O estudo da construção da imagem contemporânea no processo experimental entre teoria e prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993727

Palavras-chave:

Imagem contemporânea, Estudo em artes, Intervenção artística.

Resumo

Trata-se do relato de experiência de um projeto desenvolvido com alunos da disciplina Linguagens Poéticas: A “imagem” contemporânea do curso de mestrado interdisciplinar. A proposta foi elaborada com o objetivo de contribuir para o entendimento dos modos de articulação e construção da imagem na contemporaneidade e refletir sobre a teoria, os processos e práticas contemporâneas que levam em conta hibridismos técnicos e estruturas relacionais. O projeto teve o objetivo de fazer uma intervenção artística no espaço de apoio social e cultural dedicado às crianças carentes de uma região da cidade de São Carlos, interior de São Paulo. A atividade foi desenvolvida ao longo das 135 horas/aula que compõem o semestre letivo da disciplina e envolveu, além da docente, um corpo de cinco mestrandos do programa de pós-graduação, bem como o apoio da coordenadoria pedagógica, funcionários e atendidos pelo projeto social. Compreendendo a metodologia de pesquisa e estudo no campo das artes, o trabalho registrou e relatou o processo da produção de cartazes lambe-lambe desde a pesquisa bibliográfica até a intervenção artística em muros. No procedimento de estudo e prática notou-se a necessidade de dominar o processo de imanência e transcendência quando os fenômenos se confundem com nossa própria vivência. Com o resultado do projeto foi possível compreender as relações do dizível e não dizível, visível e não visível da imagem, além de estabelecer consistentes permutas entre a teoria e a prática.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcia Eliane Rosa, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pesquisadora e professora em regime de Dedicação Exclusiva na PUC - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, no Centro de Linguagem e Comunicação (CLC). Integra o corpo docente permanente do curso de Mestrado em Linguagens, Mídia e Arte onde é orientadora de mestrado. Pós-doutora em Comunicação, possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2006), mestrado em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero (2000) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994). Exerce docência na área de comunicação e pesquisa com ênfase em midiatização, cultura, artes e sociedade do espetáculo. Atualmente investiga as características das grandes exposições itinerantes tanto em seus aspectos da comunicação como no propósito da interação social e mercadológica do espaço das artes.

Bruno Henrique Batista Teixeira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestrando em Linguagens, Mídia e Arte pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2018-atual) onde desenvolve pesquisa de dissertação sobre pós-verdade e fluxos de comunicação em redes digitais. É representante discente do programa e participou do comitê organizador do II Encontro Redes Digitais e Culturas Ativistas, em 2018. Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2012). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração. Exerceu a função de noticiarista multimídia para página de notícias na web (2013-2015)

Renata Jéssica Galdino, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestranda em em Linguagens, Mídia e Arte do Centro de Linguagem e Comunicação da PUC-Campinas, Especialista em Desenvolvimento de Sistemas para Web pela Anhanguera Educacional (2011), Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista (2008). Coordena a equipe de Tecnologias Educacionais na Kroton Educacional. Como pesquisadora, atua no campo do feminismo e questões de gênero no ciberespaço, em especial na área de jogos digitais. Em educação, atua no desenvolvimento de material didático por meio das metodologias do design educacional e das ferramentas de tecnologia da informação e comunicação.

Referências

ADORNO, Theodor W. Prismas - Crítica cultural e sociedade. São Paulo: Ática, 1998.

AZEVEDO, Agatha de Souza. JR, Rancière e a política das imagens: uma análise sobre rosto, olhar e subjetivação na fotografia. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 19., 2014, Vila Velha. Anais... . Vila Velha: Intercom, 2014. p. 1 - 13.

BARTHES, Roland. A Câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.

BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio d'Água, 1991.

BAUDRILLARD, Jean. A arte da desaparição. Rio de Janeiro: Travessa, 1997.

BAUDRILLARD, Jean. A fotografia como mídia do desaparecimento. CISC: Centro disciplinar de semiótica da cultura e da cultura e da mídia, 2002. Disponível em http://www. cisc. org. br/portal/biblioteca/iv13_midiadesapa. pdf. Acesso em: 22, set. 2019.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BRITES, Bianca; TESSLER, Elida. O meio como ponto zero – Metodologia da pesquisa em Artes Plásticas. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2002.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2017.

FREDERICO, Celso. Debord: from spectacle to simulacrum. Matrizes, v. 4, n. 1, p. 179, 2014.

PALLAMIN, Vera. Arte, cultura e cidade. São Paulo: Annablume, 2015.

RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

REY, Sandra. Da prática à teoria: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em artes visuais. Porto Arte, Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais-UFRGS, n.13, v.7, 1996.

SEEL, Martin. Estética del aparecer. Buenos Aires: Katz, 2011.

SILVA, Rubens Rangel; VENEROSO, Maria do Carmo de Freitas. Arte gráfica de protesto: reflexões acerca dos cartazes políticos das jornadas de junho. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 12, 2016, Belo Horizonte. Proceedings... . Belo Horizonte: Blucher Design Proceedings, 2016. p. 607-617.

Downloads

Publicado

26-06-2020

Como Citar

ROSA, M. E.; TEIXEIRA, B. H. B.; GALDINO, R. J. O estudo da construção da imagem contemporânea no processo experimental entre teoria e prática. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3727100, 2020. DOI: 10.14244/198271993727. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3727. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência
##plugins.generic.dates.received## 2019-09-30
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-05-17
##plugins.generic.dates.published## 2020-06-26