Processos interativos em cursos de graduação a distância: algumas concepções dos docentes

Autores

Palavras-chave:

Interação, Educação a Distância, Distância Transacional.

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa realizada para a Tese de doutorado Entrelaçamentos humano-afetivos em processos interativos em cursos de graduação a distância em uma IES privada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, estudo de caso, em que os sujeitos da pesquisa foram os professores que, durante o primeiro semestre de 2019, atuavam na mediação pedagógica dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis de uma IES privada. O objetivo deste trabalho é apresentar as concepções dos docentes pesquisados a respeito do processo de interação com os alunos e seus entrelaçamentos com a prática pedagógica, analisando a relação da variável interação com a sensação de distância (Distância Transacional) do ponto de vista dos professores. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram:  questionário, respondido por 14 professores, dos quais foram selecionados 10 para a segunda fase, e entrevistas semiestruturadas. Os cursos a distância trazem novos desafios à prática docente no que se refere à interação, pois o aluno não tem as mesmas características dos alunos dos cursos presenciais: a maior autonomia, o silêncio virtual, a assincronia da comunicação são alguns elementos que representam desafios aos docentes no exercício da prática docente. O papel do professor continua sendo de mediador do processo de ensino e aprendizagem, mas com características diferenciadas. Conclui-se que a interação com o aluno da Educação a Distância traz novos desafios à prática docente a distância, sendo necessário se familiarizar com a presença virtual, utilizando novas estratégias no que se refere à interação com os alunos. Quanto maior é a interação, menor o sentimento de solidão no curso e, portanto, menor a distância transacional por parte dos alunos.

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Biografia do Autor

Blanca Martín Salvago, Universidade Católica Dom Bosco

Coordenadora Pedaggógica da UCDB Virtual.

Maria Cristina Lima Paniago, Universidade Católica Dom Bosco

Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (PPGE-UCDB).

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Publicado

30-11-2021

Como Citar

SALVAGO, B. M. . .; PANIAGO, M. C. L. . Processos interativos em cursos de graduação a distância: algumas concepções dos docentes. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e5027057, 2021. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5027. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Práticas educativas emergentes: desafios na contemporaneidade
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