Mapeamento de professores com deficiência atuantes na rede pública municipal de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994024

Palavras-chave:

Pessoa com deficiência, Formação de professores, Direito social, Barreiras.

Resumo

Diversas são as discussões sobre os direitos das pessoas com deficiência e a efetivação destes tanto no âmbito acadêmico como social, educacional e das políticas públicas. Entretanto, os estudos acadêmicos constatam que o Brasil ainda caminha na tentativa de garantia destes direitos e no âmbito educacional pouco se discute sobre o professor com deficiência na escola. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo realizar um mapeamento de professores com deficiência atuantes na rede pública municipal de São Paulo, a fim de verificar quantos e quais são as suas características, por meio da análise estatística dos microdados de docentes com deficiência nesse município provenientes da sinopse estatística da educação básica no ano de 2018. Com a análise quantitativa, utilizando o software SPSS Statistics®, obteve-se dezoito sujeitos de pesquisa, correspondendo a 0,05% do total de docentes do município. Destes, a maioria era mulher, possuía deficiência física, atuava na educação infantil e fundamental I nas regiões periféricas da cidade e com formação inicial em instituições particulares de ensino superior. Estes dados revelam que a porcentagem de docentes com deficiência é diminuta, destacando a importância de mais estudos na área para se pensar em políticas públicas que garantam o acesso à profissão docente e à permanência destes na rede.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Talita Delfino, Universidade de São Paulo

Mestranda em educação pela Universidade de São Paulo (USP). Possui especialização em educação inclusiva/deficiência múltipla pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015), Bacharel e Licenciada plena em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2012). Atualmente é professora do atendimento educacional especializado na Prefeitura Municipal de São Paulo. Atuando nas seguintes temáticas: Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Formação de Professores.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

ANDRADE, Eliane Ribeiro; NUNES, Maria Fernanda Rezende. O perfil dos professores brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam. Pesquisa Nacional UNESCO. São Paulo: Moderna, 2004.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Pesquisa qualitativa em educação. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, Brasília, 1988.

BRASIL. Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 jul. 1991.

BRASIL. Decreto-lei nº 3.956, de 8 de outubro de 2001. Promulga a Convenção interamericana para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 09 out. 2001.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Secretaria de Inspeção do Trabalho. A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. 2. ed. Brasília: MTE/SIT, 2007.

BRASIL. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: decreto legislativo nº 186, de 09 de julho de 2008: decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2011.

CARVALHO, Marilia Pinto de. Uma busca teórica. In: CARVALHO, Marilia Pinto de. No coração da sala de aula: gênero e trabalho docente nas séries iniciais. São Paulo: Xamã, 1999.

CARVALHO, Rosita Edler. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004.

GERMANO, Jéssica. Censo da educação básica e docência: uma análise dos indicadores sobre professores com deficiência no estado do Paraná. 2015. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Educação, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015.

LEONART, Ana Paula de Souza. A inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, v. 2, n. 2, Curitiba: UniBrasil, jun./dez. 2007.

MACIEL, Maria Regina Cazzaniga. Portadores de deficiência: a questão da inclusão social. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 2, p. 51-56, São Paulo, fev. 2000.

NERI, Marcelo. Inclusão empregatícia formal. In: NERI, Marcelo; PINTO, Alexandre; SOARES, Wagner; COSTILLA, Hessia. (Orgs.). Retratos da deficiência no Brasil. Rio Janeiro: FGV/IBRE, CPS, 2003.

OLIVEIRA, Marileide Antunes de; GOULART JÚNIOR, Edward; FERNANDES, José Munhoz. Pessoas com deficiência no mercado de trabalho: considerações sobre políticas públicas nos Estados Unidos, União Europeia e Brasil. Revista brasileira de educação especial, v. 15, n. 2, p. 219-232, Marília, maio/ago. 2009.

RIGOTTI, José Irineu Rangel; CERQUEIRA, Cézar Augusto. As bases do INEP e os indicadores educacionais: conceitos e aplicações. In: RIOS-NETO, Eduardo Luiz Gonçalves; RIANI, Juliana de Lucena Ruas. Introdução à demografia da educação. Campinas: Associação Brasileira de Estudos Populacionais – ABEP, 2004. p. 73-87.

SANTOS, Genivalda. Relações raciais e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro edições, 2013.

SKLIAR, Carlos. Outras alteridades, outras perguntas: outras políticas educativas? In: SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Caderno Temático de Formação III. Currículo e Diversidade. Educação Especial: novas perspectivas em uma educação inclusiva. São Paulo: SME, Diretoria de Orientação Técnica, 2004.

STUCKERT, Kelen Cristina Borges da Silva. Professores com deficiência de escolas públicas de Brasília: opiniões e percepções sobre inclusão educacional e lei de cotas. 2009. 46 f. TCC (Pós-Graduação) - Curso de Especialização em Educação Profissional e Tecnologia Inclusiva, Pesquisa e Pós-graduação, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato-Grosso, Brasília, 2009.

ZEICHNER, Kenneth; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social. Cadernos de Pesquisa. v. 35, n. 125, p. 63-80, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, maio/ago. 2005.

Downloads

Publicado

23-02-2021

Como Citar

DELFINO, T.; SILVA, C. P. da. Mapeamento de professores com deficiência atuantes na rede pública municipal de São Paulo. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4024006, 2021. DOI: 10.14244/198271994024. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4024. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2020-03-10
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-09-01
##plugins.generic.dates.published## 2021-02-23