Interface da violência com a evasão e exclusão na educação superior
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271993828Palavras-chave:
Educação superior, Violência, Evasão.Resumo
O texto é um ensaio a partir de reflexões teóricas sobre a violência institucional e simbólica na educação superior em que se busca analisar a interface como a evasão em processos de exclusão. Trata-se de um estudo exploratório e de abordagem qualitativa, que utiliza fontes teóricas e documentais a fim de suscitar diferentes investigações. O debate centra-se nos elementos contraditórios da instituição universitária no contexto de expansão do acesso, parte-se do princípio que a lógica de sua função, organização e funcionamento contribuem para a multiplicação das desigualdades e mecanismos de evasão. Entre opostos e contradições a análise indica a instituição universitária como um espaço de crítica e combate à violência, de luta e produção de conhecimento crítico.
Métricas
Referências
ARENDT, H. Da violência. Trad. Maria Cláudia Drummond Trindade. Brasília, Universidade de Brasília, 1985.
BAUMAN. Z. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
BELTRÁN, J. L. Ser para aprender. Los beneficios sociales de la educación a lo largo de la vida. In: Cristina Civera Mollá. In. XIII Encuentro Estatal de Programas Universitarios para Mayores. Nuevos tiempos, Nuevos retos para los Programas Universitarios para Mayores. Valencia: Universitat de Valencia, pp.10-123, 2013. Disponível em: https://www.aepumayores.org/es/contenido/xiii-encuentro-estatal-de-programas-universitarios-para-mayores-aepum-2013. Acesso em: 05 nov. 2019.
BELTRÁN, J. L. La escuela y sus metáforas. Materiales de Sociología de la Educación. Valencia: Tirant lo Blanch, D.L., 2015.
BENEDITO, A. C. La historicidad del objeto de conocimiento sociológico como principio de investigación de las relaciones entre educación y cambio social. Universidad de Valencia. Texto original. Impresso, 2015.
BONETI, Lindomar Wessller. Políticas Públicas, Educação e Exclusão Social. In: Boneti, L W. Educação, exclusão e cidadania. Rio Grande do Sul: Editora UNIJUÍ, 2000.
BOURDIEU, Pierre; WACQUANT, Loïc. In: SCHUBERT, J. D. Sofrimento/Violência Simbólica. Pierre Bourdieu, conceitos fundamentais. Editado por Michael Grenfell. Petropólis, R. J.: Vozes, 2005. pp. 234-252.
BOURDIEU, Pierre; WACQUANT, Loïc. Una invitación a la sociología reflexiva. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina, 2ª. ed. 1ª. reimp. Traducido por: Ariel Dilon, 2012.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, MEC, 2016. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf . Acesso em: 10 ago. 2019.
BRASIL. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua/ Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2018. Disponível em: https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/pesquisas/pesquisa_resultados.php?id_pesquisa=149. Acesso em: 08 fev. 2019.
BRASIL. Sinopse Estatística da Educação Superior 2016. Brasília. INEP, 2016. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/censo-da-educacao-superior. Acesso em 09/10/2019. Acesso em: 10 ago. 2019.
BROWN, P.; LAUDER, H. Globalização econômica, formação de habilidades e as consequências para o ensino superior. In: Apple, M.; Ball, S. L.; Gandin, L. A. Sociologia da Educação. Análise Internacional. Tradução de Cristina Monteiro. Porto Alegre: Pensa, 2013. pp. 256-267.
BUARQUE, C. A aventura da universidade. São Paulo: Editora da UNESP; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
CASTEL, R. De l’ indigence à l’exclusión. La desaffiliation: précarité du travail et vulnerabilité relacionelle. In: Face à la exclusión: le modèle français. Paris: Sprit, 1991.
CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1994.
COSTA, A. F. da; LOPES, J. T.; CAETANO, A. (Orgs). Percursos de estudantes no Ensino Superior: fatores e processos de sucesso e insucesso. Lisboa: Editora Mundo social, 2014.
