Educação Física escolar no ensino remoto durante a pandemia de Covid-19: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996137

Palavras-chave:

Educação Física, Educação, Pandemia de COVID-19, Ensino Remoto.

Resumo

A pandemia de COVID-19 gerou mudanças nos contextos educativos mundiais, como a implementação do ensino remoto. O objetivo desta pesquisa é mapear e analisar estudos sobre Educação Física escolar durante esse período com apoio metodológico de uma revisão sistemática a partir do método de revisão de escopo. Foram definidos descritores (MeSH, DeCS e Thesaurus) e palavras-chave para pesquisa nas bases SciELO, Scopus, PubMed/Medline, Lilacs, Periódicos Capes e Eric, com foco nos temas “Educação Física” e “pandemia”. Inicialmente, foram elencados 162 estudos, e 28 foram analisados para compor esta revisão. Entre esses, 26 artigos abordavam a organização didático-metodológica das aulas e os desafios enfrentados pelos docentes durante a pandemia. O enfoque da maioria das pesquisas foi qualitativo e os instrumentos utilizados foram entrevistas ou questionários para professores de Educação Física. Após análise, evidenciamos que a Educação Física é abordada sob diferentes concepções e tendências pedagógicas que designam os propósitos da área. Constatamos que o período foi de angústia e desconforto para os docentes, tendo gerado contrariedades, mas também aprendizados. Predominaram práticas de reprodução de exercícios voltadas para aptidão física e saúde. O uso das tecnologias gerou grande inquietação e evidenciou a necessidade de inclusão digital e aprofundamento nestas tecnologias. A partir das expectativas e demandas observadas, concluiu-se que é imprescindível refletirmos sobre a dimensão política atrelada ao papel da Educação Física como área do conhecimento que tem relação com o mundo, ressignificando possibilidades factíveis a todas as realidades e assumindo um currículo emancipatório que suscite problematizações alusivas a realidades concretas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiola Berwanger, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda em Educação na linha Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano pela UFPR. Integrante do Centro de Pesquisa em Educação e Pedagogia do Esporte – CEPEPE UFPR. Coordenadora da Equipe de Educação Física na Secretaria Municipal da Educação de Curitiba.

Aline Bichels, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Educação na linha Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano pela UFPR. Integrante do Centro de Pesquisa em Educação e Pedagogia do Esporte – CEPEPE UFPR. Professora de Educação Física na Prefeitura Municipal de Curitiba.

 

Valdomiro de Oliveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professor do PPGR, Programa de Pós-graduação stricto-sensu em Educação, na linha de Cognição Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Coordenador atualmente da linha de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano junto ao programa de Pós-graduação em Educação PPGE (UFPR). Doutor e Mestre em Educação Física pela Unicamp/SP. Professor Associado do Departamento de Educação Física (UFPR).

Gislaine Cristina Vagetti, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2012). Mestrado com pesquisa em processo ensino-aprendizagem na educação física para idosos, pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2006). Professora Associada da Universidade Estadual do Paraná, Curitiba, Campus II.  Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação (UFPR), na linha Cognição Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Professora do Programa de Pós-Graduação em Música (PPG-Mus) na UNESPAR, na linha Música, Cultura e Sociedade.

Referências

ALMONACID-FIERRO, Alejandro; DE CARVALHO, Ricardo Souza; CASTILLO-RETAMAL, Franklin; FIERRO, Manuel. A. The practicum in times of Covid-19: Knowledge developed by future physical education teachers in virtual modality. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, Central University of Venezuela, v. 20, n.3, p. 68–83, 2021. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/global-literature-on-novel-coronavirus-2019-ncov/resource/pt/covidwho-1239326. Acesso em: 15 ago. 2021.

ARKSEY, Hilary; O'MALLEY, Lisa. Scoping studies: towards a methodological framework. International Journal of Social Research Methodology, Reino Unido, v.8, p. 19-32, 2005. Disponível em: https://www.scinapse.io/papers/2075950485#fullText. Acesso em: 13 ago. 2021.

BAENA-MORALES, Salvador; LÓPEZ-MORALES, Juan; GARCÍA-TAIBO, Ollala. La intervención docente en educación física durante el periodo de cuarentena por COVID-19. Retos, Espanha v. 39, p. 388-395, 24 jul. 2020. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/80089/60870. Acesso em: 16 ago. 2021.

BAGNARA, Ivan Carlos; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. O desafio curricular da educação física escolar: sistematizações de uma pesquisa-ação na escola pública. Movimento (ESEFID/UFRGS). v. 25, p. 1-11, jan-dez, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/82888. Acesso em: 16 ago. 2021.

