alunos. Foi feita uma análise qualitativa de cunho interpretativo das transcrições dos áudios das discussões dos professores nos episódios de formação e dos relatórios que eles produziram com base num guião elaborado pela formadora. Os resultados evidenciam que a análise das tarefas e das respostas dos alunos e a análise dos vídeos propiciaram aprendizagens sobre o ensino da Estatística no que diz respeito às ações do professor mediante o raciocínio e a comunicação do estudante. Os professores consideram que essas atividades são fundamentais num processo formativo, pois permitem uma forte aproximação com os contextos reais de sala de aula.

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Biografia do Autor

Bruna Mayara Batista Rodrigues, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Doutoranda em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

João Pedro Mendes da Ponte, Universidade de Lisboa

Doutor em Educação pela University of Georgia. Professor catedrático no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

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Publicado

28-02-2021

Como Citar

RODRIGUES, B. M. B.; PONTE, J. P. M. da. Uso de situações autênticas de sala de aula na formação de professores que ensinam Estatística: uma experiência com o uso de vídeos de aula . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4444019, 2021. DOI: 10.14244/198271994444. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4444. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

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