Intervenções na formação de professores em Educação Socioemocional - uma revisão sistemática

Autores

  • Vanessa Shigunov Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Jerry Adriano Raimundo
  • Jacques de Lima Ferreira
  • Alessandro Antonio Scaduto
  • Adriano Furtado Holanda

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6278

Palavras-chave:

Educação socioemocional, Formação de professores, Intervenção, Revisão sistemática.

Resumo

A educação socioemocional é uma temática de crescente interesse aos pesquisadores no Brasil. Em sua essência, visa promover o ensino sobre as emoções nas dimensões pessoal e interpessoal, a fim de propiciar saúde, bem-estar e sociabilidade. Para viabilizar conhecimentos sobre esse assunto, as instituições de ensino buscam investir na formação de professores. Diante dessa perspectiva, o presente artigo é uma revisão sistemática que tem o objetivo identificar e caracterizar as intervenções realizadas nas formações de professores sobre a educação socioemocional. Para reunir as informações, as bases de dados pesquisadas foram: CAPES, SciELO, LILACS, ERIC, PubMed, Web of Science e EBSCO. Destas, foram selecionados 14 artigos, que constituíram o corpus de análise. Foi possível constatar que as intervenções na formação de professores acontecem na forma de workshops, treinamentos e formações, utilizando estratégias pedagógicas como dramatizações e discussão em grupo. Em síntese, as intervenções abordam os professores de modo pragmático ou reflexivo. A análise dos artigos conduziu às seguintes reflexões:  além de professores, os demais sujeitos da comunidade escolar precisam da formação em educação socioemocional para manter a coerência da temática no meio escolar; a intervenção poderia compor um plano de formação continuada de professores;  a formação de professores não se encerra na intervenção, senão se desdobra na recursividade de sua própria prática.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vanessa Shigunov, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestra em Educação pela UFPR: educação socioemocional. Especialista em Psicopedagogia pela PUC-PR. Graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná.  Atualmente atua na área da psicologia clínica.

Referências

Baker-Henningham, Helen. et al. A pilot study of the Incredible Years Teacher Training programme and a curriculum unit on social and emotional skills in community pre-schools in Jamaica. Child Care Health and Development, v. 35, n. 5, p. 624-631, Setembro/2009. Disponível em: https://www.incredibleyears.com/wp-content/uploads/a-pilot-study-jamaica.pdf. Acesso em: 22 jan. 2021.

Brackett, Marc A.; Katulak, Nicole. A. Emotional Intelligence in the Classroom: Skill-Based Training for Teachers and Students. In: Ciarrochi, Joseph; Mayer, John. D. (Eds.). Applying emotional intelligence: A practitioner's guide. Psychology Press, 2007, p. 1–27.

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é base. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22 mar. 2021.

CASEL. CASEL guide: effective social and emotional learning programs: preschool and Elementary School Edition. Chicago, 2013. Disponível em: https://casel.org/wp-content/uploads/2016/01/2013-casel-guide.pdf. Acesso em: 22 set. 2021.

CASEL. CASEL guide: effective social and emotional learning programs: middle and high school edition. Chicago, 2015. Disponível em: http://secondaryguide.casel.org/caselsecondary-guide.pdf. Acesso em: 22 set. 2021.

Coelho, Lénea Verde Martins. Competência Emocional em Professores: Contributos da Psicoeducação. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, Porto, n. 8, p. 16-24, dezembro/2012.

Costa, Angelo Brandelli; Zoltowski, Ana Paula Couto. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: Koller, Sílvia H.; Couto, Maria Clara P. de Paula; Hohendorff, Jean Von. Manual de Produção Científica. Porto Alegre: Penso, 2014.

Creswell, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Doikou, Maro; Diamandidou, Konstantina. Enhancing teachers’ counselling skills: student teachers’ views on a teachers’ education programme. European Journal of Teacher Education, v. 34, n. 1, p. 61-79, janeiro/2011.

Dolev, Nina; Leshem, Shosh. Teachers’ emotional intelligence: The impact of training. CRES Special Issue, v. 8, n. 1, p. 75–94, abril/2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/307167579_Teachers'_emotional_intelligence_The_impact_of_training. Acesso em: 22 jan. 2021.

Donato, Helena; Donato, Mariana. Etapas na condução de uma Revisão Sistemática. Acta Médica Portuguesa, v. 32. n. 3. p. 227-235. março/2019.

Durlak, Joseph A. et al. The impact of enhancing students’ social and emotional learning: A meta-analysis of school-based universal interventions. Child Development, v. 82, n. 1, p. 405-432, 2011.

Elias, Maurice J. et al. Promoting social and emotional learning: Guidelines for educators. Alexandria, VA: Association for Supervisionand Curriculum Development, 1997.

García Moreno, Berta Maria. Pertinencia de un programa de Inteligencia Emocional dirigido a docentes de la segunda etapa de la escuela básica en Venezuela. Revistas de investigación, [S.l.], v. 36, n. 76, Maio/2012. Disponível em: http://ve.scielo.org/pdf/ri/v36n76/art07.pdf. Acesso em: 17 ago. 2021.

Graczyk, Patricia A. et al. Critérios para avaliar a qualidade de programas escolares de aprendizagem social e emocional. In: Bar-On, Reuven; Parker, James D. A. (Org.) Manual de inteligência emocional: teoria, desenvolvimento, avaliação e aplicação em casa, na escola e no local de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 2002. p. 286-299.

