Os grupos de estudos e a formação docente de professores que ensinam matemática nos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996235

Palavras-chave:

Formação de professores, Grupos de estudos, Matemática, Professores dos anos iniciais.

Resumo

A participação de professores em grupos de estudos é uma possibilidade de formação e de reflexão sobre a prática docente que pode contribuir para o desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais. O objetivo deste artigo foi identificar contribuições da participação em grupos de estudos para a formação desse profissional. Para isso, realizou-se um levantamento dos trabalhos sobre a temática publicados em três eventos importantes da área de Educação Matemática: Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), no período compreendido entre 2010 e 2019. Encontraram-se sobre o tema 19 trabalhos, que foram categorizados em: conteúdo matemático, formação inicial, análise de tarefas, parceria universidade-escola, mudança de prática docente no contexto escolar e formação de formadores. As análises evidenciaram que nesses grupos foram abordados conceitos e conteúdos matemáticos que, muitas vezes, são deixados em segundo plano, como a geometria e grandezas e medidas. Além disso, a participação dos professores permitiu que planejassem e analisassem, em conjunto, atividades para serem desenvolvidas em sala de aula. Também possibilitou o compartilhamento de experiências, a ajuda mútua, a colaboração, a formação de um espaço em que foram ouvidos e puderam discutir sobre desafios da prática, o que auxiliou no desenvolvimento profissional docente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thais Helena Guilherme, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação dessa mesma universidade.

Reginaldo Fernando Carneiro, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Licenciado em Matemática e Doutor em Educação pela UFSCar. Atualmente é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG.

Referências

AZEVEDO, Priscila Domingues. O conhecimento matemático na educação infantil: o movimento de um grupo de professoras em processo de formação continuada. 2012. 241f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013a.

AZEVEDO, Priscila Domingues. O conhecimento matemático na educação infantil: o processo de formação continuada de um grupo de professoras. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPEd, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia, 2013b. p.1-18.

BARBOSA, Cirléia Pereira; FERREIRA, Ana Cristina. O pensamento geométrico em movimento: o caso de Marta. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2012, Petrópolis. Anais [...]. Petrópolis, 2012. p.1-23.

BETERELI, Kelly Cristina. A parceria universidade-escola contribuindo com o desenvolvimento profissional de uma professora das séries iniciais: nos modos de ensinar matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba. Anais [...]. Curitiba, 2013. p.1-16.

BOLOGNANI, Marjorie Samira Ferreira. O quanto falar de si possibilita às professoras que ensinam matemática, nos anos iniciais do ensino fundamental, se formarem? In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba. Anais [...]. Curitiba, 2013. p.1-16.

BRITO, Karian Daniela Mazzaro, ARAÚJO, Elaine Sampaio. A constituição do coletivo e o processo de significação docente. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo, 2016. p.1-12.

CALADO, Silvia Santos; FERREIRA, Silvia Cristina Reis. Análise de documentos: método de recolha e análise de dados. 2004. 13p. Disponível em: https://docplayer.com.br/12123665-Analise-de-documentos-metodo-de-recolha-e-analise-de-dados.html. Acesso em: 23 set. 2022.

CAULLEY, Darrel. Document analysis in program avaluation. Evaluation and Program Planning, v. 6, p. 19-29, 1983.

CRECCI, Vanessa Moreira; FIORENTINI, Dario. Práticas de desenvolvimento profissional em comunidades de professores que ensinam matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba. Anais [...]. Curitiba, 2013. p.1-15.

FIORENTINI, Dario. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente. In: BORBA, Marcelo Carvalho; ARAÚJO, Jussara Loiola. (org.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

FLORES, Javier. Análisis de datos cualitativos: aplicaciones a la investigación educativa. Barcelona: PPU, 1994.

GAMA, Renata Prenstteter. Desenvolvimento profissional com apoio de grupos colaborativos: o caso de professores de matemática em início de carreira. 2007. 209f. Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

GRANDO, Regina Celia; TORICELLI, Luana. A colaboração em um grupo de alunas da Pedagogia que ensinarão matemática. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 6, n. 1, p. 67-90, maio 2012. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/395/173. Acesso em: 10 out. 2022.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NOVOA, Antonio (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995. p.31-61.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes Melo. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Liber Livro, 2008.

