Contribuições da Pesquisa Baseada em Design na formação inicial de professores de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996228

Palavras-chave:

Ensino de Geometria, Estágio Curricular Supervisionado, Ensino Superior.

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem é um complexo sistema de interações comportamentais e metodológicas e o professor é o seu principal articulador. A Pesquisa Baseada em Design é uma metodologia que busca colaborar com a compreensão desse processo por meio da implantação de princípios de design e o trabalho conjunto entre pesquisadores e professores através da constituição de um grupo de colaboradores. Nesse sentido, essa pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições dessa metodologia na construção de conhecimentos para o ensino de Geometria Espacial por estagiários de um curso de Licenciatura em Matemática. O artefato pedagógico construído por meio dessa metodologia, constitui-se de uma sequência de atividades sobre Poliedros e o seu desenvolvimento seguiu as etapas propostas por Reeves (2000). Apresenta-se aqui a atividade de exploração de prismas e pirâmides, nas suas duas aplicações, a primeira no ensino presencial e a segunda no ensino remoto. As características apresentadas por cada um desses modelos de ensino fizeram com que o grupo de colaboradores planejasse e replanejasse as atividades, os materiais e os recursos utilizados. Nos dois modelos foi possível observar os conhecimentos matemáticos para o ensino mobilizados pelos estagiários. Pode-se inferir que o resultado satisfatório dessa aplicação foi fruto do trabalho em equipe, característica importante da metodologia de Pesquisa Baseada em Design.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elisângela Fouchy Schons, Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Doutora e Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Franciscana – UFN. Professora de Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos – IFFar - JC.

Eleni Bisognin, Universidade Franciscana (UFN)

Doutora e Mestre em Matemática pela UFRJ, professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana, Santa Maria, RS.

Referências

COBB, Paul et al. Design experiments in education research. Educational Researcher, v. 32, n. 1, p. 9-13, Janeiro, 2003.

GRAVEMEIJER, Koeno; VAN EERDE, Doly. Design research as a means for building a knowledge base for teachers and teaching in mathematics education. The Elementary School Journal, 109(5), p. 510-524, Maio, 2009.

HERRINGTON, Jan; REEVES, Thomas C. Using design principles to improve pedagogical practice and promote student engagement. Proceedings ASCILITE 2011 – Changing Demands, Changing Directions, p. 594-601, Dezembro, 2011.

HURREL, Derek P. What Teachers Need to Know to Teach Mathematics: An argument for a reconceptualised model. Australian Journal of Teacher Education, v. 38, n. 11, p.54-64, Novembro, 2013.

KELLY, Antony. Design Research in Education: Yes, but is it Methodological? In: Journal of the Learning Sciences, v. 13, p. 115-128, Janeiro, 2004.

LOBO DA COSTA, Nielce Meneguelo; POLONI, Marinês Yoli. Design based research: uma metodologia para pesquisa em formação de professores que ensinam matemática. XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática - CIAEM. Recife, 2011.

LOEWENBERG BALL, Deborah; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey Charles. Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, v. 59, p. 389-407, Novembro, 2008.

MATTA, Alfredo Eurico Rodrigues; SILVA, Francisca de Paula Santos da; BOAVENTURA, Edivaldo Machado. Design-based research ou pesquisa de desenvolvimento: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em educação no século XXI. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v. 23, n. 42, p. 23-36, Julho/dezembro, 2014.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21ª edição. Petrópolis: Vozes, 2002.

MOREIRA, José Antonio; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, n. 26, 2020.

RAMOS, Paula. Ambiente Virtual Vivências: análise do processo de desenvolvimento na perspectiva da pesquisa baseada em design. 2010. 240 f. Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde, Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

REEVES, Thomas C. Socially responsible educational technology research. Educational Technology, v. 40, n. 6, p. 19-28, Novembro/dezembro, 2000.

ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, v.12, n.34, p. 94-103, Janeiro/abril, 2007.

VASCONCELOS, Claudia Cristina. Ensino-Aprendizagem da Matemática: Velhos problemas, Novos desafios. Lisboa: Editora Instituto Politécnico de Viseu, 2000.

WANG, Feng; HANNAFIN, Michael J. Design-based research and technology-enhanced learning environments. Educational Technology Research and Development, v.53, n. 4, p. 5-23, Dezembro, 2005.

Downloads

Publicado

13-12-2023

Como Citar

SCHONS, E. F. .; BISOGNIN, E. Contribuições da Pesquisa Baseada em Design na formação inicial de professores de Matemática. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e6228086, 2023. DOI: 10.14244/198271996228. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6228. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de Professores que Ensinam Matemática
##plugins.generic.dates.received## 2022-11-09
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-07-20
##plugins.generic.dates.published## 2023-12-13