Programa Ciência sem Fronteiras: um relato de experiência por estudantes de Engenharia de Pesca

Autores

  • Nathália Byrro Gauthier Mestranda no Programa de Pós-graduação em Aquicultura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Marcelo Carneiro de Freitas Docente do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -UFRB

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993633

Palavras-chave:

Educação, Aprendizado, Internacionalização, Programa Ciência sem Fronteiras.

Resumo

O trabalho teve como objetivo discutir sobre a mobilidade acadêmica vivenciada por estudantes de Engenharia de Pesca em outros países. A coleta de dados foi feita através de um questionário eletrônico semiestruturado, hospedado em uma plataforma eletrônica de formulários da Google. Um total de nove discentes respondeu ao questionário, realizando a mobilidade na França, Espanha, Irlanda, Canadá, Estados Unidos e Austrália. A satisfação dos estudantes com o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) foi positiva, todos os entrevistados afirmaram terem aprendido o idioma do país que escolheram. Em relação aos aspectos negativos, 67% dos entrevistados apontaram que tiveram dificuldades no entendimento do idioma do país no início da mobilidade acadêmica e 78% sentiram saudade da família no período da mobilidade. Concluindo, a mobilidade acadêmica realizada por discentes do Curso de Engenharia de Pesca foi classificada como excelente, sendo uma experiência única e enriquecedora tanto pelo lado profissional, quanto pessoal.

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Biografia do Autor

Nathália Byrro Gauthier, Mestranda no Programa de Pós-graduação em Aquicultura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Engenheira de Pesca pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e atualmente Mestranda em Aquicultura pela FURG. 

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Publicado

27-07-2020

Como Citar

GAUTHIER, N. B.; FREITAS, M. C. de. Programa Ciência sem Fronteiras: um relato de experiência por estudantes de Engenharia de Pesca . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3633105, 2020. DOI: 10.14244/198271993633. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3633. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência
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##plugins.generic.dates.published## 2020-07-27