Pandemia e política de formação docente: estudo de caso sobre a capacitação e contingenciamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996181

Palavras-chave:

Política de formação docente, Formação de professores, Avaliação da aprendizagem, Docência.

Resumo

Visando pensar as políticas de formação de professores, este estudo busca analisar as percepções de um grupo de docentes de uma universidade pública durante a pandemia de Covid-19 a respeito das contribuições de uma formação continuada como proposta de capacitação e de contingenciamento sobre o tema avaliação da aprendizagem. Para isso, foi realizado um estudo de caso qualitativo. A Teoria da Cognição Distribuída foi selecionada como referencial epistemológico e como unidade de análise. A coleta de dados deu-se a partir da análise documental do desenho didático da formação, da observação e de dois questionários respondidos pelos docentes participantes. Os resultados indicam que a natureza da formação trouxe várias contribuições positivas para se pensar as políticas de formação necessárias às universidades, ao possibilitar que os professores construíssem novos conhecimentos sobre a avaliação da aprendizagem e vivenciassem diferentes experiências e novas alternativas didáticas para avaliar. Os dados ainda revelam que, após um ano da formação, os professores ainda percebem a avaliação como componente a serviço da aprendizagem e que não estão alheios ou indiferentes a uma prática avaliativa mais democrática, humanizada e pedagógica, mas que nem todos conseguem colocar isso em prática.  Para tanto, se faz necessário pensar em políticas de formação mais amplas e contínuas, que oportunizem ao docente a construção de um conhecimento coletivo e o entendimento do seu papel como um sujeito autor de sua prática, alguém que tem muito a contribuir e que está em constante formação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dirce Aparecida Foletto de Moraes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Presidente Prudente (2017). Possui graduação em Pedagogia, pós em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2008).Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação, atua como docente na área de Didática, Tecnologia Educacional, Ensino, Aprendizagem, Avaliação da Aprendizagem e Estágio em Docência, nos cursos de graduação de licenciatura e de pós graduação em Docência do Ensino Superior. Docente do Programa de pós-graduação em Educação (PPEDU-UEL), com ênfase em formação de professores, tecnologias digitais e aprendizagem. Participa da Residência Pedagógica. Membro do GEPE/UEL. Líder do Grupo de Pesquisa DidaTic.

Ana Cristina Paes Leme Giffoni Cilião Torres , Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1987); graduação em Pedagogia pela UNIRV (1989); Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2002); Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010); Pós-Doutorado em Psicologia pela UNESP - Assis. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Psicologia Social e Institucional. Áreas de atuação: Psicologia Escolar e Educacional; Aprendizagem e Ação Docente; Psicologia da Saúde.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; POWACZUK, Ana Clara Hollweg. Formação permanente na educação superior: desafios ao desenvolvimento profissional docente. In: IMBERNON, Francisco; SHIGUNOV NETO, Alexandre; FORTUNATO, Ivan (orgs.). Formação permanente de professores: experiências ibero-americanas. São Paulo: Edições Hipótese, 2019. p. 75-95.

BROWN, Sally. A review of contemporary trends in higher education assessment. @tic. Revista d'Innovació Educativa, v. 14, p. 43-49, jan./jun. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.7203/attic.14.4166. Acesso em: 15 fev. 2023.

BROWN, Ann Leslie et al. Distributed expertise in the classroom. In: SALOMON, G. Distributed cognitions: psychological and educational considerations. Cambridge: CUP, 1993. p. 188-228.

CABRINI, Renata Melissa Boschetti et al. Uma experiência formativa no ensino remoto: possibilidades para pensar o processo de formação docente para o uso das tecnologias digitais. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, p. 177-193, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66564. Acesso em: 7 nov. 2022.

COLE, Michael; ENGESTRÖM, Yrjö. A cultural-historical approach to distributed cognition. In: SALOMON, G. Distributed cognitions: psychological and educational considerations. Cambridge: CUP, 1993. p. 01-46.

CUNHA, Maria Isabel. Docência na educação superior: a professoralidade em construção. Educação, v. 41, n. 1, p. 6-11, jan./abr. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29725. Acesso em: 7 nov. 2022.

FERNANDES, Domingos. Avaliar para melhorar as aprendizagens: Análise e discussão de algumas questões essenciais. In: FIALHO, Isabel; SALGUEIRO, Hélio. (eds.). TurmaMais e sucesso escolar: contributos teóricos e práticos. Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, 2011. p. 81-107.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, Antônio Carlos. Estudo de caso: fundamentação científica – subsídios para coleta e análise de dados – como redigir o relatório. São Paulo: Atlas, 2009.

HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Tradução de Patrícia C. Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2001.

JORBA, Jaume; SANMARTÍ, Neus. A função pedagógica da avaliação. In: BALLESTEER, M. (org.). Avaliação como apoio à aprendizagem. Porto Alegre: ArtMed, 2003. p. 23-45.

KARASAVVIDIS, Ilias. Distributed cognition and educational practice. Journal of Interactive Learning Research, Creta, v. 13, n. 1/2, p. 11-29, 2002.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MORAES, Dirce Aparecida Foletto de. A prova formativa na educação superior: possibilidade de regulação e autorregulação. Estudos em Avaliação Educacional, v. 25, p. 272-294, 2014. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/viewFile/2846/2777. Acesso em: 15 fev. 2023.

MORAES, Dirce Aparecida Foletto de; LIMA, Claudia Maria de; SILVA, Analígia Miranda da. Avaliação da aprendizagem como mediação pedagógica na formação conceitual de universitários. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp. 1, p. 0901-0919, mar. 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15814. Acesso em: 20 fev. 2023.

MORENO-OLIVOS, Tibúrcio. Cambiar la evaluación: un imperativo en tiempos de incertidumbre. Alteridad, v. 16, n. 2, p. 223-234, jul./dic. 2021. Disponível em: https://alteridad.ups.edu.ec/index.php/alteridad/article/view/2.2021.05. Acesso em: 7 fev. 2023.

NÓVOA, António. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022.

NÓVOA, António. Firmar a posição, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out./dez. 2017.

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe. Princípios da avaliação para aprendizagem na educação online. SBC Horizontes, set. 2021. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2021/09/avaliacao-online. Acesso em: 20 fev. 2023.

ROCHA, Telma Brito. A prática avaliativa na educação on-line. Salvador: Eduneb, 2022. Disponível em: http://www.saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/2244. Acesso em: 7 nov. 2022.

SANMARTÍ, Neus. Avaliar para aprender. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SANTOS, Edméa; SILVA, Marco. Desenho didático interativo para educação online. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, n. 49, p. 267-287, jan./abr. 2009. Disponível em: https://rieoei.org/historico/documentos/rie49a11.pdf. Acesso em: abr. 2022.

SALOMON, Gavriel. Distributed cognitions: psychological and educational considerations. Cambridge: CUP, 1993.

TORRES, Patrícia Lupion et al. Formação continuada on-line para professores matice. Revista Diálogo Educacional, v. 8, n. 24, p. 433-444, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.7213/rde.v8i24.3868. Acesso em: 26 abr. 2022.

VILLAS BOAS, Benigna de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2006.

YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

29-08-2023

Como Citar

MORAES, D. A. F. de; TORRES , A. C. P. L. G. C. Pandemia e política de formação docente: estudo de caso sobre a capacitação e contingenciamento. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e6181052, 2023. DOI: 10.14244/198271996181. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6181. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Políticas Educativas e Perspectivas Formativas Pós-Covid-19
##plugins.generic.dates.received## 2022-09-19
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-03-05
##plugins.generic.dates.published## 2023-08-29