A adição com números naturais em materiais de apoio para professores primários paulistas (1981–1988)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994036

Palavras-chave:

Atividades matemáticas, Proposta curricular para o Ensino de Matemática, Ciclo básico.

Resumo

Este artigo examina como a adição com números naturais para a primeira série do Ciclo Básico do Ensino Fundamental está proposta no material de apoio ao currículo intitulado Atividades Matemáticas, publicado em 1981 e na Proposta Curricular para o Ensino de Matemática, 1º Grau do Estado de São Paulo de 1988, com o propósito de identificar elementos de aproximações e distanciamentos sobre o ensino da adição presentes nesses manuais.  Foi possível constatar que, embora com finalidades diferentes, notam-se pontos comuns nessas obras, em especial, a sugestão para que o professor oferecesse condições para que os alunos pudessem vivenciar situações que permitissem a compreensão e memorização dos procedimentos de cálculo por meio de materiais manipuláveis, incorporando experiências do cotidiano dos alunos antes da formalização. As reflexões aqui apresentadas podem representar uma base de trabalho para prosseguimento de estudos relativos às orientações didático-metodológicas sobre o ensino das outras operações com números naturais presentes nestes documentos.

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Biografia do Autor

Angelica da Fontoura Garcia Silva, Universidade Anhanguera de São Paulo

Professora do Programa de pós graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de Sâo Paulo

Aparecida Rodrigues Silva Duarte, Pesquisadora GHEMAT e professora da Univas/MG ( Universidade do Vale do Sapucaí)

Doutora em Educação Matemática, pesquisadora GHEMAT e professora da Univas- Minas Gerais

Valdir Amâncio da Silva, Faculdade Paschoal Dantas

Doutor em Educação Matemática e professor da Faculdade Paschoal Dantas

 

Referências

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Publicado

23-02-2021

Como Citar

SILVA, A. da F. G.; DUARTE, A. R. S.; SILVA, V. A. da. A adição com números naturais em materiais de apoio para professores primários paulistas (1981–1988). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4036007, 2021. DOI: 10.14244/198271994036. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4036. Acesso em: 20 abr. 2024.

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