Desenvolvimento profissional e saberes docentes de professores(as) de matemática ao participarem do programa PARFOR/AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996227

Palavras-chave:

Saberes Docentes, Conhecimento Especializado, Professores(as) de Matemática, PARFOR.

Resumo

O objetivo do trabalho foi compreender como os(as) professores(as) de Matemática do Ensino Básico do município de Itacoatiara-AM, que participaram do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), produziram e/ou mobilizaram seus saberes docentes. Visando responder “como os (as) professores (as) de Matemática do Ensino Básico, do município de Itacoatiara-AM, se desenvolveram profissionalmente, produziram e/ou mobilizaram os saberes docentes ao participar do Programa PARFOR?” - e defender a tese que os(as) professores(as) de Matemática perceberam tanto contribuições como limitações da formação ofertada pelo PARFOR, que impactaram seu desenvolvimento profissional e influenciaram na produção e mobilização de seus saberes docentes. O referencial adotado se apoia na constituição dos saberes necessários e/ou conhecimento especializado do(a) professor(a) de Matemática. A metodologia foi um Estudo de Caso, com uma abordagem qualitativa, com: pesquisa documental sobre o Programa; entrevistas semiestruturadas com um coordenador institucional, quatro professores(as) formadores(as) e cinco professores(as) egressos(as); questionários eletrônicos; narrativas autobiográficas; observação de aulas on-line; plano de aulas e/ou sequências didáticas; avaliação de conhecimento especializado com dez professores(as) cursistas; diário de bordo da pesquisadora. A análise interpretativa apresentou como foco a triangulação dos dados mediante a construção de categorias decorrentes do confronto com os referenciais teóricos sobre saberes docentes e conhecimento especializado do professor de Matemática. Os resultados indicaram que, apesar das dificuldades e limitações apresentadas, os(as) professores(as) construíram e/ou mobilizaram seus saberes durante sua formação e no exercício da docência aos quais constituíram indicadores de desenvolvimento profissional expressados no seu conhecimento especializado e em suas práticas pedagógicas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Acácia Pereira Valente, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Possui graduação em Licenciatura plena em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1999); mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2003) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT/UEA) na linha de pesquisa em Formação de Professores (2022). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, atuando no Departamento de Matemática no Instituto de Ciências Exatas - ICE.

Gilberto Francisco Alves de Melo, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Licenciado em Ciências- Matemática pela Universidade Federal do Acre - UFAC (1988). Mestrado (1998) e Doutorado (2003) em Educação, na área de Educação Matemática, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Colégio de Aplicação da-Universidade Federal do Acre. Atuou como: docente na licenciatura de matemática; Coordenação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e matemática; Supervisor de PIBID e Pró-Docência. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática no Acre- FORPROMAT e GEPLIMAC - UFAC. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática - UFMT. Membro do MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente-UFSCAR. Representante Estadual da UFAC na REAMEC (Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática)( Docente do Doutorado da REAMEC. Parecerista de vários periódicos nacionais. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Diretor da SBEM/AC (2021-2023). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, atuando nos seguintes temas: Prática Pedagógica; Formação Inicial e Continuada; Desenvolvimento Curricular; Saberes Docentes e Educação Financeira Escolar. 

Referências

BALL, Deborah Loewenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey. Content Knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, v.59, n.5, p.389-407, 2008.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília/DF, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. Brasília/DF: MEC, 2009.

CARRILLO, José et al. Un marco teórico para el conocimiento especializado del profesor de Matemáticas. Huelva: Universidad de Huelva Publicaciones, 2014.

GATTI, Bernadete; BARRETTO, Elba; ANDRÉ, Marli. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incertezas. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento docente e profissional: passado e futuro. Revista de ciências da educação. n. 8, jan./abr. 2009.

PONTE, João Pedro. Estudos de caso em educação Matemática. Bolema, v. 25, p. 105-132, 2006.

ROJAS, Nielka; FLORES, Pablo; RAMOS, Elizabeth. El análisis didáctico como herramienta para identificar conocimiento matemático para la enseñanza en la práctica. In: L. Rico; J. L. Lupiáñez & M. Molina (Orgs.). Análisis didáctico en Educación Matemática. Metodología de investigación, innovación curricular y formación de profesores. Granada: Universidad de Granada, 2013, p. 191-208.

SCHOENFELD, Alan. How We Think: A Theory Of Goal-Oriented Decision Making And Its Educational Applications. New York: Routledge, 2010.

SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge Growth. In: Teaching Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educ. Rev., v.57, n.1, p.1-23, 1987.

Downloads

Publicado

13-12-2023

Como Citar

VALENTE, A. A. P.; MELO, G. F. A. de. Desenvolvimento profissional e saberes docentes de professores(as) de matemática ao participarem do programa PARFOR/AM . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e6227092, 2023. DOI: 10.14244/198271996227. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6227. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de Professores que Ensinam Matemática
##plugins.generic.dates.received## 2022-11-08
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-07-20
##plugins.generic.dates.published## 2023-12-13