Ser professor da educação especial: experiência narrada e vivida (no hospital e) na classe hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271993395Palavras-chave:
Educação, Classe hospitalar, Educação especial, Pedagogia hospitalar.Resumo
O presente estudo teve como objetivo descrever compreensivamente o sentido de ser professor da classe hospitalar desvelando as experiências e relações existenciais da escolarização de crianças hospitalizadas. Método: foi realizada uma pesquisa qualitativa de fundamentação fenomenológica. O período da coleta dos dados foi entre os meses de setembro a novembro do ano de 2018. O cenário da pesquisa foi a Classe Hospitalar de um Hospital Público Infantil do Estado do Espírito Santo. Participou da pesquisa uma professora que atua por um período de 10 anos nessa Classe Hospitalar. Para produção dos dados recorremos ao depoimento livre, no seu ambiente de trabalho. O desvelar dos fenômenos e tratamento dos dados resultou em três Guias de Sentidos: 1) Ser Professora da Educação Especial em uma Classe Hospitalar; 2) (Com)Vivendo com a morte e a dor na Classe Hospitalar; 3) Hospital e Escola: como se entrelaçam? Conclusões: o estudo mostrou a importância de conhecermos as histórias de vidas dos docentes, enquanto pertencentes a esse espaço escolar dentro de um hospital, pois a compreensão das ações, estratégias e experiências vividas nesse ofício, colaboram na continuidade e melhoria dos processos de ensino-aprendizagem aos alunos hospitalizados.
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