Marino: litorais entre a socioeducação e a educação especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994709

Palavras-chave:

Adolescente em conflito com a lei, Educação especial, Escolarização, Deficiência.

Resumo

O artigo trata do processo de escolarização de jovens que cometeram ato infracional e cumprem medida privativa de liberdade na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE-RS). Busca-se, também, os encontros entre a socioeducação e a educação especial. A construção do caso, como metodologia oriunda da psicanálise, articula o singular do caso ao universal da regulação jurídica, além dos limites e possibilidades do atendimento institucional. Apoia-se, para além das entrevistas, em relatórios técnicos e médicos, em pareceres pedagógicos e no plano individual de atendimento para tecer o argumento. A trajetória de Marino assemelha-se a de tantos outros jovens brasileiros pobres, em sua maioria pretos ou pardos, posicionados em uma situação extrema e caracterizada pela ausência de direitos básicos; suas necessidades educacionais especiais são identificadas e o atendimento educacional especializado ganhou registro no contexto escolar; entretanto, o encaminhamento não se efetiva. Embora haja legislações específicas, o diálogo intersetorial não é privilegiado e pouco auxilia nos processos restaurativo e educativo previstos pelo sistema de proteção integral ao jovem. Dessa forma, poucos reconhecem a dupla vulnerabilidade que acomete um jovem em conflito com a lei em situação de deficiência.

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Biografia do Autor

Wesley Ferreira de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Assistente Social (UNA), Mestre em Educação e Especialização em Saúde Mental Coletiva, ambas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Carla Karnoppi Vasques , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Programa de Pós- graduação em Educação. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura (NUPPEC), Eixo I - Educação especial, psicanálise e experiência formativa.

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Publicado

24-03-2021

Como Citar

FERREIRA DE CARVALHO, W. .; KARNOPPI VASQUES , C. . Marino: litorais entre a socioeducação e a educação especial. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4709040, 2021. DOI: 10.14244/198271994709. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4709. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação em prisões: experiências educativas, formação de professores e de agentes socioeducativos
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