Construindo modelos científicos com materiais e obras artísticas em uma disciplina da licenciatura do campo

Autores

  • Matheus de Castro e Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Penha das Dores Souza e Silva
  • Fernando César Silva

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993752

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Modelo científico, Educação do campo.

Resumo

Os modelos científicos são construções que permeiam diversos campos da atividade do ensino de Ciências e constituem o foco de discussões nas salas de aulas do ensino básico e superior. Desta forma, tanto a construção de um modelo quanto sua avaliação são atividades que permitem o contato dos alunos com as Ciências. Para a formação de professores de Ciências, o contato com o processo de modelagem se torna relevante para o entendimento de seu campo de atuação. Neste trabalho apresenta-se um relato de experiência sobre a construção de modelos em uma disciplina do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Minas Gerais. As discussões científicas, bem como as atividades de modelagem, aproximaram-se das artes plásticas, por meio do uso de alguns materiais e abertura para a expressividade. A partir das discussões da disciplina, os alunos, além de se envolverem com o processo de modelagem, ainda argumentaram sobre a natureza desse processo durante a avaliação e o teste do modelo construído por eles. Um desses modelos elaborados pelos licenciandos possuía abrangência para explicar a teoria cinético molecular dos gases, corroborando com relatos outros sobre as ciências. A elaboração de modelos contribuiu tanto para o contato dos alunos com práticas científicas quanto para a expressão de suas ideias por meio da aproximação às atividades artísticas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Matheus de Castro e Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Química Inorgânica - UFMG. Mestrando em Educação e Docência - PROMESTRE - FaE - UFMG.

Penha das Dores Souza e Silva

Professor da Faculdade de Educação – FaE - Universidade Federal de Minas Gerais

Fernando César Silva

Professor da Faculdade de Educação – FaE - Universidade Federal de Minas Gerais

Referências

ASKELAND, Donald R.; WRIGHT, Wendelin J. Ciência e engenharia dos materiais. 3ª edição. São Paulo: Cengage Learning, 2014, 648 p.

BROWN, Theodore L. et al. Química: a ciência central. 9ª edição. São Paulo: Prentice-Hall, 2005, 972 p.

CIPOLLA, Laura; FERRARI, Lia A. Big atoms for small children: building atomic models from common materials to better visualize and conceptualize atomic structure. Journal of Chemical Education, Washington, v. 93, n. 6, p. 1068-1072, janeiro 2016. DOI: https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.5b00784

EILAM, Billie; GILBERT, John K. The significance of visual representations in the teaching of Science. In: EILAM, Billie; GILBERT, John K. (Org.) Science teachers’ use of visual representations. Dordretch: Springer, 2014. p. 3-28.

GILBERT, John K.; BOULTER, Carolyn J.; ELMER, Roger. Positioning models in Science education and in design and technology education. In: GILBERT, John K.; BOULTER, Carolyn J. (Org.) Developing models in science education. Dordretch: Kluwer, 2000. p. 3-17.

GILBERT, John K. Visualization: a metacognitive skill in Science and Science education. In: GILBERT, John K. (Org.) Visualization in Science education. Netherlands: Springer, 2005. p. 9-27.

HALPINE, Susana Maria. Introducing molecular visualization to primary schools in California: the STArt! Teaching Science through art program. Journal of Chemical Education, Washington, v. 81, n. 10, p. 1431-1436, outubro 2004.

JUSTI, Rosária; GILBERT, John K. Teachers’ views on the nature of models. International Journal of Science Education, Toronto, v. 24, n. 4, p. 369-387, junho 2010. DOI: https://doi.org/10.1080/0950069032000070324

JUSTI, Rosária. La Enseñanza de Ciencias Basada en la Elaboración de Modelos. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 24, n. 2, p. 173-184, junho 2006.

JUSTI, Rosária. Modelos e modelagem no ensino de Química: um olhar sobre aspectos essenciais pouco discutidos. In: SANTOS, Wildson Luiz Perreira dos; MALDANER, Otavio Aloisio (Org.) Ensino de Química em foco. Ijuí: Editora Uniují, 2010. p. 210-230.

JUSTI, Rosária. Relações entre argumentação e modelagem no contexto da ciência e do ensino de ciências. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 17, n. especial, p. 31-48, novembro 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-2117201517s03

MAHAFFY, Peter. The future shape of chemistry education. Chemistry education: reasearch and practice, Cambridge, v. 5, n. 3, p. 229-245, outubro 2004.

MANSO, Bruno Lara de Castro. Museu do Amanhã: uma nova proposta de museu de ciência? 2018. 157 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

MELZER, Ehrick Eduardo Martins; AIRES, Joanez Aparecida. A história do desenvolvimento da teoria atômica: um percurso de Dalton a Bohr. Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemática, Belém, v. 11, n. 22, p. 62-77, junho 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v11i22.2137

MORTIMER, Eduardo Fleury; MACHADO, Andréa Horta; ROMANELLI, Lilavate Izapovitz. A proposta curricular de Química do estado de Minas Gerais: fundamentos e pressupostos. Química Nova, São Paulo, v. 23, n. 2, p. 273-283, maio 2000.

SILVA, Tainá Souza; SOUZA, João Jarllys Nóbrega de; CARVALHO FILHO, José Rodrigues de. Construção de modelos moleculares com material alternativo e suas aplicações em aulas de Química. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 12, n. 2, p. 104- 117, abril 2017.

TATIT, Ana; MACHADO, Maria Silvia M. 300 propostas de artes visuais. 6ª edição. São Paulo: Edições Loyola, 2012, 283 p.

TURNER, Kristy L. A cost-effective physical modeling exercise to develop students’ understanding of covalente bonding. Journal of chemical education, Washington, v. 93, n. 6, p. 1073-1080, abril 2016. DOI: https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.jchemed.5b00981

Downloads

Publicado

28-07-2020

Como Citar

SILVA, M. de C. e; SILVA, P. das D. S. e; SILVA, F. C. Construindo modelos científicos com materiais e obras artísticas em uma disciplina da licenciatura do campo. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3752108, 2020. DOI: 10.14244/198271993752. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3752. Acesso em: 24 jun. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência
##plugins.generic.dates.received## 2019-10-10
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-05-17
##plugins.generic.dates.published## 2020-07-28