Práticas e recursos pedagógicos na educação profissional de alunos com deficiência

Autores

  • Cesar Bresolin Salvaro Universidade La Salle
  • Denise Macedo Ziliotto Universidade La Salle
  • Daiane Pinheiro Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994913

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão, Trabalho.

Resumo

A educação profissional, denominada inicialmente ensino industrial, foi instituída no país em 1909 e, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, tem como objetivo preparar para o exercício das profissões. A Educação Profissional de alunos com deficiência buscaria o desenvolvimento dos potenciais dos estudantes, proporcionando o exercício da cidadania; descrita na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, precisa prever e assegurar os serviços atinentes à educação especial para este público. A investigação centra-se na análise das práticas e recursos pedagógicos presentes na educação profissional de alunos com deficiência, com intuito de explicitar esta oferta educativa e suas especificidades. A pesquisa, de característica qualitativa, cunho descritivo e delineamento documental, foi desenvolvida em instituição que oferta percursos de formação para atuação no setor industrial. Os instrumentos para coleta de dados são publicações e documentos institucionais, examinados na perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados indicam a observância de aspectos como a gestão colaborativa, o estabelecimento de diretrizes a partir de publicações institucionais e ainda a realização de flexibilização na matriz curricular dos cursos. Contudo, a história da formação profissional da pessoa com deficiência demonstra incidir majoritariamente na integração dos sujeitos no cenário produtivo, o que é visibilizado no contexto analisado. É importante que o ensino profissionalizante desenvolva instrumentos, estratégias, práticas e recursos de aprendizagem em uma concepção humanista e integradora, promovendo a igualdade de direitos e oportunidades e, sobretudo, a participação ativa na sociedade.

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Biografia do Autor

Cesar Bresolin Salvaro, Universidade La Salle

Mestre em Educação

Denise Macedo Ziliotto , Universidade La Salle

Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo

Daiane Pinheiro , Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA

Doutoranda em Educação

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Publicado

30-11-2021

Como Citar

BRESOLIN SALVARO, C. .; MACEDO ZILIOTTO , D. .; PINHEIRO , D. . Práticas e recursos pedagógicos na educação profissional de alunos com deficiência. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4913062, 2021. DOI: 10.14244/198271994913. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4913. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Práticas educativas emergentes: desafios na contemporaneidade
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