Linguagem e o processo de ensino e aprendizagem em Química: leituras contemporâneas de Vigotski apoiadas por Tomasello

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992765

Palavras-chave:

Abordagem sociocultural, Educação em Química, Linguagem.

Resumo

A partir de uma perspectiva sociocultural, o papel da linguagem no processo de ensino e aprendizagem em Química ultrapassa a característica de um simples veículo para a transferência de informações, como por exemplo, nomes de substâncias, vidrarias de laboratório e fórmulas. Neste contexto, o papel da linguagem no processo de ensino e aprendizagem baseado nos estudos de Vigostski ressalta a importância da natureza social e cultural das atividades mentais. E, a inserção das ideias de Tomasello enriquece a discussão dos processos culturais no desenvolvimento da aquisição da linguagem. Para essa discussão, em forma de ensaio teórico, a partir de leituras contemporâneas desses autores, são estabelecidas algumas aproximações entre suas ideias. A apresentação dessas semelhanças permite clarear o entendimento dos professores acerca do novo papel da linguagem, além de enfatizar implicações importantes relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem em Química, tais como: i) os estudantes precisam participar de sua própria aquisição da linguagem científica; ii) essa aquisição pode ser mais efetiva pela problematização, e não pela memorização e, iii) os professores devem reconhecer como os estudantes estão percebendo essa linguagem, e não, simplesmente, considerá-la como já adquirida. No entanto, esse debate sobre o novo papel da linguagem deve seguir adiante pelos pesquisadores da área, visto que, além das dificuldades apontadas neste ensaio, há de se considerar que, o processo de nominalização e a metáfora gramatical, por exemplo, são fontes importantes de dificuldades para a aquisição da linguagem científica.

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Biografia do Autor

Fernando César Silva, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino Faculdade de Educação Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto da área de Ensino de Química do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trabalha com os cursos de Química Licenciatura, Pedagogia, Licenciatura do Campo e Formação Intercultural de Educadores Indígenas. Foi professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade de Divinópolis, lecionando para as licenciaturas (Química, Letras, História, Pedagogia, Matemática, Educação Física e Ciências Biológicas) nas disciplinas de formação básica. Já atuou na Educação Básica, lecionando Ciências, Matemática e Química para estudantes de escolas públicas do estado de Minas Gerais. É editor assistente da Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências publicado pelo Centro de Ensino de Ciências e Matemática (CECIMIG) da FaE da UFMG. É revisor dos periódicos Ensaio, Investigações em Ensino de Ciências, Química Nova na Escola e Educação em Revista. É membro colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (MPEC) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É doutor em Ciências - Química (UFMG), mestre em Química - Química Orgânica (UFMG) e licenciado em Química. Durante o doutorado foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e no mestrado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desenvolve pesquisa em Docência em Ciências e em Química, interessando, principalmente, pela inclusão de elementos de Ensino de Ciências por Investigação, História da Ciência e abordagem CTSA no processo de ensino e aprendizagem de Ciências e Química.

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Publicado

01-02-2020

Como Citar

SILVA, F. C. Linguagem e o processo de ensino e aprendizagem em Química: leituras contemporâneas de Vigotski apoiadas por Tomasello. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e2765056, 2020. DOI: 10.14244/198271992765. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2765. Acesso em: 28 mar. 2024.
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