Percepções dos alunos sobre o desenvolvimento de exposições científicas como estratégia de ativismo

Autores

  • Inês Perdigão Damião Universidade de Lisboa
  • Pedro Guilherme Rocha dos Reis Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994911

Palavras-chave:

Ativismo, Exposições Científicas, Educação em Ciências.

Resumo

A situação atual do planeta Terra reitera a necessidade de uma educação em ciências capaz de promover uma cidadania ativa fundamentada em conhecimento científico que possa contribuir para a resolução de problemas sociais e ambientais. Neste estudo de caso, de natureza qualitativa, pretendeu-se estudar as percepções de alunos de Biologia e Geologia sobre as potencialidades educativas do desenvolvimento de uma exposição científica sobre a temática “Ocupação Antrópica e Problemas de Ordenamento” como estratégia de ativismo. Participaram 25 alunos de uma turma de 11.º ano de uma escola pública dos arredores de Lisboa, Portugal. Os alunos trabalharam em projeto durante três semanas, para planearem e elaborarem uma exposição científica que, por fim, foi aberta à comunidade escolar durante uma semana. No processo de recolha de dados, realizado na semana após a conclusão da exposição, foi utilizado um questionário constituído por itens de resposta fechada e de resposta aberta. As respostas às questões de resposta aberta foram submetidas a análise de conteúdo de tipo categorial. Relativamente às questões fechadas foram calculadas as percentagens das respostas obtidas em cada um dos níveis da escala. Os resultados obtidos indicam que, na opinião dos alunos, a estratégia utilizada permitiu o desenvolvimento de competências nos domínios do conhecimento, raciocínio, comunicação, atitudes, criatividade e ativismo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Inês Perdigão Damião, Universidade de Lisboa

Mestre

Pedro Guilherme Rocha dos Reis, Universidade de Lisboa

Dr.

Referências

ALSOP, Steve; BENCZE, Larry. Activism! Toward a more radical science and technology education. In: Activist science and technology education. Springer, Dordrecht, 2014.

APOTHEKER, Jan; BLONDER, Ron; AKAYGUN, Sevil; REIS, Pedro; KAMPSCHULTE, Lorenz; LAHERTO, Antti. Responsible Research and Innovation in secondary school science classrooms: experiences from the project Irresistible. Pure and Applied Chemistry, v. 89, n. 2, 2017.

AZINHAGA, Patrícia Fialho; MARQUES, Ana Rita; REIS, Pedro; TINOCA, Lui?s; BAPTISTA, Mo?nica. A construção de exposições científicas: perceções dos alunos sobre as competências desenvolvidas e impacto na motivação e ambiente em sala de aula. Enseñanza de las ciencias, 2017. Disponível em: https://ddd.uab.cat/record/183633?ln=ca" https://ddd.uab.cat/record/183633?ln=ca. Acesso: 21 fev. 2019.

BENCZE, J. Lawrence; SPERLING, Erin R. Student teachers as advocates for student-led research-informed socioscientific activism. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, v. 12, n. 1, p. 62-85, 2012.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto editora, 1994.

CACHAPUZ, Antônio; PRAIA, João; JORGE, Manuela. Ciência, Educação em Ciência e Ensino das Ciências. Ministério da Educação/Instituto de Inovação Educacional. Lisboa: Ministério da Educação, 2002.

CRESWELL, John. Qualitative Inquiry and Research Design: Choosing among five approaches. Thousand Oaks: Sage, 2007.

ERDURAN, Sibel; SIMON, Shirley; OSBORNE, Jonathan. TAPping into argumentation: Developments in the application of Toulmin's argument pattern for studying science discourse. Science education, v. 88, n. 6, p. 915-933, 2004.

FIGUEIREDO, Carla Cibele. Horizontes da educação para a cidadania na educação básica. DEB (Eds.). Novas Áreas Curriculares. Lisboa: Departamento da Educação Básica, Ministério da Educação (41-66), 2002.

GALVÃO, Cecília; FREIRE, Sofia, FARIA, Cláudia, BAPTISTA, Mónica, REIS, Pedro. Avaliação do currículo das ciências físicas e naturais: percursos e interpretações. Avaliação do currículo das ciências físicas e naturais: percursos e interpretações, 2017.

GALVÃO, Cecília; NEVES, Adelaide; FREIRE, Ana; LOPES, Ana Maria; SANTOS, Maria da Conceição; VILELA, Maria da Conceição; OLIVEIRA, Maria Teresa. Ciências Físicas e Naturais: Orientações Curriculares 3. Ciclo do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação, 2006.

GONÇALVES, Teresa Paula Nico Rego. Investigar em educação: Fundamentos e dimensões da investigação qualitativa. In: Investigar em educação: desafios da construção de conhecimento e da formação de investigadores num campo multireferenciado. Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, 2010, p. 39-62.

GRAY, David. Pesquisa no Mundo Real. Porto Alegre: Penso, 2012.

HAWKEY, Roy. Innovation, inspiration, interpretation: museums, science and learning. Ways of Knowing Journal, v. 1, n. 1, p. 23-31, 2001.

HODSON, Derek. Going beyond STS: Towards a Curriculum for Sociopolitical Action. Science Education Review, v. 3, n. 1, p. 2-7, 2004.

HODSON, Derek. Book Review: Looking to the Future: Building a Curriculum for Social Activism. 2011.

HODSON, Derek. Becoming part of the solution: Learning about activism, learning through activism, learning from activism. In: Activist science and technology education. Springer, Dordrecht, 2014. p. 67-98.

