Processos interativos em cursos de graduação a distância: algumas concepções dos docentes
Palavras-chave:
Interação, Educação a Distância, Distância Transacional.Resumo
Este artigo é um recorte da pesquisa realizada para a Tese de doutorado Entrelaçamentos humano-afetivos em processos interativos em cursos de graduação a distância em uma IES privada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, estudo de caso, em que os sujeitos da pesquisa foram os professores que, durante o primeiro semestre de 2019, atuavam na mediação pedagógica dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis de uma IES privada. O objetivo deste trabalho é apresentar as concepções dos docentes pesquisados a respeito do processo de interação com os alunos e seus entrelaçamentos com a prática pedagógica, analisando a relação da variável interação com a sensação de distância (Distância Transacional) do ponto de vista dos professores. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: questionário, respondido por 14 professores, dos quais foram selecionados 10 para a segunda fase, e entrevistas semiestruturadas. Os cursos a distância trazem novos desafios à prática docente no que se refere à interação, pois o aluno não tem as mesmas características dos alunos dos cursos presenciais: a maior autonomia, o silêncio virtual, a assincronia da comunicação são alguns elementos que representam desafios aos docentes no exercício da prática docente. O papel do professor continua sendo de mediador do processo de ensino e aprendizagem, mas com características diferenciadas. Conclui-se que a interação com o aluno da Educação a Distância traz novos desafios à prática docente a distância, sendo necessário se familiarizar com a presença virtual, utilizando novas estratégias no que se refere à interação com os alunos. Quanto maior é a interação, menor o sentimento de solidão no curso e, portanto, menor a distância transacional por parte dos alunos.
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Referências
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