O atravessamento do início da carreira docente: uma análise a partir do patrimônio disposicional

Autores

  • Wilson Elmer Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6599

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional docente, retrato sociológico, disposições, choque de realidade

Resumo

Uma fase muito marcante e decisiva do desenvolvimento profissional de um professor é a sua entrada na carreira. A importância dessa etapa se dá sobretudo pela centralidade na constituição da identidade docente e na inserção e adaptação no âmbito da profissão. O presente estudo focaliza na análise das disposições incorporadas por um professor de Física a partir de processos de socialização e na influência dessas disposições em seu enfrentamento aos primeiros desafios do início de carreira. A partir da elaboração de um retrato sociológico, dispositivo metodológico que integra material empírico, referencial teórico disposicionalista e análise, foi possível analisar de que modo as diferentes situações vividas pelo indivíduo nos mais distintos períodos de sua biografia constituíram um patrimônio de disposições que se configuraram como fundamentais para a travessia dos momentos iniciais da carreira docente. Foram inferidas duas disposições fortemente arraigadas em seu repertório, quais sejam, uma disposição ascética e uma disposição à resiliência. A disposição ascética foi favorável ao professor nos primeiros anos de sua atuação no magistério, haja vista que não desistiu do ofício, acreditando em seu aperfeiçoamento e na melhoria de suas práticas. A disposição à resiliência foi basilar para que enfrentasse as adversidades do início da carreira, dada sua obstinação e resistência nesse período crítico. Assim, a travessia pelo choque com a realidade pôde ser suavizada sob a influência das disposições, levando o professor a um comprometimento para com a docência na educação básica.

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Biografia do Autor

Wilson Elmer Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor e Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014). Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Guaratinguetá (2011). Atualmente é professor do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC), vinculado ao Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN (PPGECNM). Tem experiência na área de Educação e os principais temas de interesse são: Ensino de Ciências, Ensino de Física, Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores de Ciências, Narrativas e Psicanálise. ências.

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Publicado

13.10.2024

Como Citar

NASCIMENTO, Wilson Elmer. O atravessamento do início da carreira docente: uma análise a partir do patrimônio disposicional. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6599116, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6599. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6599. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Para Pensar a Docência na Educação Básica
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