Colaboração entre professores do ensino comum e especial em um município paraense

Autores

  • Rossicleide Santos da Silva Professora de Anos Iniciais e técnica na Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua/PA
  • Carla Ariela Rios Vilaronga Docente do Instituto Federal de São Carlos Docente colaboradora do Programa de Pós Graduação em Educação Especial

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994147

Palavras-chave:

Educação especial, Educação inclusiva, Professor educação especial, Regime de colaboração.

Resumo

O ensino colaborativo é um modelo de apoio que pode dar suporte ao trabalho em conjunto entre os professores da Educação Especial e da classe comum, de forma que esses possam atuar de maneira colaborativa na sala de aula em prol do aluno Público Alvo da Educação Especial (PAEE) e, por conseguinte, auxiliar a turma como um todo.  O objetivo da pesquisa foi o de analisar uma experiência formativa que congregou conteúdos teóricos com a reflexão sobre a prática de coensino, tendo como estratégia de implementação de práticas colaborativas o assessoramento no espaço escolar. Foi baseado nos pressupostos da pesquisa ação colaborativa, na qual o pesquisador e pesquisado vão em busca de resposta para um objetivo em comum. A pesquisa ocorreu em um Município paraense com 25 professores da educação especial, por meio das intervenções formativas que ocorreram em momentos entremeados de teorias e prática, com a pesquisadora atuando como consultora dentro do espaço escolar. Percebeu-se que a colaboração entre professores foi construída por meio das pequenas relações, como na hora do café, no planejamento das atividades para as salas comum/recursos, principalmente quando começaram a se apropriar de conhecimentos teóricos específicos sobre o modelo de apoio. Concluiu-se que a pesquisa fomentou o processo de colaboração, favoreceu o uso de estratégias do ensino colaborativo para alguns docentes e foi observada mudança na prática frequente da retirada do aluno da sala comum e o pensar na acessibilidade para ele nesse espaço.

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Biografia do Autor

Rossicleide Santos da Silva, Professora de Anos Iniciais e técnica na Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua/PA

Mestrado em Educação Especial

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Publicado

23-02-2021

Como Citar

SILVA, R. S. da; VILARONGA, C. A. R. Colaboração entre professores do ensino comum e especial em um município paraense. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4147009, 2021. DOI: 10.14244/198271994147. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4147. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

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