O desenvolvimento da criação musical – cinco reflexões para a prática educativa em música

Autores

  • Rafael Beling Universidade Estadual Paulista "Julho de Mesquita Filho"
  • Silvia Cordeiro Nassif Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992930

Palavras-chave:

Criação musical, Educação musical, Psicologia histórico-cultural.

Resumo

O presente trabalho, recorte de uma pesquisa de mestrado já concluída, apresenta uma análise sobre o processo da criação musical, buscando compreender suas possíveis origens e desenvolvimento à luz da psicologia histórico-cultural. A referida pesquisa, de natureza teórica, teve como objetivo principal trazer as contribuições desse aporte teórico para a educação musical, especificamente em relação à questão da criação. Além da discussão teórica, na qual são confrontadas as ideias de autores da perspectiva assumida com o senso comum e outras abordagens teóricas sobre o tema, são apresentadas cinco reflexões de ordem metodológica que, não devendo ser tomadas como procedimentos obrigatórios a serem seguidos, podem fornecer direções para uma prática efetivamente criativa no ensino de música.

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Publicado

01-02-2020

Como Citar

BELING, R.; NASSIF, S. C. O desenvolvimento da criação musical – cinco reflexões para a prática educativa em música. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e2930043, 2020. DOI: 10.14244/198271992930. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2930. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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