COSTA, A. F.; MACHADO, F. L.; ÁVILA, P. (Orgs.). Sociedade e conhecimento (Portugal no Contexto Europeu, vol. II), Lisboa: Celta, 2007.
DUBET, F. O. Que É Uma Escola Justa? Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 123, Fundação Carlos Chagas p. 539-555, set./dez., 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v34n123/a02v34123.pdf. Acesso em: 05 nov. 2019.
DURU-BELLAT, M. Meritocracia, In: ZANTEN, Agnés van, (Coord.). Dicionário de Educação. Petrópolis/ RJ: Vozes, pp.580-582, 2011.
ENGUITA, M. La educación en la encrucijada. Fundación Santillana, Espanha, 2016. Disponível em: https://www.fundacionsantillana.com/PDFs/alta_la_educacion_en_la_encrucijada_1.pdf. Acesso em: 05 nov. 2019.
ENGUITA, M.; MARTINEZ, M.; GÓMEZ, J. R. Fracaso y abandono escolar en España. Barcelona, Colección Estudios Sociales. Fundación Obra Social “La Caixa”, nº 29, 2010. Disponível em: http://gidid.unizar.es/viejo/chen/chaime/asigna/sistemasbienestar/textos/ENGUITA-2010.pdf. Acesso em: 05 nov. 2019.
GAULEJAC. V.; LEONETTI I.T. Le lutte des places. Paris: Hommes et Perspectives, 1994.
GIDDENS, A. Europe in the Global Age. Cambridge: Polity Press, 2007.
GIROUX, H. on: Higher Education and the Plague of Authoritarianism. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IeHmqMgmSGw. Acesso em: 20 out. 2018.
GONÇALVES NETO, W.; MAGALHÃES, J. Ação Privada e Poder Público Na Luta Pela Instrução: Portugal na segunda metade do Século XIX, 2009. Disponível em:
http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/5019/1/A%C3%A7%C3%A3o %20Privada%20e%20Poder%20Pol%C3%ADtico.pdf. Acesso em: 22 out. 2018.
GONZALES, C.O. Violencia, razón, discurso. Academia. 2015. Disponível em: https://www.academia.edu/26315287/Violencia_raz%C3%B3n_discurso?auto=download&email_work_card=download-paper Acesso em 24 nov. 2020.
GONZALES, C.O. Una teoría de la sociedad. Revista Cultura e Representaciones Sociales, año 12, n. 24. Marzo, p.273-309, 2018. Disponível em: http://www.journals.unam.mx/index.php/crs/issue/view/4858. Acesso em: 05 nov. 2019.
IANNI, O. Violência na Sociedade Contemporânea. Estudos de Sociologia, Araraquara, ano 7, p. 7-28, 2002. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br › estudos › article › download. Acesso em: 05 nov. 2019.
LIMA, F. S.; ZAGO, N. Evasão no ensino superior: tendências e resultados de pesquisa. Movimento-Revista de Educação. Niterói, ano 5, n. 09, pp. 131 – 164, jul/dez, 2018. Disponível em: http://www.periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32679/18827. Acesso em: 27 set. 2019.
MARTINS, J. de S. Exclusão social e a nova desigualdade. São Paulo: Paulus, 1997.
MAUGER, G. Violência Simbólica In: CATANI, A. M.; NOGUEIRA, M. A.; HEY, A. P.; MEDEIROS, C.C.C. (Orgs.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
MULLER, J. M. O princípio de não-violência: Percurso Filosófico. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.
MOORE Jr., B. Injustiça. As Bases sociais da obediência e da revolta. São Paulo: Brasiliense.1987.
NEAVE, G.; AMARAL, A. Introduction. In. G. NEAVE & A. AMARAL (Eds.) Higher Education in Portugal 1974-2009. A Nation, a Generation. Dordrecht: Springer, 2012.
