Estudantes haitianos na escola pública: uma pesquisa exploratória por entre os discursos, políticas e gestos de um município do interior de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6122Palavras-chave:
Migração, Haitianos, Português como língua de acolhimento, Nova OdessaResumo
O objetivo deste texto é descrever e analisar discursos e práticas que permeiam o ingresso e a permanência de migrantes haitianos na comunidade escolar da cidade Nova Odessa (São Paulo, Brasil). Baseados em uma metodologia qualitativa, de base interpretativista, gestores escolares deste contexto participaram de um grupo focal e, neste, construíram narrativas e estabeleceram posicionamentos sobre a inserção de migrantes em uma escola pública de ensino básico. De modo específico, destacamos o uso da predicação social nos dizeres desses participantes, entendendo que a recorrência do adjetivo parece indicar concepções de acolhimento voltadas ao assistencialismo. Dessa maneira, entendemos que as narrativas (re)produzem e (re)atualizam marcadores de diferença entre “nós” e “eles” no contexto analisado, assim como distanciam a escola de uma infraestrutura intercultural possível.
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