Formação docente e inclusão: professores de educação física e olhares sobre estudantes com necessidades especiais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993898

Palavras-chave:

Formação Docente, Educação Física Escolar, Inclusão Educacional.

Resumo

O presente estudo objetivou verificar se a formação inicial e continuada de professores de Educação Física atuantes no Ensino Fundamental Anos Iniciais de uma rede pública municipal do noroeste paranaense contribui para o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais (TEA/TDAH) no âmbito escolar. Participaram do estudo 06 professores de Educação Física, que responderam a uma entrevista semiestruturada sobre a formação inicial e continuada, estrutura física, material e pessoal e os aspectos inerentes a aptidão ao trabalho docente com alunos com TEA e TDAH. A análise dos dados ocorreu conforme pressupostos de análise de conteúdo com o tratamento dos dados em ordenação; classificação; e análise propriamente dita. Ocorreu a organização dos resultados pelos significados, aproximação e agrupamento das palavras contidas nas respostas. Os resultados apontaram que os docentes não possuem formação continuada que se origina da unidade gestora. Suas formações inicial e continuada (curso de especialização) possibilitaram uma base de conhecimentos para otimizar sua atuação no trato com os alunos que demande de atendimento educacional especializado. Os aspectos físicos e materiais são abundantes, porém o professor de apoio não acompanha os alunos nas aulas. Aponta-se para a necessidade de formações específicas e olhares atentos a um acompanhamento profissional específico nas aulas de Educação Física e para as demandas envolvendo crianças com TEA e TDAH.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anderson Cristian Barreto, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Ingá (2010) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2021). Atualmente é professor mediador do Centro de Ensino Superior de Maringá (UNICESUMAR) e professor de educação física - Secretaria de Educação de Maringá (SEDUC/MGÁ). Tem experiência na área de educação física escolar, com ênfase em Políticas Educacionais de Formação e Trabalho Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, formação e trabalho docente, identidade docente e currículo.

Marcio Rafael da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e mestrado em Educação Física - Uel - Uem pela Universidade Estadual de Londrina (2017). Iniciou o Doutorado em julho de 2021 pelo Programa de Pós-Graduação associada UEL/UEM. Atualmente é assistente técnico da Seleção Brasileira feminina de Goalball - Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais, diretor pedagógico e técnico esportivo do INSTITUTO ROBERTO MIRANDA e professor do Instituto Rhema Educação. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: goalball, deficiência visual, dor, qualidade de vida e lesões esportivas.

Vânia de Fátima Matias de Souza, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Pós-doutora em Educação. Professora orientadora do Programa de Pós-graduação em Educação, orientando Mestrado e Doutorado. Professora do PROEF-UEM. Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá.

Referências

ALVES, Maria Luiza Tanuri et al. Physical education classes and inclusion of children with disability: brazilian teachers’ perspectives. Movimento, Porto Alegre, V. 23, N. 4, p. 1229-1244, out./ dez., 2017.

ANDRADE, José Milton Azevedo; FREITAS, Ana Paula. Possibilidades de atuação do professor de educação física no processo de aprendizagem de alunos com deficiência. Movimento, Porto Alegre, V. 22 n. 4, p. 1163-1176, 2016.

BARBOSA, Marily Oliveira. O transtorno do espectro autista em tempos de inclusão escolar: o foco nos profissionais de educação. Revista Educação Especial, Santa Maria, V. 31, N. 61, p. 299-310, 2018.

BISCONSINI, Camila Rinaldi; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bassoli de. A prática como componente curricular na formação inicial de professores de educação física. Movimento, Porto Alegre, V. 24, N. 2, p. 455-470, 2018.

BOATO, Elvio Marcos. A Educação Física Escolar frente aos desafios da educação inclusiva. In: CHICON, Francisco e RODRIGUES, Gracielle Massoli (orgs). Educação Física e os desafios da inclusão. Vitoria, EDUFES, 2013, 211 p.

BRASIL, Lei nº 13.861, de 18 de julho de 2019. Altera a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, para incluir as especificidades inerentes ao transtorno do espectro autista nos censos demográficos. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/l13861.htm. Acesso em: 28 ago. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Dispõe sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 10 dez. 2019.

CARVALHO, Camila Lopes de et al. Inclusão na educação física escolar: estudo da tríade acessibilidade-conteúdo-atitudes. Motrivivência, V. 29, n. esp., p. 144-161, dez., 2017.

CHICON, José Francisco. Compreendendo a inclusão/exclusão no contexto da Educação Física Escolar In: CHICON, Francisco e RODRIGUES, Gracielle Massoli (orgs). Educação Física e os desafios da inclusão. Vitoria, EDUFES, 2013, 211 p.

