Educação Escolar Quilombola em Licenciaturas de Educação do Campo que formam professores de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996239

Palavras-chave:

Formação de professores de matemática, Educação do Campo, Educação Escolar Quilombola, Análise Documental.

Resumo

O artigo tem por objetivo compreender como são estruturados os núcleos formativos de cursos de Licenciatura em Educação do Campo que formam professores de Matemática. O estudo é fruto de parte dos resultados de um projeto de pesquisa interinstitucional e buscou caracterizar os cursos de licenciatura que ofertam a formação de professores de Matemática para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, em contextos socioculturais específicos. Nesse cenário, discute-se a formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo e princípios, conceitos e documentos legais que fundamentam e regulamentam a Educação Escolar Quilombola. Realizou-se uma análise documental, cujo corpus foi constituído pelos Projetos Político-Pedagógicos de quatro cursos de universidades públicas federais localizadas nas regiões Nordeste, Sudeste, Norte e Centro-Oeste do país. Por meio da análise de conteúdo temática, delinearam-se três categorias analíticas: formação geral e sociopolítica; formação matemática; e formação pedagógica integradora. Os resultados evidenciam que os núcleos formativos dos quatro cursos apresentam indícios de uma formação sociopolítica integrada à formação matemática. A análise aponta possibilidades para propor componentes curriculares que estabeleçam relação com a diversidade sociocultural dos povos quilombolas, não somente no componente Educação para as Relações Étnico-Raciais. Diante disso, reflete-se sobre as implicações da formação docente para atuação de egressos na Educação Escolar Quilombola e sugere-se a prescrição da formação sociopolítica em documentos de cursos que formam professores de Matemática para além dos contextos socioculturais investigados.

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Biografia do Autor

Aldinete Silvino de Lima, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutora em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e atua na Unidade Acadêmica de Educação do Campo, vinculada ao Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Participa do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Processos Educativos (GPENAPE), do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática nos Contextos da Educação do Campo (GPEMCE) da UFPE e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo, Formação de Professores e Prática Pedagógica (NUPEFORP) da UFCG. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGECID) da UFRB. Tem experiência na área de Educação, Ensino de Matemática, Educação do Campo, formação de professores, gestão escolar e coordenação pedagógica de projetos com ênfase em Educação do Campo.

Kaled Sulaiman Khidir, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2018), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás (2006) e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás - UFG (1998). Professor Associado I da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Arraias. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (GEPEC) e do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores de Matemática, Metodologias de Ensino de Matemática, PIBID, Educação Escolar Quilombola e Educação do Campo.

Fernando Luís Pereira Fernandes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, é Professor Adjunto na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), lotado do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias, atuando no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECampo-UFTM) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM-UFTM). É líder do Grupo de Pesquisa EMAPS – Educação Matemática e Práticas Sociais.

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Publicado

13-12-2023

Como Citar

LIMA, A. S. de .; KHIDIR, K. S.; FERNANDES, F. L. P. . Educação Escolar Quilombola em Licenciaturas de Educação do Campo que formam professores de Matemática . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e6239091, 2023. DOI: 10.14244/198271996239. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6239. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de Professores que Ensinam Matemática
##plugins.generic.dates.received## 2022-11-17
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-07-20
##plugins.generic.dates.published## 2023-12-13