Formação de professores que ensinam Matemática: um campo de estudo de realizações e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996563

Palavras-chave:

Matemática, Didática da matemática, Formação inicial, Formação contínua.

Resumo

Neste artigo, analiso os estudos deste número especial, utilizando minha própria linguagem para destacar aspectos notáveis em cada trabalho. Os artigos são categorizados em quatro temas principais: didática da Matemática, formação inicial de professores, professores em serviço e formação contínua, e metodologia de investigação. Na seção de Didática da Matemática, os artigos focam no conhecimento e prática letiva dos professores, explorando subdomínios do conhecimento matemático e didático, e a importância de conectar as tarefas de ensino com a realidade dos alunos. Esta seção enfatiza a aplicação prática dos conceitos centrais da didática da Matemática. A Formação Inicial de Professores é discutida com ênfase na preparação de educadores para ensinar matemática de acordo com as orientações curriculares atuais, destacando a necessidade de inovação na prática pedagógica. Os artigos abordam estratégias formativas, incluindo o uso de materiais didáticos e o desenvolvimento do raciocínio matemático. A seção sobre Professores em Serviço e Formação Contínua apresenta uma gama de abordagens, incluindo análises de programas de formação e o papel do trabalho colaborativo. Esta seção ressalta a integração da didática da Matemática nos processos formativos para aprimorar a prática docente. Por fim, a Metodologia de Investigação é discutida, destacando a necessidade de desenvolver novos métodos de pesquisa em Educação Matemática. O artigo conclui enfatizando a centralidade da didática da Matemática, a importância de aprofundar os processos formativos e a necessidade de aprimorar as metodologias de investigação.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Pedro da Ponte, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (ULisboa)

Doutor em Educação Matemática pela Universidade da Georgia (EUA) (1984) sendo professor catedrático de Didática da Matemática do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Foi Diretor deste Instituto e professor visitante em Universidades no Brasil e Espanha. Coordenou projetos de investigação de Didática da Matemática, Formação de Professores e TIC. Dirigiu 48 teses de doutoramento e 91 trabalhos de mestrado. Tem investigado sobre a prática profissional, conhecimento e desenvolvimento profissional do professor, com especial atenção aos estudos de aula e ao ensino-aprendizagem dos números, álgebra e raciocínio matemático. Publicou livros, capítulos e artigos em revistas como Educational Studies in Mathematics, ZDM, Journal of Mathematics Teacher Education, RELIME, Acta Scientiae e BOLEMA. Foi autor da proposta de adaptação do Processo de Bolonha na formação inicial de professores. Coordenou a equipa que elaborou o programa de Matemática do ensino básico em 2007. Colabora com a Associação de Professores de Matemática (APM), sendo membro do Grupo de Trabalho de Investigação (GTI).

Referências

BOROWSKY, H. G.; LOPES, A. R. L. V. Movimentos Formativos no Clube de Matemática: o Projeto Orientador de Atividade. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. 1-15, e6246090, 2023. DOI: 10.14244/198271996246.

CUSTÓDIO, I. A.; NACARATO, A. M. O trabalho em parceria como instrumento de desenvolvimento profissional de professoras que ensinam matemática. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. 1-22, e6252094, 2023. DOI: 10.14244/198271996252.

CYRINO, M. C. de C. T.; GUIMARÃES, R. S.; OLIVEIRA, A. M. P. de. Pontos de enfoque de pesquisas brasileiras sobre a formação continuada de professores que ensinam matemática. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. 1-19, e6243100, 2023. DOI: 10.14244/198271996243.

ELIAS, H. R.; SACHS, L. Subdomínios do Conhecimento Matemático para o Ensino mobilizados por meio da escrita de professores . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. 1-22, e6223083, 2023. DOI: 10.14244/198271996223.

GONÇALVES, A.; GRANDO, R. C. Processos formativos de professores na constituição do Movimento em Rede da Feira de Matemática . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. 1-21, e6233093, 2023. DOI: 10.14244/198271996233.

GUILHERME, T. H.; CARNEIRO, R. F. Os grupos de estudos e a formação docente de professores que ensinam matemática nos anos iniciais. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. 1-19, e6235095, 2023. DOI: 10.14244/198271996235.

LEMES, J. C.; CRISTOVÃO, E. M. Conhecimentos evidenciados por futuros professores em uma proposta inclusiva com o Jogo “Frações com dominó”. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. 1-22, e6230089, 2023. DOI: 10.14244/198271996230.

LIMA, A. S. de; KHIDIR, K. S.; FERNANDES, F. L. P. Educação Escolar Quilombola em Licenciaturas de Educação do Campo que formam professores de Matemática . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. 1-18, e6239091, 2023. DOI: 10.14244/198271996239.

MARCATTO, F. S. F. Promovendo o raciocínio matemático: tarefas de exploração na prática como componente curricular. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. 1-17, e6249087, 2023. DOI: 10.14244/198271996249.

MATOS, D.; GIRALDO, V.; QUINTANEIRO, W. Gritos de (in)dependência na formação de professores que ensinam matemática. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. 1-21, e6241099, 2023. DOI: 10.14244/198271996241.

MELO, R. de J. S.; CONTI, K. C.; PASSOS, C. L. B. Marcas da matemática do processo de escolarização e suas influências na prática docente. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. 1-20, e6226096, 2023. DOI: 10.14244/198271996226.

MORETTI, V. D.; RADFORD, L. Análise multimodal de vídeos: contribuições da Teoria da Objetivação para a pesquisa sobre formação de professores que ensinam Matemática. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. 1-17, e6236101, 2023. DOI: 10.14244/198271996236.

PAIVA, M. A. V.; SOUSA, T. B. de; CAMPOS, A. P. de M. Formação de Professores: Matemática para o Ensino na Investigação de Conceito. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. 1-21, e6231098, 2023. DOI: 10.14244/198271996231.

PEIXOTO, N. L. S.; FERREIRA, A. C. Um olhar sobre a mobilização de conhecimentos matemáticos próprios da docência no Pibid. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. 1-21, e6240088, 2023. DOI: 10.14244/198271996240.

SANTANA, F. C. de M. FormAção-continuada em Modelagem Matemática na modalidade remota: a rede e o fenômeno da hibridização. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. 1-19, e6251097, 2023. DOI: 10.14244/198271996251.

SANTOS, H. R. dos; MOREIRA, G. E. Práticas Socioetnoculturais e o ensino de Matemática em uma escola quilombola na perspectiva da Etnomatemática. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. 1-20, e6248085, 2023. DOI: 10.14244/198271996248.

SCHONS, E. F.; BISOGNIN, E. Contribuições da Pesquisa Baseada em Design na formação inicial de professores de Matemática. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. 1-19, e6228086, 2023. DOI: 10.14244/198271996228.

SILVA, J. P. da; LIMA, I. M. da S. Recursos de um professor e de uma professora para ensinar matemática em turmas da EJA-Campo . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. 1-18, e6255084, 2023. DOI: 10.14244/198271996255.

VALENTE, A. A. P.; MELO, G. F. A. de. Desenvolvimento profissional e saberes docentes de professores(as) de matemática ao participarem do programa PARFOR/AM . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. 1-22, e6227092, 2023. DOI: 10.14244/198271996227.

Downloads

Publicado

13-12-2023

Como Citar

PONTE, J. P. da . Formação de professores que ensinam Matemática: um campo de estudo de realizações e desafios. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e6563102, 2023. DOI: 10.14244/198271996563. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6563. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de Professores que Ensinam Matemática
##plugins.generic.dates.received## 2023-08-31
##plugins.generic.dates.published## 2023-12-13