A comodificação da docência no currículo de livros didáticos para docentes de pré-escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6783

Palavras-chave:

Docência, Livro didático, Discurso, Pré-escola.

Resumo

O artigo é decorrente de uma pesquisa que, fundamentada nos estudos de Michel Foucault e nos estudos de currículo, tem como objetivo analisar a comodificação da docência em livros didáticos para professores de pré-escola. A comodificação diz respeito a como, na sociedade neoliberal contemporânea, a docência na Educação Infantil tem sido significada como mercadoria. O material de análise é composto por quatro livros didáticos destinados a docentes da pré-escola. A metodologia empregada é a análise do discurso foucaultiana. Com base nas análises, são discutidos os raciocínios políticos e pedagógicos em funcionamento nos discursos em circulação nas obras. Mediante a análise do material, são definidas duas unidades de discussão: a precarização do ofício docente e o alinhamento dos livros à BNCC-EI; e pedagogias de take-away nas lições de docência presentes nas obras. O enfoque da primeira unidade analítica é a discussão dos raciocínios políticos que modelizam o ofício docente a partir das orientações curriculares nacionais enquanto discursividade constituidora de sistemas de pensamento. Na segunda unidade analítica, são discutidos os modos como as obras através de seus raciocínios pedagógicos destituem o docente de sua função. Por meio das análises, é possível inferir que: 1) as obras analisadas sustentam-se na racionalidade em pauta na BNCC-EI; 2) os raciocínios políticos e pedagógicos em circulação nas obras têm como efeito a precarização do trabalho docente. Portanto, a partir das discussões empreendidas reivindica-se o exercício do pensamento docente como forma de resistência à comodificação da docência que posiciona o professor em um lugar de não saber.

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Biografia do Autor

Rodrigo Saballa de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

P´ós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS), na Linha de Pesquisa Estudos sobre Infâncias. Professor da área de Educação Infantil do Departamento de Estudos Especializados (DEE) da Faculdade de Educação da UFRGS.

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Publicado

13.10.2024

Como Citar

CARVALHO, Rodrigo Saballa de. A comodificação da docência no currículo de livros didáticos para docentes de pré-escola. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6783119, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6783. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6783. Acesso em: 7 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Para Pensar a Docência na Educação Básica
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