Comunidades de Aprendizagem e práticas colaborativas nos processos de inserção profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994261

Palavras-chave:

Comunidades de aprendizagem, Grupos colaborativos, Cultura da escola, Inserção profissional.

Resumo

O trabalho colaborativo se apresenta como resposta ao individualismo marcado historicamente na cultura das instituições escolares. O artigo analisa os modos de colaboração que constituem as comunidades de aprendizagem profissional, suas relações com a cultura da escola e com o processo de inserção de professores iniciantes. As formas de interação entre docentes nos locais de trabalho e descritas como colaboração nem sempre expressam metas, ações comuns e decisões mais amplas que envolvem a melhoria das práticas, dos conhecimentos e das concepções e que resultem na qualidade da docência e da gestão. A instituição escolar precisa se posicionar em relação a essas decisões e criar condições para que novas formas de colaboração beneficiem o trabalho pedagógico do professor. As características e dimensões dos grupos colaborativos constituídos como comunidades de aprendizagem são exploradas a partir de critérios apresentados pela literatura na perspectiva de assegurar a aprendizagem e o desenvolvimento profissional dos professores em inserção profissional. A análise de uma experiência pedagógica de aprendizagem colaborativa no âmbito da pesquisa de professores e da relação universidade-escola é apresentada como potencializadora da reflexão, do questionamento de crenças e valores, assim como da problematização das escolhas didáticas que orientarão a prática de professores na sala de aula.

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Biografia do Autor

Laurizete Ferragut Passos, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO – PUC-SP

Doutora em Educação pela USPProfessora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.Coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores e Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação.

Maria de Fátima Ramos de Andrade, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL

 Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Comunicação Semiótica pela PUC/SP e pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas. Professora do Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura do Mackenzie e do Curso de Pedagogia e do Mestrado Profissional em Educação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP).

Ana Silvia Moço Aparicio, UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL

Mestrado e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pós-doutora em Educação pela Fundação Carlos Chagas. Atualmente é professora do Curso de Pedagogia e do Mestrado Profissional em Educação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP).

Elana Cristiana dos Santos Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Educação de Niterói com atuação na gestão da Secretaria Municipal de Educação. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutouranda em Educação pelo mesmo Programa e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (GEPED-UFRJ).

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Publicado

09-10-2020

Como Citar

PASSOS, L. F.; ANDRADE, M. de F. R. de; APARICIO, A. S. M.; COSTA, E. C. dos S. Comunidades de Aprendizagem e práticas colaborativas nos processos de inserção profissional. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e4261115, 2020. DOI: 10.14244/198271994261. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4261. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação e inserção profissional de professores iniciantes: conceitos e práticas
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