Cuidado de si parrésico, memória e esquecimento: ancoragens psicagógicas e filo-pedagógicas nas Cartas a Lucílio

Autores

  • Ibrahim Camilo Ede Campos Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Walter Matias Lima Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993890

Palavras-chave:

Filosofia da educação, Pedagogia e Educação, Função pedagógica, Relações pedagógicas.

Resumo

O presente artigo discute as modulações temporais da memória e do esquecimento no âmbito do cuidado de si e da parrésia ética, utilizando as Cartas a Lucílio, de Sêneca, como contributo histórico-filosófico para prover a Educação de uma eticidade psicagógica. Em um primeiro momento, são apresentadas bases teóricas filosóficas e psicológicas sobre a memória e o esquecimento, a fim de equilibrar as assimetrias axiológicas entre ambos, ocorrentes na sociedade e nas instituições escolares. A reivindicação do esquecimento como estratégia educativa implica a superação de modelos epistemológicos centrados em processos mnemônicos para a aquisição e a acumulação de conhecimentos objetivos, impessoais e com finalidades estritamente performativas. Sêneca, educador de Lucílio, é considerado um dos principais filósofos da antiguidade ligados à introspecção como exercício filosófico, seara fértil para a exploração das profícuas relações entre memória e esquecimento. As epístolas senequianas, com profundas reflexões sobre o tempo e suas declinações existenciais, são repletas de volição pedagógica, de valorização das emoções e das experiências, de verdade moral e de busca conjunta e incessante da felicidade que coincide com o bem moral. Tais elementos despontam como qualidades requeridas pela Educação em um mundo problemático, que nega a perda do presente pela adesão sôfrega e irrestrita à imediatidade. Mundo desprovido, ademais, de uma rigidez moral codificada, no qual os sujeitos educativos têm de se construir nas relações consigo próprios, no tempo presente, servindo-se das fontes da memória e do esquecimento na experimentação espiritual de si pelo cuidado do outro.

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Biografia do Autor

Ibrahim Camilo Ede Campos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutorando pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Programa de Pós-Graduação em Educação. Linha de pesquisa: Processos Educativos. Grupo de pesquisa: Filosofia e Educação e Ensino de Filosofia. Bolsista FAPEAL/CAPES.

Walter Matias Lima, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Pós-Doutor pela Université Rennes II. Doutor pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação. Linha de pesquisa: Processos educativos. Grupo de pesquisa: Filosofia e Educação e Ensino de Filosofia.

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Publicado

23-02-2021

Como Citar

CAMPOS, I. C. E.; LIMA, W. M. Cuidado de si parrésico, memória e esquecimento: ancoragens psicagógicas e filo-pedagógicas nas Cartas a Lucílio. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e3890004, 2021. DOI: 10.14244/198271993890. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3890. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

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