Práticas Socioetnoculturais e o ensino de Matemática em uma escola quilombola na perspectiva da Etnomatemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996248

Palavras-chave:

Práticas socioetnoculturais, Etnomatemática, Ensino de matemática, Educação quilombola.

Resumo

A Etnomatemática tem por finalidade afastar-se das concepções conteudistas e embasar-se nas práticas socioetnoculturais territoriais e antropológicos que cada grupo social utiliza para produzir tecnologia. Com efeito, essa pesquisa se refere às práticas socioetnoculturais e o ensino de Matemática fundamentado na Etnomatemática. Para isso, temos como objetivo propor práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem de Matemática no cenário etnomatemático. Propomos realizar atividades pedagógicas no âmbito da Etnomatemática e identificar as contribuições do uso dessas atividades pedagógicas assentadas na Etnomatemática. De cunho qualitativo e exploratório, a metodologia adotada foi o estudo de caso e, para coleta de dados, utilizamos a observação participante e a análise das produções desenvolvidas pelos estudantes. Os resultados revelaram que a Etnomatemática faz-se presente no dia a dia dos estudantes; que eles e os professores reconhecem as práticas socioetnoculturais, porém pouco têm sido trabalhadas em sala de aula; o desenvolvimento de novas metodologias/atividades contribuíram para a formação de professores; o conjunto de atividades realizadas contribuiu para os estudantes e professores aproximarem o cotidiano do ensino de Matemática ensinado em sala de aula, além de revelar a necessidade de experiências como essas para potencializar o ensino de Matemática nas comunidades quilombolas, fortalecendo o traço e a identidade cultural da comunidade.

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Biografia do Autor

Hélio Rodrigues dos Santos, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UnB).  Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UnB). Professor efetivo da Secretaria de Educação de Goiás - SEDUC.  Membro do grupo de pesquisa “Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM”.

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Educação Matemática e Pós-Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Atua na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico e Profissional, PPGE/UnB).

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Publicado

13-12-2023

Como Citar

SANTOS, H. R. dos; MOREIRA, G. E. Práticas Socioetnoculturais e o ensino de Matemática em uma escola quilombola na perspectiva da Etnomatemática. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e6248085, 2023. DOI: 10.14244/198271996248. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6248. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de Professores que Ensinam Matemática
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##plugins.generic.dates.published## 2023-12-13