A construção da identidade profissional docente: alicerçada em experiências no contexto escolar

Autores

  • Eduarda da Silva Lopes Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Thamires Luana Cordeiro Universidade Federal de Santa Maria
  • Eliane Gonçalves dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Paula Vanessa Bervian

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994150

Palavras-chave:

Formação inicial, Diário de bordo, Reflexão, Experiências formativas.

Resumo

O processo de construção da identidade profissional, perpassa pelas dimensões motivacional, representacional e socioprofissional. Essas dimensões interagem entre si numa dinâmica complexa. Este texto busca identificar como a partir da tríade de interação ensino, aprendizagem e reflexão o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), contribui para o desenvolvimento da identidade docente de futuros professores e professoras. Para tanto, foram analisadas as escritas dos Diários de Bordo de duas bolsistas do programa, a partir da Análise Textual Discursiva (ATD). Nas escritas reflexivas das futuras professoras foram identificadas as três dimensões, citadas acima, constitutivas da identidade profissional, bem como a importância da relação Universidade e Escola a partir do PIBID para qualificar o ensino e a formação inicial e continuada de professores. Apresentamos os resultados produzidos, discutidos e fundamentados com base na literatura da área, que propiciam a pensar sobre os processos educativos, fazendo desse texto um importante instrumento de reflexão para professores e professoras de diferentes níveis de ensino a refletir e criar espaços de diálogo sobre a importância de programas formativos voltados para formação inicial e continuada de professores e professoras. Especificamente, evidenciamos a influência de programas voltados à docência, a exemplo do PIBID, na construção da identidade docente de futuros professores ao possibilitar a reflexão de conceitos referentes à inserção profissional alicerçada nas experiências possibilitadas pelo convívio no contexto escolar.

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Publicado

23-02-2021

Como Citar

LOPES, E. da S.; CORDEIRO, T. L.; SANTOS, E. G. dos; BERVIAN, P. V. A construção da identidade profissional docente: alicerçada em experiências no contexto escolar. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4150010, 2021. DOI: 10.14244/198271994150. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4150. Acesso em: 25 abr. 2024.

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