Divulgação científica em educação na Venezuela: hegemonia ou resistência?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993214

Palavras-chave:

Educação, Divulgação científica, Venezuela.

Resumo

Os artigos publicados na revista EDUCERE por Rivas (2010a, 2010b, 2011a, 2011b, 2012, 2013, 2016a, 2016b, 2017) representam um debate continuo sobre as implicações experimentadas ao editar e publicar revistas qualificadas em educação. Aproximando-nos do tema, objetivamos compreender o papel exercido pelas discussões apresentadas nos artigos de Rivas (2010a – 2017), através da identificação e interpretação de fenômenos emergentes. Nesta proposta pretendemos relacionar as realidades, negadas em alguns momentos, sobre o papel da divulgação científica em educação na Venezuela. A metodologia desenvolvida foi a Análise Textual Discursiva, que nos permitiu a criação de categorias que contribuíram tanto para a continuidade do debate apresentado nos artigos analisados, quanto na estruturação do presente trabalho. A crise na Venezuela é uma realidade e as revistas em educação a estão vivendo também, sobretudo pela vulnerabilidade de serem consideradas 'gasto suntuoso', posicionando-as no final da fila de aspectos de interesse nacional. Embora tudo aponte para que as revistas de divulgação científica em educação sejam um meio para difundir o conhecimento, apresentaremos brevemente outras perspectivas.

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Biografia do Autor

Daniel José Puente Chacón, Universidade Federal do Rio Grande

Programa de Pós-graduação em Educação: Química da Vida e da Saúde-PPGEC

Marlene Rios Melo, Universidade Federal do Rio Grande

Programa de Pós-Graduação em Educação: Química da Vida e da Saúde - PPGEC

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Publicado

03-03-2020

Como Citar

PUENTE CHACÓN, D. J.; MELO, M. R. Divulgação científica em educação na Venezuela: hegemonia ou resistência?. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3214059, 2020. DOI: 10.14244/198271993214. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3214. Acesso em: 25 jun. 2024.

Edição

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