Formação docente e inclusão: professores de educação física e olhares sobre estudantes com necessidades especiais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993898

Palavras-chave:

Formação Docente, Educação Física Escolar, Inclusão Educacional.

Resumo

O presente estudo objetivou verificar se a formação inicial e continuada de professores de Educação Física atuantes no Ensino Fundamental Anos Iniciais de uma rede pública municipal do noroeste paranaense contribui para o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais (TEA/TDAH) no âmbito escolar. Participaram do estudo 06 professores de Educação Física, que responderam a uma entrevista semiestruturada sobre a formação inicial e continuada, estrutura física, material e pessoal e os aspectos inerentes a aptidão ao trabalho docente com alunos com TEA e TDAH. A análise dos dados ocorreu conforme pressupostos de análise de conteúdo com o tratamento dos dados em ordenação; classificação; e análise propriamente dita. Ocorreu a organização dos resultados pelos significados, aproximação e agrupamento das palavras contidas nas respostas. Os resultados apontaram que os docentes não possuem formação continuada que se origina da unidade gestora. Suas formações inicial e continuada (curso de especialização) possibilitaram uma base de conhecimentos para otimizar sua atuação no trato com os alunos que demande de atendimento educacional especializado. Os aspectos físicos e materiais são abundantes, porém o professor de apoio não acompanha os alunos nas aulas. Aponta-se para a necessidade de formações específicas e olhares atentos a um acompanhamento profissional específico nas aulas de Educação Física e para as demandas envolvendo crianças com TEA e TDAH.

 

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Biografia do Autor

Anderson Cristian Barreto, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Ingá (2010) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2021). Atualmente é professor mediador do Centro de Ensino Superior de Maringá (UNICESUMAR) e professor de educação física - Secretaria de Educação de Maringá (SEDUC/MGÁ). Tem experiência na área de educação física escolar, com ênfase em Políticas Educacionais de Formação e Trabalho Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, formação e trabalho docente, identidade docente e currículo.

Marcio Rafael da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e mestrado em Educação Física - Uel - Uem pela Universidade Estadual de Londrina (2017). Iniciou o Doutorado em julho de 2021 pelo Programa de Pós-Graduação associada UEL/UEM. Atualmente é assistente técnico da Seleção Brasileira feminina de Goalball - Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais, diretor pedagógico e técnico esportivo do INSTITUTO ROBERTO MIRANDA e professor do Instituto Rhema Educação. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: goalball, deficiência visual, dor, qualidade de vida e lesões esportivas.

Vânia de Fátima Matias de Souza, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Pós-doutora em Educação. Professora orientadora do Programa de Pós-graduação em Educação, orientando Mestrado e Doutorado. Professora do PROEF-UEM. Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

29-09-2023

Como Citar

BARRETO, A. C.; SILVA, M. R. da; SOUZA, V. de F. M. de. Formação docente e inclusão: professores de educação física e olhares sobre estudantes com necessidades especiais. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e3898065, 2023. DOI: 10.14244/198271993898. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3898. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

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