CHICON, José Francisco. Inclusão e Exclusão no Contexto da Educação Física Escolar. Movimento. Porto Alegre, V. 14, N. 01, p. 13-38, jan./abr., 2018.

CHICON, José Francisco; CRUZ, Gilmar de Carvalho. Formação Continuada, educação física e inclusão. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. V. 36, N. 2, p. S815-S829, abr./jun., 2014.

CHICON, José Francisco; MENDES, Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira; e SILVA DE SÁ, Maria das Graças Carvalho. Educação física e inclusão: a experiência na Escola Azul. Movimento, Porto Alegre, V. 17, N. 04, p. 185-202, out./dez., 2011.

CHICON, José Francisco; SILVA DE SÁ, Maria das Graças Carvalho. Inclusão na educação física escolar: considerações sobre a constituição da subjetividade humana. Movimento, Porto Alegre, V. 17, N. 01, p. 41-58, jan./mar., 2011.

CHICON, José Francisco et al. Educação física e inclusão: a mediação pedagógica do professor na brinquedoteca. Movimento, Porto Alegre, V. 22, n. 1, p. 279-292, jan./mar., 2016.

COSTA, Valdelucia Alves da. Formação de professores e educação inclusiva frente às demandas humanas e sociais: para quê? In: MIRANDA, Theresinha Guimarães e GALVÃO FILHO, Teófilo Alves (orgs). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador, EDUFBA, 2012, 491 p.

CROCHIK, José Leon. Educação Inclusiva e preconceito: desafios para a prática pedagógica. In: MIRANDA, Theresinha Guimarães e GALVÃO FILHO, Teófilo Alves (orgs). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador, EDUFBA, 2012, 491 p.

DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Polêmicas do nosso tempo. 1ª Edição, 1ª Reimpressão. Campinas, Autores Associados, 2008, 106 p.

FARIA, Karla Tomaz et al. Atitudes e práticas pedagógicas de inclusão para o aluno com autismo. Revista Educação Especial, Santa Maria, V. 31, N. 61, p. 353-370, abr./jun., 2018.

FIORINI, Maria Luiza Salzani; MANZINI, Eduardo José. Dificuldades e sucessos de professores de Educação Física em relação à inclusão escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, V. 22, N. 1, p. 49-64, jan./mar., 2016.

FLORES, Patrick Paludett et al. Formação inicial de professores de Educação Física: em destaque o Estágio Curricular Supervisionado. Biomotriz (Unicruz), V. 12, N. 2, p. 224-242, agosto, 2018.

FONSECA, Michele Pereira de Souza da; SANTOS, Mônica Pereira dos. Culturas, politicas, e práticas de inclusão na formação de professores em Educação Física: analisando ementas. Movimento, Porto Alegre, V. 17, N. 01, p. 95-116, jan./mar., 2011.

FREITAS, Neli Klix. Educação Inclusiva e cidadania: aproximações e contradições. Revista Eletrônica de Educação, V. 5, N. 1, p. 40-56, mai., 2011.

GREGUOL, Marcia; MALAGODI, Bruno Marson; CARRARO, Attilio. A. Inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física: atitudes de professores nas escolas regulares. Revista Brasileira de Educação Especial, V. 24, N. 1, p. 33-44, jan,/mar., 2018.

LARA, Larissa Michele et al. Qualidade na educação/educação física escolar latino-americana: encontro de vozes nada dissonantes. Journal of Physical Education, Maringá, V. 29, N. 1, p. 3-11, e2929, 2018.

MANDARINO, Claudio Marques. Sitiamentos sobre a in/exclusão na Educação Física Escolar. In: CHICON, Francisco e RODRIGUES, Gracielle Massoli (orgs). Educação Física e os desafios da inclusão. Vitoria, EDUFES, 2013, 211 p.

MARTINS, Celina Luiza Raimundo. Educação Física Inclusiva: atitudes docentes. Movimento, Porto Alegre, V. 20, N. 2, p. 637-657, abr./jun., 2014.

MARTINS, Lucia de Araújo Ramos. Reflexões sobre a formação de professores com vistas à educação inclusiva. In: MIRANDA, Theresinha Guimarães e GALVÃO FILHO, Teófilo Alves (orgs). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador, EDUFBA, 2012, 491 p.

MEDEIROS, Lucas Rawan Ferreira de; GAMA, Daniel Traina; FERRACIOLI, Marcela de Castro. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade: conhecimento de professores e estudantes de educação física. Revista Psicopedagogia, V. 35, N. 107, p. 191-202, 2018.

