Reflexões sobre papéis assumidos em um ambiente de produção de conhecimentos possibilitados por relações dialógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993635

Palavras-chave:

Construção de conhecimento, Diálogo, Cultura de sala de aula.

Resumo

Neste artigo, discutimos a construção de um ambiente de produção de conhecimentos a partir do diálogo propiciado por relações de ensino estabelecidas em uma aula de Geometria, à luz das perspectivas bakhtiniana e freireana. O foco será dado às convergências das questões dialógicas que encontramos nas obras de ambos os autores e à forma como elas podem permear situações de ensino, de modo que favoreçam o acesso ao conhecimento científico. Temos como objetivos:  analisar a interação dos sujeitos envolvidos em uma situação de discussão de conceitos geométricos; analisar os diferentes papéis desses sujeitos no âmbito da interação social em sala de aula; buscar uma caracterização de uma cultura de sala de aula que priorize as relações dialógicas. Para isso, selecionamos um episódio (recorte de um momento de interação, estabelecido a partir de uma situação de ensino, com começo, meio e fim) em que conceitos estavam em discussão em uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental. Ao final de nosso estudo, buscamos evidenciar como o diálogo entre Bakhtin e Freire, proposto por nós, possibilita uma aproximação dos sentidos atribuídos para as práticas de ensino e de aprendizagem bem como para os papéis assumidos pelos sujeitos envolvidos nesse processo. O episódio explicitado evidencia uma prática que estabelece a coautoria, que prioriza a construção coletiva dos saberes, e revela que, no contexto escolar, existem práticas que valorizam o diálogo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Iris Aparecida Custódio, Colégio Bom Jesus (Unidade Itatiba/SP)

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade São Francisco. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Lavras, com experiência na docência nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Atualmente é professora na rede privada de ensino do município de Itatiba/SP. É vice-líder do Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat) e participa do Grupo Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática (Hifopem). É membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (Biograph). As produções e estudos desenvolvidos pautam-se na pesquisa narrativa e na perspectiva histórico-cultural para identificar: indícios do processo de elaboração de conceitos geométricos; instrumentos que podem propiciar o desenvolvimento profissional; e o trabalho em parceria como instrumento para a formação de professores que ensinam Matemática.

Kátia Gabriela Moreira, Secretaria Municipal de Educação Campinas (SME)

Doutora em Educação da Universidade São Francisco (2020). Mestre em Educação Pela Universidade São Francisco (2015), na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Processos Formativos. Licenciada em
Pedagogia pela Universidade São Francisco (2010). As produções de estudos desenvolvidos se referem a Educação infantil e anos inicias do Ensino Fundamental, abrangendo as questões das produções orais e escritas dos alunos em aulas de Matemática, resolução de problemas, letramento matemático e desenvolvimento do pensamento algébrico na perspectiva histórico-cultural. Professora da Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação de Campinas (SME).

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Tradução Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011, 476 p.

CUSTÓDIO, Iris A. O movimento de significações no processo de ensino e de aprendizagem de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 198f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (Universidade São Francisco), Itatiba, 2016.

FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino de Matemática no Brasil. Zetetiké, Campinas, ano 3, n. 4, p. 1-38, 1995. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646877/15035. Acesso em: 26 out. 2018.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

SFORNI, Marta Sueli de Faria. Interação entre didática e teoria histórico-cultural. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 375-397, abr./jun. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edreal/v40n2/2175-6236-edreal-45965.pdf. Acesso em: 26 out.2018.

SILVA, Danitza Dianderas da. Bakhtin e Paulo Freire: a relação do eu e do outro e as relações dialógicas para a prática da liberdade. 2012. 142 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.

Downloads

Publicado

19-05-2023

Como Citar

CUSTÓDIO, I. A.; MOREIRA, K. G. . Reflexões sobre papéis assumidos em um ambiente de produção de conhecimentos possibilitados por relações dialógicas. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e3635039, 2023. DOI: 10.14244/198271993635. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3635. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2019-08-14
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-03-06
##plugins.generic.dates.published## 2023-05-19