NEUHOLD, R. S. O conceito de Exclusão e seus dilemas. Revista Acadêmica Multidisciplinar Urutágua. Maringá, n. 5. dez/março, 2005. Disponível em: http://www.urutagua.uem.br/005/19soc_neuhold.htm. Acesso em: 03 ago. 2019.
NOGUEIRA, M.A. Capital Cultural. In: CATANI, A. M.; NOGUEIRA, M. A.; HEY, A. P.; MEDEIROS, C.C.C. (Orgs.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
OECD. Annual Report on the OECD Guidelines for Multinational Enterprises 2008. Employment and Industrial Relations, 2008. OECD Publishing, Paris. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/governance/annual-report-on-the-oecd-guidelines-for-multinational-enterprises-2012_mne-2012-en. Acesso em: 03 ago. 2019.
OECD. Annual Report on the OECD Guidelines for Multinational Enterprises 2012: Mediation and Consensus Building. OECD Publishing, Paris, 2012. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/governance/annual-report-on-the-oecd-guidelines-for-multinational-enterprises-2012_mne-2012-en. Acesso em: 03 ago. 2019.
OECD. Annual Report on the OECD Guidelines for Multinational Enterprises 2013. Responsible Business Conduct in Action. OECD Publishing, Paris, 2013. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/governance/annual-report-on-the-oecd-guidelines-for-multinational-enterprises-2013_mne-2013-en. Acesso em: 27 set. 2019.
PAVIANI, J. Conceitos e formas de violência. In: M. R. Modena (Org.). Conceitos e Formas de Violência. Caxias do Sul, RS: Educs, 2016. Disponível em: https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/ebook-conceitos-formas_2.pdf. Acesso em: 05 nov. 2019
PERRET, B.; ROUSTANG, G. La’economie contre la societé. Paris: Seuil, 1993.
RAMALHO, B.; BELTRÁN, J. Universidad y sociedad: la pertinencia de la educación superior para una ciudadanía plena. Revista Lusófona de Educação, n. 21, pp. 33-52, 2012. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/234. Acesso em: 27 set. 2019.
REAY, D. El fracaso escolar de la clase trabajadora: perspectivas teóricas, cuestiones discursivas, y aproximaciones metodológicas. Ponencia inaugural en Conferencia Internacional del ABJOVES, School success, school failure and Early School Leaving: political, institutional and subjective factors. Universitat Autonóma de Barcelona, Faculty of political Sciences and Sociology, 2016. Disponível em: https://www.cedefop.europa.eu/en/events-and-projects/events/international-conference-school-success-school-failure-and-early-school. Acesso em: 05 out. 2019.
SANTOS, B. S. A construção multicultural da igualdade e da diferença. (Conferência). Anais VII Congresso Brasileiro de Sociologia. Rio de Janeiro: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, 4 a 6 de setembro de 1995. Disponível em: http://www.sbsociologia.com.br/portal/index.php?option=com_docman&Itemid=171. Acesso em: 05 out. 2019.
SANTOS, G. G.; SILVA, L. C. A evasão na educação superior: entre debate social e objeto de pesquisa. In: SAMPAIO, S. M. R., (Org.) Observatório da vida estudantil: primeiros estudos. Salvador: EDUFBA, 2011, pp. 249-262. Disponível em: http://books.scielo.org/id/n656x/pdf/sampaio-9788523212117-14.pdf. Acesso em: 27 set. 2019.
THIRY-CHERQUES, H. R. Pierre Bourdieu: a teoria na prática. Revista Brasileira de Administração (RAP). Rio de Janeiro 40(1): pp. 27-55, Jan./Fev, 2006. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6803/5385. Acesso; 20 out. 2019.
THOMSON, P. Trazendo Bourdieu para as políticas de aumento da participação no ensino superior; uma análise de caso do Reino Unido. In: APPLE, M.; BALL, S. L.; GANDIN, L. A. Sociologia da Educação. Análise Internacional. Tradução de Cristina Monteiro. Porto Alegre: Pensa, 2013. pp. 347-350.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-10-12
##plugins.generic.dates.published## 2021-02-28