Interface da violência com a evasão e exclusão na educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993828

Palavras-chave:

Educação superior, Violência, Evasão.

Resumo

O texto é um ensaio a partir de reflexões teóricas sobre a violência institucional e simbólica na educação superior em que se busca analisar a interface como a evasão em processos de exclusão. Trata-se de um estudo exploratório e de abordagem qualitativa, que utiliza fontes teóricas e documentais a fim de suscitar diferentes investigações. O debate centra-se nos elementos contraditórios da instituição universitária no contexto de expansão do acesso, parte-se do princípio que a lógica de sua função, organização e funcionamento contribuem para a multiplicação das desigualdades e mecanismos de evasão. Entre opostos e contradições a análise indica a instituição universitária como um espaço de crítica e combate à violência, de luta e produção de conhecimento crítico.

 

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Biografia do Autor

Emília Maria da Trindade Prestes, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Licenciatura e em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1971), graduação em Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1972), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1984) e doutorado em Estudios Latinoamericanos - Universidad Nacional Autónoma de Mexico (1992). Realizou pós doutorado na Universidade Autónoma de Barcelona (2002/2003) com Bolsa CAPES e Estágio Sênior na Universidade de Valência (2015/2016) ambos com bolsa CAPES. Bolsista de Produtividade do CNPq ( 2004 - ). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal da Paraíba, Vice-coordenadora da Cátedra UNESCO de EJA da Universidade Federal da Paraíba. Coordena o convênio institucional, por parte da UFPB, com a Universidade de Valência. Compõe o Comitê Científico do Instituto de Creatividad e Innovaciones Educativas, da Universidade de Valência (2016) Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFPB (1994/1998) e o curso de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Aprendentes (MPGOA) da UFPB (2011/2013); Coordenou o Projeto de Cursos de Especialização para professores e gestores da EJA realizado na África (Cabo Verde e Guiné Bissau) e financiado pelo MEC/SECADI; Atuou como Coordenadora do Programa Bilateral de Intercâmbio Internacional CAPES/FCT (2010/2012); Membro do Instituto de Desenvolvimento da Universidade Federal da Paraíba. Atuou como avaliadora da CAPES dos Programas de Pós Graduação - área Educação.(1999/2002); Coordenou o Programa Escola Zé Peão (2004/2206). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educaçao de jovens e adultos, avaliação de políticas públicas para o trabalho, avaliação de políticas públicas, aprendizagens de pessoas jovens e adultas e educação de adultos

Edineide Jezine, Universidade Federal da Paraíba

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1997), Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e Pós-doutoramento na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboa/PT (CAPES/FCT), com instância acadêmica na Universidade de Valência (Espanha, 2011). Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba como atuação no ensino, pesquisa e extensão, na Graduação e Pós-graduação. Faz parte do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO). É membro efetivo da Rede de Pesquisa Universitas/Br ? EIXO 5 Acesso e Permanência. Faz parte do Conselho de Redação da Revista Lusófona de Educação (Lisboa/PT) e atua como investigadora associada do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CEIEd/UHLT/Pt). É atualmente coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior e Sociedade (GEPESS), desenvolvendo as pesquisas ?Os impactos das políticas de cotas no contexto da inclusão na Universidade Federal da Paraíba: acesso, permanência e Evasão na Educação Superior? (PIBIC/UFPB) e ?Permanência e evasão na Educação Superior: fatores interferentes, interfaces com ensino médio público e possibilidades de avanço nas políticas públicas (FAPEMAT). Possui publicações e atuação nos seguintes temáticas: Política de Educação Superior; Inclusão Social e da Pessoa com Deficiência; Educação Popular e Educação do Campo e Extensão Universitária.

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Publicado

28-02-2021

Como Citar

PRESTES, E. M. da T.; JEZINE, E. Interface da violência com a evasão e exclusão na educação superior. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e3828021, 2021. DOI: 10.14244/198271993828. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3828. Acesso em: 28 mar. 2024.
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