Estado do conhecimento sobre iniciação científica na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995292

Palavras-chave:

Iniciação Científica, Educação Básica, Estado do Conhecimento.

Resumo

A Iniciação Científica presente na escola básica configura-se como importante espaço de construção de conhecimentos relacionados ao campo da ciência, do método científico e da produção de saberes nas mais variadas áreas da ciência. O principal objetivo da presente investigação foi construir um estado do conhecimento sobre Iniciação Científica na educação básica. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica em formato de estado do conhecimento, com recorte temporal adotado entre os anos de 2010-2020, tendo sido selecionadas as bases de dados: IBICT (para teses e dissertações); Google Acadêmico e Scielo (para artigos científicos). Os descritores para composição do corpus da pesquisa foram: “Pesquisa”; “Iniciação Científica”; “Escola”; “Educação Básica”; “Iniciação Científica Júnior”. Os resultados demonstraram a presença de 18 artigos científicos, 05 dissertações e 05 teses. A análise descritiva demonstrou a concentração dos estudos na região concentrada Sul-Sudeste, bem como a recorrência das universidades federais na sua produção. A maior parte dos estudos contou com análise documental, seguida de entrevistas e observações, como recursos de coleta de dados. As conclusões dos estudos apresentaram as potencialidades da IC na formação e motivação dos estudantes, mas também ressaltaram preocupação com a formação pedagógica docente, bem como suscitaram reflexões sobre a importância da educação científica na contemporaneidade.  É possível considerar, portanto, que a presença de práticas de Iniciação Científica na educação básica colabora significativamente na formação critica e cidadã dos estudantes, fomentando o debate em torno da ciência, necessidade cada vez maior no contemporâneo.

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Biografia do Autor

Victor Hugo Nedel Oliveira Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto e Pesquisador do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Daniel Giordani Vasques , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciado e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Adjunto e Pesquisador do Departamento de Educação Física, Fisioterapia e Dança e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

OLIVEIRA, V. H. N. O. .; VASQUES , D. G. . . Estado do conhecimento sobre iniciação científica na educação básica. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e5292104, 2023. DOI: 10.14244/198271995292. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5292. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

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