MEYRELLES DE JESUS, Denise; EFFGEN, Ariadna Pereira Siqueira. Formação docente e práticas pedagógicas: conexões, possibilidade e tensões. In: MIRANDA, Theresinha Guimarães; GALVÃO FILHO, Teófilo Alves (orgs). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador, EDUFBA, 2012, 491 p.

MINAYO, Maria Cecília de Souza, DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Vozes, 2016.

NOGUEIRA, Carla Pires; BARBOSA, Mirna Rossi; ROSSI-BARBOSA, Luiza Augusta Rosa. Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade e o olhar dos professores: uma revisão integrativa. Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde, V. 2, N. 2, p. 60-68, 2015.

NUNES, Camila de Silva; GELLER, Marlise. A percepção dos professores diante da inclusão de crianças com tdah. Anais […] do XIII Congresso Nacional de Educação – Formação de professores: contextos, sentidos e práticas. Curitiba, PR, Brasil. p. 1535-1551, agosto, 2017.

PACHECO, Jaime; ALVES, Maria Luiza Tanuri; DUARTE, Edison. A formação inicial de professores de educação física acerca da inclusão: um estudo diagnostico no Chile. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, V. 31, N. 3, p. 619-27, jul./set., 2017.

PIMENTEL, Susana Couto. Formação de professores para a inclusão: saberes necessários e percursos formativos. In: MIRANDA, Theresinha Guimarães e GALVÃO FILHO, Teófilo Alves (orgs). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador, EDUFBA, 2012, 491 p.

POKER, Rosimar Bortolini, VALENTIM, Fernanda Oscar Dourado; GARLA, Isadora Almeida. Inclusão escolar e formação inicial de professores: a percepção de alunos egressos de um curso de pedagogia. Revista Eletrônica da Educação, v. 11, n. 3, p.876-889, set./dez., 2017.

RATINAUD, Pierre. Iramuteq. Disponível em: http://www.iramuteq.org/. Acesso em: 28 ago. 2023.

RIBEIRO, Mendonça Ribeiro; MELO, Nínive Rodrigues Cavalcanti de; SELLA, Ana Carolina. A inclusão de estudantes com autismo na rede municipal de ensino de Maceió. Revista Educação Especial, Santa Maria, V. 30, N. 58, p. 425-440, mai./ago., 2017.

ROCHA, Aila Narene Dahwache Criado et al. Intervenção junto a indivíduos com transtornos do espectro do autismo: a percepção profissional. Revista Educação Especial, Santa Maria, V. 31, N. 61, p.417-430, abr./jun., 2018.

RODRIGUES, Graciele Massoli. O ser e o fazer na Educação Física: Reflexões acerca do processo de inclusão escolar. In: CHICON, Francisco e RODRIGUES, Gracielle Massoli (orgs). Educação Física e os desafios da inclusão. Vitoria, EDUFES, 2013, 211 p.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MARTINS, Bruno Sena. O pluriverso dos Direitos Humanos: a diversidade das lutas pela dignidade. 1ª Edição. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2019, 538 p.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 8ª ed. São Paulo. Cortez. 2018, 109 p.

SIMÕES, Anaís Suassuna et. al. A Educação Física e o trabalho educativo inclusivo. Porto Alegre, Movimento, V. 24, N. 1, p. 35-48, jan./mar., 2018.

SOBREIRA, Vickele; LIMA, Solange Rodovalho; NISTA-PICCOLO, Vilma Lení. A percepção dos futuros professores de educação física sobre a preparação no trabalho com pessoas com deficiência. Pensar a Prática, Goiânia, V. 18, N. 1, p. 138-151, jan./mar., 2015.

SOUZA, Vania de Fátima Matias de et al. Da ação pedagógica à mudança da prática docente: os jogos e brincadeiras em uma experiência com o ensino médio. Pensar a Prática, Goiânia, V. 20, N. 4, p. 3-14, jan./mar., 2017.

SOUZA, Vania de Fátima Matias de et al.. Formação continuada na implementação do esporte educacional na educação física escolar. Pensar a prática, Goiânia, V. 21, N. 4, out./dez. 2018.

SUZART, Cleverson et al. Compreendendo o território-lugar como ponto de partida para a inclusão social. In: DIAZ, Feliz et al. (orgs.). Educação Inclusiva, Deficiência e Contexto Social: questões contemporâneas. Salvador, Edufba, 2009, 354 p.

Downloads

Publicado

29-09-2023

Como Citar

BARRETO, A. C.; SILVA, M. R. da; SOUZA, V. de F. M. de. Formação docente e inclusão: professores de educação física e olhares sobre estudantes com necessidades especiais. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e3898065, 2023. DOI: 10.14244/198271993898. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3898. Acesso em: 27 maio. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2019-12-20
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-03-18
##plugins.generic.dates.published## 2023-09-29