BEARD, Judy; KONUKMAN, Ferman. Teaching Online Physical Education: The Art of Connection in the Digital Classroom., Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v. 91 n. 7, p.49-51, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/07303084.2020.1785772 Acesso em: 14 ago. 2021.

BOSCATTO, Juliano Daniel. Proposta Curricular para a Educação Física no Instituto Federal de Santa Catarina: uma construção colaborativa virtual [tese]. Rio Claro: Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”; 2017.

BOSCATTO, Juliano Daniel; DARIDO, Suraya Cristina. Currículo e educação física escolar: análise do estado da arte em periódicos nacionais. Journal of Physical Education, v. 28, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v28i1.2855. Acesso em: 24 mar. 2023.

CASTELLANI FILHO, Lino. Metodologia do ensino de educação física. 2ª ed. rev., São Paulo: Cortez, 2009.

CURITIBA. Secretaria Municipal da Educação. Currículo do Ensino Fundamental: diálogos com a BNCC da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba 1. ° ao 9. ° ano. v. 4 - Linguagens - Educação Física. In: CURITIBA. Secretaria Municipal da Educação. Currículo do Ensino Fundamental: diálogos com a BNCC da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba 1.° ao 9.° ano. 4 v. Curitiba: SME, 2020. p. 81-133. Disponível em: https://mid educacao.curitiba.pr.gov.br/2020/4/pdf/00272966.pdf. Acesso em: 5 nov. 2021.

EYLER, Amy; SCHMIDT, Laurel; KEPPER, Maura; MAZZUCCA, Stephanie; GILBERT, Amanda; BECK, Alan. Parent Perceptions of Changes in Child Physical Activity During COVID-19 Stay-At-Home Orders. Frontiers in Public Health, v. 9, p. 236-246, 7 jun. 2021. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8215440/. Acesso em: 16 ago. 2021.

FRISKAWATI, Gita Febria; KARISMAN, Vicki Akhmad; SUPRIADI, Dedi; STEPHANI, Mesa Rahmi. Elementary School Physical Education Teachers' Attitudes toward the Use of Mobile Learning during COVID-19 Pandemic. International Journal of Human Movement and Sports Sciences. v.9, p.488-494, mai. 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/351582088_Elementary_School_Physical_Education_Teachers'_Attitudes_toward_the_Use_of_Mobile_Learning_during_COVID-19_Pandemic. Acesso em: 15 ago. 2021.

GARIGLIO, José Ângelo. Fazeres e saberes pedagógicos de professores de Educação Física. Ijuí: Unijuí, 2013.

GARIGLIO, José Ângelo. Saberes da ação pedagógica de professores de educação física. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 8, n. 15, p. 11-32, 31 dez. 2016. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/139/127. Acesso em: 20 ago. 2021.

GODOI, Marcos; KAWASHIMA, Larissa Beraldo; GOMES, Luciane de Almeida; CANEVA, Christiane. As práticas do ensino remoto emergencial de educação física em escolas públicas durante a pandemia de covid-19: reinvenção e desigualdade. Revista Prática Docente, v. 6, n. 1, p. 1-9, 2021. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/995. Acesso em: 17 ago. 2021.

GONÇALVES, Patrick da Silveira; FURTADO, André Osvaldo da Silva; GONÇALVES, Cristina Marin Ribeiro. O uso das tecnologias da informação e comunicação nas aulas de educação física: um relato de experiência. Biomotriz, v. 13, n. 1, p. 5-17, 2019. Disponível em: file:///D:/Usu%C3%A1rio%20do%20Sistema/Downloads/75Texto%20do%20Artigo-223-1-10-20200618%20(4).pdf. Acesso em: 30 out. 2021.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime. Projeto curricular e educação física: o esporte como conteúdo escolar. In: Rezer, R. Org. O fenômeno esportivo: ensaios críticos-reflexivos. Chapecó: Argos, p. 93-114. 2006.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do “não-lugar” da EF escolar. Cadernos de Formação RBCE, 2009. Disponível em: rbce.cbce.org.br/index.php/cadernos/ article/viewFile/978/561. Acesso em 24 mar. 2023.

GONZÁLEZ CALVO, Gustavo; BARBA-MARTÍN, Raul; BORES-GARCÍA, Daniel; HORTIGÜELA ALCALÁ, David. The (virtual) teaching of physical education in times of pandemic. European Physical Education Review, p.1-20. 12 jul. 2021. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1356336X211031533. Acesso em: 17 ago. 2021.