JESUS, Cristina Cirino; CYRINO, Márcia Cristina Costa Trindade. Formação de professores que ensinam matemática: um repensar da prática pedagógica por meio da análise de tarefas matemáticas. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPEd, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis, 2015. p.1-14.

JESUS, Cristina Cirino; NAGY, Márcia Cristina. Contribuições da análise crítica de tarefas para a formação continuada de professores que ensinam matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba. Anais [...]. Curitiba, 2013. p.1-14.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

LÜDKE, Mega; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. A pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E.P.U, 2014.

MANDARINO, Mônica Cerbella Freire. A análise de soluções dos alunos na formação de professores que ensinam matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPEd, 33., 2010, Caxambú. Anais [...]. Caxambú, 2010. p.1-13.

MEGID, Maria Auxiliadora Bueno Andrade. Aprendizagens em matemática construídas no curso de pedagogia e seus impactos nas práticas de professoras dos anos iniciais. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPEd, 35., 2012, Porto de Galinhas. Anais [...]. Porto de Galinhas, 2012. p.1-14.

MEGID, Maria Auxiliadora Bueno Andrade; ALMEIDA, Alessandra Rodrigues. Aprendizagem do professor em grupos colaborativos que ensina matemática na infância: um olhar para grandezas e medidas. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPEd, 38., 2017, São Luís. Anais [...]. São Luís, 2017. p.1-16.

MESQUITA, Elza; FORMOSINHO, João; MACHADO, Joaquim. Individualismo e colaboração dos professores em situação de formação. In: SIMPÓSIO DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR, VII., Aveiro, Portugal, 2009. Atas [...]. Aveiro, Portugal, 2012.

MÜLLER, Ana Paula Krein; QUARTIERI, Marli Teresinha. Formação continuada de professores dos anos iniciais em contexto colaborativo. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2019, Cuiabá-MT. Anais [...]. Cuiabá-MT, 2019. p.1-9.

MÜLLER, Maria Cândida; CARVALHO, Dione Lucchesi. Aprendizagem do professor que ensina e aprende matemática em comunidades investigativas: GdS e GETEMAT. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba. Anais [...]. Curitiba, 2013. p.1-14.

NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Lima Silva; PASSOS, Cármem Lúcia Brancaglion. A matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica Ed., 2009.

NASCIMENTO, Ana Maria Porto. Algumas reflexões sobre a formação de professoras alfabetizadoras em matemática: a escola como espaço de pesquisa e formação. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo, 2016. p.1-9.

NASCIMENTO, Julia de Cassia Pereira. Grupos colaborativos na formação do professor para ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: uma vivência com alunos do curso de pedagogia no âmbito do programa Observatório da Educação. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba. Anais [...] Curitiba, 2013. p.1-15.

PAIVA, Maria Auxiliado Vilela; BRANDÃO, Karla Almeida. Construindo saberes: grupo de estudos com professores formados em pedagogia e licenciados em matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo, 2016. p.1-12.

PEREIRA, Carlos André Bogéa; NACARATO, Adair Mendes. A formação de formadores de professores que ensinam matemática: o caso de São Luis/MA. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPEd, 38., 2017, São Luís. Anais [...]. São Luís, 2017. p.1-17.

RODRIGUES, Rosimeire Aparecida. Formação matemática do pedagogo com o grupo de estudos de letramento e numeramento - GELEN. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2019, Cuiabá. Anais [...]. Cuiabá, 2019. p.1-10.

VIEIRA, Edite Resende; COSTA, Nielce Meneguelo Lobo. Ensino de geometria e apropriação de tecnologia: trajetória de um grupo de estudos. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba-PR. Anais [...]. Curitiba, 2013. p.1-15.

Publicado

13-12-2023

Como Citar

GUILHERME, T. H. .; CARNEIRO, R. F. Os grupos de estudos e a formação docente de professores que ensinam matemática nos anos iniciais. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e6235095, 2023. DOI: 10.14244/198271996235. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6235. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de Professores que Ensinam Matemática
##plugins.generic.dates.received## 2022-11-16
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-07-20
##plugins.generic.dates.published## 2023-12-13