Harvey, Shane T. et al. Warming the emotional climate of the classroom: Can teachers’ social-emotional skills change? The International Journal of Emotional Education, v. 8, n. 2, p. 70–87, Novembro/2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/316934429_Warming_the_Emotional_Climate_of_the_Classroom_Can_Teachers'_Social-Emotional_Skills_Change. Acesso em: 20 jan. 2021.

Hassan, Narehan et al. The Relationship between Emotional Intelligence and Teaching Effectiveness among Lecturers at Universiti Teknologi MARA, Puncak Alam, Malaysia. International Journal of Social Science and Humanity, v. 5, n. 1, p. 1-5, Janeiro/2015. Disponível em: http://www.ijssh.org/papers/411-H00001.pdf. Acesso em: 12 jan. 2022.

Haslip, Michael J. et al. How urban early childhood educators used positive guidance principles and improved teacher-child relationships: a social-emotional learning intervention study. Early Child Development and Care, v. 190, n. 7, p. 971-990, Agosto/2018.

Hen, Meirav; Sharabi-Nov, Adi. Teaching the teachers: emotional intelligence training for teachers. Teaching Education, v. 25, n. 4, p. 375-390, Maio/2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/262450290_Teaching_the_teachers_emotional_intelligence_training_for_teachers. Acesso em: 20 jan. 2021.

Jennings, Patricia A.; Greenberg, Mark T. The prosocial classroom: Teacher social and emotional competence in relation to student and classroom outcomes. Review of Educational Research, v. 79, n. 1, p. 491-525, 2009.

Lisboa, Aissa Cavalcante.; Rocha, Paulo Alfredo Martins. Competências socioemocionais e docência: a BNCC e as novas exigências na formação de professores. E-book: Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos - Campina Grande: Realize Editora, v. 01. p. 586-611, 2021.

Martyniak, Marzena; Pellitteri, John. The Effects of Short-Term Emotional Intelligence Training on Preschool Teachers in Poland. Psychological topics, v. 29, p. 85-94, Abril/2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341242215_The_Effects_of_Short-Term_Emotional_Intelligence_Training_on_Preschool_Teachers_in_Poland. Acesso em: 23 jan. 2021.

Papieska, Joanna et al. Promoting socioemotional competence in primary school classrooms: Intervention effects of the EMOscope. The European Journal of Developmental Psychology, v. 16, n. 1, p. 97-112, 2019. Disponívelem:https://pure.uva.nl/ws/files/32523950/17405629..2017.pdf. Acesso em: 05 jan. 2021.

Pozo-Rico, Tereza; Sandoval, Ivan. Can Academic Achievement in Primary School Students Be Improved Through Teacher Training on Emotional Intelligence as a Key Academic Competency? Frontiers in psychology, v.10, n. 2976, janeiro/2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6967735/. Acesso em: 05 jan. 2021.

Raimundo, Jerry Adriano; Fagundes, Mauricio Cesar Vitória. O estado da arte sobre a formação de professores entre 2001 e 2016: um olhar sobre a produção brasileira a partir do Portal de periódicos CAPES/MEC. Roteiro, v. 43. n. 3. p. 891-918. Set/dez. 2018.

Raimundo, Jerry Adriano; Fagundes, Maurício. A epistemologia da práxis como fenômeno formador do/a docente: um caminho possível? Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. 3, p. 1935-1951, dez. 2018.

Reyes, Maria Regina et al. The interaction effects of program training, dosage, and implementation quality on targeted student outcomes for the RULER approach to social and emotional learning. School Psychology Review, v. 41, n. 1, p. 82-99, Março/2012.

Roeser, Robert W. et al. Mindfulness training and teachers’ professional development: An emerging area of research and practice. Child Development Perspectives, v. 6, n. 2, p. 167-173, 2012.

Silva, Thayanne Lima da; Silva, Ezir George. Formação Socioemocional: olhares para a docência na educação básica. Devir Educação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 81–94, 2021. Disponível em: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/345. Acesso em: 26 jan. 2022.

Talvio, Markus et al. Revisiting Gordon's Teacher Effectiveness Training: An Intervention Study on Teachers' Social and Emotional Learning. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, v.11, n. 3, p. 693-716, Dezembro/2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/259166062_Revisiting_Gordon's_Teacher_Effectiveness_Training_An_Intervention_Study_on_Teachers'_Social_and_Emotional_Learning. Acesso em: 07 jan. 2021.

Torrijos Fincias, Patricia et al. La educación emocional em la formación permanente del profesorado no universitário. Revista de curriculum y formación del professorado, v. 22, n. 1, p. 579-597, janeiro-março/ 2018. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/543103446/La-Educacion-Emocional-en-La-Formacion-Permanentedel-Profesorado-No-Universitario. Acesso em: 06 jan. 2021.

Van Ments, Morry. The Effective Use of Role Play: A Handbook for Teachers and Trainers. New York: Nichols Publishing; 1989.

Weissberg, Roger P. et al. Handbook of social and emotional learning: Research and practice. New York: The Guilford Press, 2015.

Zins, Joseph E. et al. Building academic success on social and emotional learning: What does the research say? New York: Teachers College Press, 2004.

Downloads

Publicado

04.12.2024

Como Citar

SHIGUNOV, Vanessa; RAIMUNDO, Jerry Adriano; DE LIMA FERREIRA, Jacques; ANTONIO SCADUTO, Alessandro; FURTADO HOLANDA, Adriano. Intervenções na formação de professores em Educação Socioemocional - uma revisão sistemática. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6278197, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6278. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6278. Acesso em: 24 jan. 2025.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-12-14
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-11-23
##plugins.generic.dates.published## 2024-12-04

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.