KARAHAN, Engin. Constructing media artifacts in a social constructivist learning environment to enhance students’ environmental awareness and activism. 2012. Tese de Mestrado.

KARAHAN, Engin; ROEHRIG, Gillian. Constructing media artifacts in a social constructivist environment to enhance students’ environmental awareness and activism. Journal of Science Education and Technology, v. 24, n. 1, p. 103-118, 2015.

LINHARES, Elisabete; REIS, Pedro. La promotion de l'activisme chez les futurs enseignant partant de discussion de questions socialement vives. Revue Francophone du Dévelopment Durable, v. 22, n. 1, p. 80-93, 2014.

LINHARES, Elisabete; REIS, Pedro. Capacitação de futuros professores para a ação sociopolítica através de exposições interativas. Linhas Críticas, v. 25, p. 34-55, 2019.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa de Biologia e Geologia 10º e 11º anos. Ministério da Educação, 2003.

MARQUES, Ana Rita Lima. As potencialidades de uma abordagem interdisciplinar entre as ciências naturais e as tecnologias de informação e comunicação no desenvolvimento de um projeto de ativismo ambiental. 2013. Tese de Mestrado.

MARQUES, Ana Rita; REIS, Pedro. Exposições IRRESISTIBLE: o que aprendem os alunos? Enseñanza de las ciencias, n. Extra, p. 4805-4810, 2017. Disponível em: https://ddd.uab.cat/record/183618?ln=ca.Acesso: 21 fev. 2019.

MERRIAM, Sharan. Case study research in education: a qualitative approach. San Francisco: Jossey-Bass, 1988.

MORAIS, Carla; PAIVA, João. Simulação digital e actividades experimentais em Físico?Químicas. Estudo piloto sobre o impacto do recurso “Ponto de fusão e ponto de ebulição” no 7. º ano de escolaridade. Sisifo, n. 3, p. 101-112/EN 97-108, 2007.

PERRENOUD, Philippe. O que fazer da ambiguidade dos programas escolares orientados para as competências. Pátio. Revista pedagógica, v. 23, p. 8-11, 2002.

REIS, Pedro. Da discussão à ação sociopolítica sobre controvérsias sócio-científicas: uma questão de cidadania. Revista ENCITEC, v. 3, n. 1, p. 1-10, 2013.

REIS, Pedro. Promoting students’ collective socio-scientific activism: Teachers’ perspectives. In: Activist science and technology education. Springer, Dordrecht, 2014. p. 547-574.

REIS, Pedro. Cidadania Ambiental e ativismo juvenil. ENCITEC. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 11, n. 1, p. 5-24, 2021.

REIS, Pedro; MARQUES, Ana Rita. As exposições como estratégia de ação sociopolítica: Cenários do projeto IRRESISTIBLE. As exposições como estratégia de ação sociopolítica: Cenários do projeto IRRESISTIBLE, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/24686. Acesso: 21 fev. 2019.

ROTH, Wolff-Michael. Learning science in/for community. Comunicac?a?o apresentada no Congreso Ensen?anza de las Cie?ncias, Barcelona. Anais. 2001

SADLER, Troy D.; DAWSON, Vaille. Socio-scientific issues in science education: Contexts for the promotion of key learning outcomes. In: Second international handbook of science education. Springer, Dordrecht, 2012. p. 799-809.

SADLER, Troy D.; FOWLER, Samantha R. A threshold model of content knowledge transfer for socioscientific argumentation. Science Education, v. 90, n. 6, p. 986-1004, 2006.

SANTAMARÍA GONZÁLEZ, Fernando. Redes sociales y comunidades educativas. Posibilidades pedagógicas. Telos, v. 76, 2008.

SANTAMARÍA GONZÁLEZ, Fernando. Redes sociales educativas. Nuevas tendencias de e-learning y actividades didácticas innovadoras. Madrid: Landeta CEF, 2010.

SCHEID, Neusa Maria John; REIS, Pedro. As tecnologias da informação e da comunicação e a promoção da discussão e ação sociopolítica em aulas de ciências naturais em contexto português. Ciência & Educação (Bauru), v. 22, n. 1, p. 129-144, 2016.

SPERLING, Erin; BENCZE, John Lawrence. “More Than Particle Theory”: Citizenship Through School Science. Canadian journal of science, mathematics and technology education, v. 10, n. 3, p. 255-266, 2010.

UNESCO. A cie?ncia para o se?culo XXI: uma nova visa?o e uma base de ac?a?o. Brasi?lia: UNESCO, ABIPTI. 2003.

VON AUFSCHNAITER, Claudia; ERDURAN, Sibel; OSBORNE, Jonathan; SIMON, Shirley. Arguing to learn and learning to argue: Case studies of how students' argumentation relates to their scientific knowledge. Journal of Research in Science Teaching: The Official Journal of the National Association for Research in Science Teaching, v. 45, n. 1, p. 101-131, 2008.

Downloads

Publicado

30-11-2021

Como Citar

PERDIGÃO DAMIÃO, I. .; GUILHERME ROCHA DOS REIS, P. . Percepções dos alunos sobre o desenvolvimento de exposições científicas como estratégia de ativismo. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4911050, 2021. DOI: 10.14244/198271994911. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4911. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Práticas educativas emergentes: desafios na contemporaneidade
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-01
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-01-05
##plugins.generic.dates.published## 2021-11-30