HALL-LÓPEZ, Javier Arturo; OCHOA-MARTÍNEZ, Paulina Yesica. Enseñanza virtual en educación física en primaria en México y la pandemia por COVID-19. Ciencias de la Actividad Física UCM, n. 21, v. 2, p. 1-7. Disponível em: https://doi.org/10.29035/rcaf.21.2.4. Acesso em: 20 ago. 2021.

HAMBALI, Sumbara; AKBARUDDIN, Asep; BUSTOMI, Domi; RIFAI, Achamd; ISKANDAR, Tatang; RIDLO, Azi Faiz; MEIRIZAL, Yopi; RUSMANA, Ruslan; TYAS, Rury Anggoro. The Effectiveness Learning of Physical Education on Pandemic COVID-19. International Journal of Human Movement and Sports Sciences. n. 9 p. 219-223. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/350012540_The_Effectiveness_Learning_of_Physical_Education_on_Pandemic_COVID-19. Acesso em: 18 ago. 2021.

HORTIGÜELA-ALCALÁ, David; GARIJO, Alejandra Hernando; PÉREZ-PUEYO, Àngel. La Educación Física en el contexto COVID-19. Un relato de profesores de diferentes etapas educativas. Retos, Espanha, v. 41, p. 764-774, 23 fev. 2021. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/86368. Acesso em: 15 ago. 2021.

JOANNA BRIGGS INSTITUTE (JBI). Joanna Briggs Reviewers’ Manual. ed. 2014. Australia: JBI. Disponível em: http://joannabriggs.org/assets/docs/sumari/ReviewersManual-2014. Acesso em: 30 out. 2021.

KAMOGA, Seguya; VAREA, Valeria. ‘Let them do PE!’ The ‘becoming’ of Swedish physical education in the age of COVID-19. European Physical Education Review, 6 ago. 2021. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1356336X211036574. Acesso em: 17 ago. 2021.

KAWASHIMA, Larissa Beraldo; SOUZA, Laura Beraldo; FERREIRA, Lilian Aparecida. Sistematização de conteúdos da Educação Física para as séries iniciais. Motriz. Rio Claro, v.15 n.2 p.458-468, abr./jun. 2009. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/8373. Acesso em: 24 mar. 2023.

LÓPEZ-FERNÁNDEZ, Ivan; BURGUEÑO, Rafael; GARCÍA, Rúben Espejo; GIL-ESPINOSA, Francisco Javier. Análisis de propuestas de Educación Física en casa durante la suspensión de clases por la COVID-19 y orientaciones para su diseño en Educación Primaria. Retos, Espanha, n.42, p.872-881, 2021. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/88658. Acesso em: 12 ago. 2021.

MACHADO, Roseli Belmonte; FONSECA, Denise Grosso da; MEDEIROS, Francine Muniz; FERNANDES, Nicolas. Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares. Movimento, Porto Alegre, v. 26, jan/dez. 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/106233. Acesso em: 17 ago. 2021.

MADRID, Silvia Christina de Oliveira; TAQUES, Marcelo José; HONORATO, Ilma Célia Ribeiro; GRANDO, Daiane. Educación Física en la escuela: enseñanza y aprendizaje en tiempos de pandemia. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 26, n. 277, p. 2-19, 8 jun. 2021. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/2832/1408. Acesso em: 17 ago. 2021.

MAYER, Paula Alessandra. Os processos de ensino e aprendizagem da educação física escolar em tempos de pandemia. TCC. 2021. 59f. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/handle/123456789/7124. Acesso em: 29 ago. 2021.

MERCIER, Kevin; CENTEIO, Erin; GARN, Alex; ERWIN, Heather; MARTTINEN, Risto; FOLEY, John. Physical Education Teachers' Experiences With Remote Instruction During The Initial Phase Of The Covid-19 Pandemic. Journal Of Teaching In Physical Education, v. 40, n. 2, p. 337-342, 2021. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/jtpe/40/2/article-p337.xml. Acesso em: 18 ago. 2021.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mario Luis Ferrari. Educação Física, Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

OLIVEIRA, Achilles Alves de; SCHOLZE, Sara. Movimento, criação e expressão em tempos de pandemia: reflexões sobre o ensino de Educação Física e Artes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-8, 8 mai. 2021. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15979. Acesso em: 11 set. 2021.

OLIVEIRA, Tálita Regina; FERREIRA, Veronica Moreira; SILVA, Maria Ivonaide Féliz Duarte da. Desafios em tempos de pandemia: o ensino remoto emergencial da educação física no ensino fundamental. Anais […] CIET: EnPED: 2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1272. Acesso em: 10 nov. 2021.

