Professores universitários iniciantes: entre caminhos individuais e responsabilidades coletivas

Autores

  • Marcos Henrique Almeida dos Santos Pesquisador do Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (Loed – FE/ Unicamp). Pedagogo da Universidade Federal do Pará (UFPA). http://orcid.org/0000-0002-0344-3128
  • Mara Regina Lemes De Sordi Professora Associada da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordenadora do Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (Loed – FE/ Unicamp). http://orcid.org/0000-0003-1216-7185

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994260

Palavras-chave:

Professor universitário, Necessidade de formação profissional, Iniciação de professores, Responsabilidade compartilhada.

Resumo

O artigo objetiva compreender os desafios inerentes à fase inicial do exercício da docência, com foco nas necessidades formativas e, consequentemente, nas responsabilidades coletivas por um projeto de formação universitária. O texto, proveniente de uma pesquisa predominantemente qualitativa, toma como base os dados produzidos a partir do acompanhamento do trabalho de 10 professores iniciantes de uma universidade pública estadual, atuantes em diferentes áreas do conhecimento. Acompanhamento que recorreu, essencialmente, à observação livre e intensiva de suas aulas, durante um semestre letivo e à adoção de narrativas como possibilidade de reflexão e formação. A análise dos dados possibilitou compreender que os caminhos individuais de formação e atuação profissional, construídos pelos professores universitários iniciantes, precisam ser fortalecidos a partir de responsabilidades coletivas que deem sustentação às suas microdecisões pedagógicas. Para tanto, são necessárias condições que favoreçam a promoção e a potencialização de diversificadas experiências concretizadas em iniciativas institucionais ou apoiadas por estratégias de pesquisa-formação. Aciona-se não só a compreensão das necessidades formativas sentidas pelos professores (dimensão subjetiva), referenciadas no campo pedagógico, como também as necessidades socialmente desejadas (dimensão objetiva). Vislumbra-se, assim, a interface entre os conhecimentos pedagógicos para o exercício da docência e a responsabilidade social inerente a um projeto socialmente pertinente e cientificamente relevante de formação de cidadãos-profissionais.

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Biografia do Autor

Marcos Henrique Almeida dos Santos, Pesquisador do Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (Loed – FE/ Unicamp). Pedagogo da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Educação do Campo, Desenvolvimento e Sustentabilidade pela UFPA. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisador do Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (LOED) - Faculdade de Educação da Unicamp. Pedagogo da UFPA, atuando na Coordenadoria Acadêmica do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI).

Mara Regina Lemes De Sordi, Professora Associada da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordenadora do Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (Loed – FE/ Unicamp).

Departamento de Ensino e Práticas Culturais, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

09-10-2020

Como Citar

SANTOS, M. H. A. dos; DE SORDI, M. R. L. Professores universitários iniciantes: entre caminhos individuais e responsabilidades coletivas. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e4260125, 2020. DOI: 10.14244/198271994260. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4260. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação e inserção profissional de professores iniciantes: conceitos e práticas
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