Conhecimentos evidenciados por futuros professores em uma proposta inclusiva com o Jogo “Frações com dominó”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996230

Palavras-chave:

Formação inicial do professor, Ensino de Matemática, Inclusão educacional, Jogos Pedagógicos.

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado que considera a Base de Conhecimento para o Ensino, de Shulman (1986,1987), e o modelo do Conhecimento Especializado do Professor de Matemática (MTSK), proposto por Carrillo et al. (2013), como dispositivos analíticos dos conhecimentos docentes. Neste artigo busca-se identificar e classificar os conhecimentos evidenciados por licenciandos ao desenvolverem uma proposta de atividade sobre operações com frações, pautada no uso do Jogo “Frações com dominós”, com o intuito de favorecer a inclusão de alunos com surdez ou deficiência auditiva em turmas regulares de ensino. A pesquisa, de cunho qualitativo, ocorreu no contexto da pandemia de Covid-19, e teve seus dados produzidos por gravações em vídeo e registros escritos de licenciandos matriculados em uma disciplina com enfoque inclusivo. Esta disciplina, contempla a Prática como Componente Curricular, em um curso de Matemática Licenciatura de uma universidade federal. A partir do modelo do MTSK, o processo analítico indica evidências de todos os subdomínios do Conhecimento Pedagógico de Conteúdo e, também, de um dos subdomínios do Conhecimento Matemático, relativo aos Tópicos. O Conhecimento do Ensino da Matemática mostrou-se como o subdomínio mais recorrente nas falas e produções dos futuros professores, sobretudo, nas reflexões acerca das possibilidades da utilização do Jogo no contexto de ensino da Matemática na perspectiva inclusiva. Esse último aspecto também se ressaltou com a análise dos Conhecimentos para o Ensino, os quais evidenciaram a preocupação dos futuros professores com a formação docente e a prática de ensino na perspectiva inclusiva.

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Biografia do Autor

Jean Carlos Lemes, Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e Colégio Empreender

Graduado em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e Mestre em Educação em Ciências (PPGEC/UNIFEI). Pesquisador na área de Educação Matemática com foco na utilização de Jogos e Materiais Manipulativos nos processos de ensino e aprendizagem e na formação de professores. Membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (GEIFOP) e do Grupo de Pesquisa em Práticas Formativas e Educativas em Ciências e Matemática (PFECIM) (GPEMPF). Atualmente é professor de Matemática na educação básica, pública e privada, do estado de Minas Gerais. Atuou, entre 2016 e 2018, como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e, entre 2018 e 2019, como bolsista de Iniciação Científica.

Eliane Matesco Cristovão, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Professora Adjunta no Instituto de Matemática e Computação da Universidade Federal de Itajubá, onde atua como docente no Curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências. Integrante do GT7 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, membro do Grupo de Pesquisa em Práticas Formativas e Educativas em Ciências e Matemática e do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores, voltado para extensão. Tem atuado, desde 2014, em programas como o PIBID e a Residência Pedagógica. Em 2023 realizou estágio de pós-doutoramento na UFRJ, sob a coordenação do Prof. Dr. Victor A. Giraldo, estudando a formação de professores na perspectiva decolonial. Doutora em Educação, Mestre em Educação Matemática, Especialista e licenciada em Matemática, todos pela Unicamp. Atuou por 20 anos como professora de Matemática na educação básica e se dedica à formação inicial e continuada de professores de Matemática desde 2005. Seus temas de interesse/pesquisa são: práticas pedagógicas no ensino de matemática e formação de professores que ensinam matemática.

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Publicado

13-12-2023

Como Citar

LEMES, J. C.; CRISTOVÃO, E. M. Conhecimentos evidenciados por futuros professores em uma proposta inclusiva com o Jogo “Frações com dominó”. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e6230089, 2023. DOI: 10.14244/198271996230. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6230. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de Professores que Ensinam Matemática
##plugins.generic.dates.received## 2022-11-14
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-07-20
##plugins.generic.dates.published## 2023-12-13