PAVLOVIC, Andjelka; DEFINA, Laura F.; NATALE, Breanna L.; THIELE, Shelby; WALKER, Timothy J.; CRAIG, Derek W.; VINT, Georgina R.; LEONARD, David; HASKELL, William L.; KOHL, Harold W. Keeping children healthy during and after COVID-19 pandemic: meeting youth physical activity needs. BMC Public Health. v. 21, 11 mar. 2021. Disponível em: https://d-nb.info/1230613706/34. Acesso em: 18 ago. 2021. Acesso em: 19 ago. 2021.

PETERS Micah D. J.; GODFREY, Christina M.; MCINERNEY, Patricia; BALDINI SOARES, Cassia; KHALIL, Hanan; PARKER, Deborah. Capítulo 11: Scoping Reviews. In: AROMATARIS, Edoardo; MUNN, Zachary. (Editores). Joanna Briggs Institute Reviewer's Manual. The Joanna Briggs Institute, 2017. Disponível em: https://reviewersmanual.joannabriggs.org/display/MANUAL/Chapter+11%3A+Scoping+review. Acesso em: 10 ago. 2021.

POSSO PACHECO, Richard Jocobo; OTÁÑEZ ENRÍQUEZ, Nelson Rafael; CÓNDOR CHICAIZA, Jannet Del Rocío; CÓNDOR CHICAIZA, María Gladys; LARA CHALA, Lilian Del Rosario. Remote Physical Education: motor games and kinsthetic intelligence during the COVID-19 pandemic. Revista Podium, v.16, n.2, p.564-575. Disponível em: http://scielo.sld.cu/pdf/rpp/v16n2/en_1996-2452-rpp-16-02-564.pdf. Acesso em: 16 ago. 2021.

RAMÍREZ ARRABAL, Vicente; HERRERO ROBLES, Javier; JIMÉNEZ MARFIL, Salvador. Organización metodológica de una unidad didáctica de educación física en tiempos del covid-19. Retos, Espanha, v. 42, p. 757-766, 11 jun. 2021. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/83766. Acesso em: 15 ago. 2021.

SALDANHA, Luis Caudio Dallier. O discurso do ensino remoto durante a pandemia de COVID-19. Revista Educação e Cultura Contemporânea. v.17, n.50, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/8701/47967205. Acesso em: 21 ago. 2021.

UNESCO. One year into COVID-19 education disruption: Where do we stand? 19 mar. 2021. Disponível em: https://en.unesco.org/news/one-year-covid-19-education-disruption-where-do-we-stand. Acesso em: 30 set. 2021.

VAREA, Valeria; GONZÁLEZ-CALVO, Gustavo; GARCÍA-MONGE, Alfonso. Exploring the changes of physical education in the age of Covid-19. Physical Education and Sport Pedagogy, p. 1-11, 22 dez. 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/17408989.2020.1861233. Acesso em: 17 ago. 2021.

VIEIRA, Douglas Alencar; SANTOS DA COSTA, Louise; SOLANO NEGRÃO, Ângelo; MONTEIRO-SANTOS, Roseane. A perspectiva do professor de educação física para as aulas no contexto da pandemia de covid-19. RENEF, v. 11, n. 16, p. 45–66, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/349167199_A_PERSPECTIVA_DO_PROFESSOR_DE_EDUCACAO_FISICA_PARA_AS_AULAS_NO_CONTEXTO_DA_PANDEMIA_DE_COVID-19. Acesso em: 16 ago. 2021.

VILCHEZ, Jocelyn A; KRUSE, John; PUFFER, Maryjane; DUDOVITZ, Rebecca N. Teachers and School Health Leaders' Perspectives on Distance Learning Physical Education During the COVID-19 Pandemic. The Journal of school health, v. 91, n. 7, p.541–549, 25 mai. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1111/josh.13030. Acesso em: 19 ago. 2021.

YU, Jieun; JEE, Yongseok. Analysis of Online Classes in Physical Education during the COVID-19 Pandemic. Education Sciences, v.11, n.3, Seul, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/educsci11010003. Acesso em: 19 ago. 2021.

Downloads

Publicado

29-08-2023

Como Citar

BERWANGER, F.; BICHELS, A. .; OLIVEIRA, V. de; VAGETTI, G. C. Educação Física escolar no ensino remoto durante a pandemia de Covid-19: uma revisão sistemática . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e6137056, 2023. DOI: 10.14244/198271996137. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6137. Acesso em: 18 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Políticas Educativas e Perspectivas Formativas Pós-Covid-19
##plugins.generic.dates.received## 2022-08-15
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-03-13
##plugins.generic.dates.published## 2023-08-29