Perspectiva histórica, conceitos e possibilidades para realizar a pesquisa do tipo Estado da Arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994983

Palavras-chave:

c

Resumo

Este artigo teve como objetivo descrever e indicar possibilidades de realização de uma pesquisa do tipo Estado da Arte. Para a concretização do objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica de natureza descritiva em artigos, livros, teses e dissertações. A pesquisa do tipo Estado da Arte é um estudo de revisão que vem se consolidando no campo da Educação nos últimos anos, trata-se de um levantamento bibliográfico em fontes de pesquisa que visa identificar, mapear e analisar as produções existentes sobre um determinado tema, sendo um tipo de pesquisa essencial para que o investigador conheça o que a pesquisa revela sobre um determinado objeto de estudo. A partir da investigação realizada, foi possível identificar que este tipo de pesquisa é relevante para que os pesquisadores entendam o que uma determinada área do conhecimento vem produzindo, além de permitir a identificação de novas pesquisas, suas lacunas e seus resultados. A pesquisa do tipo Estado da Arte contribui significativamente para o desenvolvimento científico e a produção de novas pesquisas na área da Educação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Victor de Mello Avelino, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduado em Licenciatura em Educação Fïsica - UFPR

Mestrando em Educação - UFPR

Professor de rede privada de Curitiba.

Jacques de Lima Ferreira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Pós-doutor em Educação - UFPR

Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) da Universidade Federal do Paraná e Coordenador do curso de Licenciatura em Pedagogia do UNICURITIBA.

Cristina Carta Cardoso de Medeiros, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Educação -UFPR

Professora associada da Universidade Federal do Paraná no curso de Educação Física, professora permanente da Pós-Graduação em Educação - UFPR.

Downloads

Publicado

25-06-2024

Como Citar

VICTOR DE MELLO AVELINO, J. .; DE LIMA FERREIRA, J. .; CARTA CARDOSO DE MEDEIROS, C. . Perspectiva histórica, conceitos e possibilidades para realizar a pesquisa do tipo Estado da Arte. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e498353, 2024. DOI: 10.14244/198271994983. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4983. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-01
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-25

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)