O friso da vida: uma biografia de Edvard Munch sob a percepção de alunos

Autores

  • Eliasaf Rodrigues de Assis Unesp/Fclar (pós-graduação)
  • Kleber Tüxen Carneiro Universidade Federal de Lavras - UFLA http://orcid.org/0000-0003-0826-6172
  • José Carlos Marion PUC-SP
  • Fernanda Tüxen Azevedo Colégio Americana - Assessora Pedagógica

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992736

Palavras-chave:

Arte, Edvard Munch, Educação, Moral e Ética.

Resumo

O presente texto apresenta um relato pedagógico sobre uma exposição das obras do pintor norueguês: Edvard Munch, em uma turma de ensino superior. A exposição encerrou uma unidade didática sobre moral e ética, na qual a teoria do desenvolvimento moral de Lawrence Kolhberg foi abordada. A experiência evidenciou como a interação dos alunos foi amplamente satisfatória e como o uso da arte em sala de aula pode ser uma experiência formativa auspiciosa, contanto que as condições objetivas, isto é, a devida preparação e organização dos aspectos didáticos, tanto quanto a mediação pedagógica possibilitem uma espécie de "sensibilização do olhar" discente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliasaf Rodrigues de Assis, Unesp/Fclar (pós-graduação)

Doutor em Educação Escolar

Kleber Tüxen Carneiro, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutor em Educação Escolar, atualmente desenvolve Estágio de Pós-Doutoramento pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas.

José Carlos Marion, PUC-SP

Doutor em Controladoria e Contabilidade e Livre Docência pela FEA/USP. Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,

Fernanda Tüxen Azevedo, Colégio Americana - Assessora Pedagógica

Graduada em Pedagogia e Matemática

Referências

ASSIS, Eliasaf Rodrigues de et al. Lawrence Kohlberg e os anos de chumbo: demandas por justiça e a procura pela moralidade pós-convencional. ETD - Educação Temática Digital Campinas, SP v.20 n.1 p. 276-297 jan./mar.2018.

BISCHOFF, Ulrich. Edvard Munch: Imagens de vida e de morte. São Paulo: Paisagem, 2006.

BOFF, Leonardo. Saber Cuidar: ética do humano - compaixão pela Terra. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.

CLARKE, Jay A. Becoming Edvard Munch - Influence, anxiety, and myth. Chicago: The art institute of Chicago, 2009.

KOHLBERG, Lawrence. The philosophy of moral development. San Francisco: Harper & How Publishers, 1981.

LA TAILLE, Yve de. Moral e ética: Dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

YOSHIKAI, Livia Midori Okino. A estratégia de discussão de dilemas morais e o desenvolvimento moral de adolescentes. Monografia apresentada ao Departamento de Psicologia como requisito para obtenção do título de Bacharel em Psicologia. São Carlos: UFSCar, 2004.

Downloads

Publicado

01-02-2020

Como Citar

ASSIS, E. R. de; CARNEIRO, K. T.; MARION, J. C.; AZEVEDO, F. T. O friso da vida: uma biografia de Edvard Munch sob a percepção de alunos . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e2736053, 2020. DOI: 10.14244/198271992736. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2736. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência
##plugins.generic.dates.received## 2018-04-16
##plugins.generic.dates.accepted## 2019-01-22
##plugins.generic.dates.published## 2020-02-01