Projetos interdisciplinares a partir de livros científicos e literários

Autores

  • Maiquel Röhrig IFRS - Câmpus Bento Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992779

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Educação.

Resumo

A interdisciplinaridade tem dominado o discurso de professores e pensadores da educação. Multiplicam-se teorias sobre o tema e variações a ele: fala-se de multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, transdisciplinaridade, cada uma com implicações teóricas específicas. Nosso objetivo neste artigo é apresentar propostas de trabalhos interdisciplinares que já foram executadas, confrontando o discurso que estimula a pô-los em prática, a fim de oferecer subsídios e ideias concretas para professores de diversas disciplinas da educação básica. Procuramos discutir os limites da interdisciplinaridade avaliando sua pertinência, bem como os espaços de sua realização e o tempo que a ela se pode dedicar nos currículos da educação básica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maiquel Röhrig, IFRS - Câmpus Bento Gonçalves

Doutor em Letras pela Universidade Federal do RS (2014)

Referências

DARWIN, Charles. A origem das espécies. São Paulo: Martin Claret, 2003.

EINSTEIN, Albert. Como vejo o mundo. Tradução de H. P. de Andrade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

FORTES, Clarissa Corrêa. Interdisciplinaridade: origem, conceito e valor. Sem data. 11 Folhas. Trabalho de conclusão de curso. AJES – Faculdades do Vale do Jurema. Disponível em: http://www.pos.ajes.edu.br/arquivos/referencial_20120517101727.pdf Acesso em 4/8/2016.

KLINK, Amyr. Cem dias entre céu e mar. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução de Lucia Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 1999.

POOLI, João Paulo et al. Projetos interdisciplinares. Curitiba: Intersaberes, 2013.

RANDOM, Michel. O pensamento transdisciplinar e o real. Tradução de Lucia Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 2000.

Downloads

Publicado

01-02-2020

Como Citar

RÖHRIG, M. Projetos interdisciplinares a partir de livros científicos e literários. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e2779054, 2020. DOI: 10.14244/198271992779. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2779. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência
##plugins.generic.dates.received## 2018-05-15
##plugins.generic.dates.accepted## 2019-01-17
##plugins.generic.dates.published## 2020-02-01