Impactos da crise econômica de 2014 no perfil dos alunos brasileiros da educação profissional técnica
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994366Palavras-chave:
Formação profissional, Gênero, Educação a distância, Ensino médio profissionalizante.Resumo
Este artigo estuda os impactos da crise econômica, iniciada em 2014, no perfil dos alunos da educação profissional técnica de nível médio (EPT) no Brasil, nas modalidades presencial e a distância. Seu objetivo é compreender as relações entre a crise, o gênero e a idade dos alunos e o nível de conclusão do curso Técnico em Transações Imobiliárias. A pesquisa utiliza uma abordagem quantitativa, com dados fornecidos por uma instituição de ensino envolvendo 4.561 sujeitos de ambas modalidades, referentes ao período de 2012 a 2016. A análise de dados utilizou o software SPSS e realizou os testes t, qui-quadrado de Pearson e coeficiente de variação. Iniciada em meados 2014, a crise envolveu uma profunda e duradoura queda do nível de atividade econômica, tendo sido a construção civil um dos setores mais afetados, fator decisivo para os estudantes, pelo fato de o curso analisado fazer parte dessa cadeia produtiva. Os resultados indicaram que a crise econômica provocou uma redução considerável no número de matrículas, mais significativa na modalidade presencial, e no nível de conclusão do curso em ambas as modalidades, além de maior dispersão em diversos dados. Aumentou também o percentual e diminuiu a média de idade das mulheres estudando a distância. O artigo conclui que essas alterações no perfil dos alunos da educação profissional técnica deveram-se a fenômenos externos, como a crise econômica, o que pode ter promovido a busca de uma formação ou uma fonte secundária de renda.
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