Vivendo “em relação ao saber”. Por que as mulheres adoram escolas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6908

Palavras-chave:

Gênero, Relação com o Saber, Desempenho Escolar

Resumo

Desde o século XIX, quando a modernização dos Estados levou à instalação de sistemas educacionais baseados na igualdade de acesso e no universalismo, as mulheres não pararam de ingressar e avançar nos diferentes níveis de escolaridade. O último grande processo de incorporação de mulheres começou no início do século XX, com o ingresso de mulheres nas universidades. Cem anos depois, as mulheres constituem a maioria dos estudantes universitários e graduados em todo o mundo. O objetivo deste trabalho é interpretar e explicar a atração que a instituição escolar exerce sobre as mulheres, maior do que sobre os homens. Para isso, será descrito numericamente o acesso e a conquista da educação feminina em algumas regiões do mundo e serão fornecidas evidências empíricas a partir de pesquisas de campo. Essas informações serão lidas e interpretadas por meio das contribuições teóricas da "Relação com o conhecimento", formuladas por Bernard Charlot, e outras contribuições já levantadas pelo autor no passado. Conclui enfatizando o potencial da escola como provedora de recursos que permite renegociar a construção de identidades violadas pelo pertencimento a uma estrutura social discriminatória. Para isso, destaca-se a importância daquilo que caracteriza a especificidade da escola, como o saber, e como as mulheres, mais do que os homens, estabelecem uma visão de vida orientada por uma relação com esse saber.

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Biografia do Autor

Adriana Marrero, Universidad Austral-UAI-Universidad de Río Negro

Profesora Titular (retirada) del Departamento de Sociología de la Universidad de la República O. De Uruguay. Desde 2020 es Profesora Invitada al Programa de Doctorado en Educación Superior Universitaria del grupo “Universidad Austral-UAI-Universidad de Río Negro (Argentina).

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Publicado

15.11.2024

Como Citar

MARRERO, Adriana. Vivendo “em relação ao saber”. Por que as mulheres adoram escolas?. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6908165, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6908. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6908. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Relação com o saber e perspectivas de formação
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