Ser professor da educação especial: experiência narrada e vivida (no hospital e) na classe hospitalar

Autores

  • Hiram Pinel Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Jaqueline Bragio Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo - SESA
  • Marcio Colodete Sobroza Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993395

Palavras-chave:

Educação, Classe hospitalar, Educação especial, Pedagogia hospitalar.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo descrever compreensivamente o sentido de ser professor da classe hospitalar desvelando as experiências e relações existenciais da escolarização de crianças hospitalizadas. Método: foi realizada uma pesquisa qualitativa de fundamentação fenomenológica. O período da coleta dos dados foi entre os meses de setembro a novembro do ano de 2018. O cenário da pesquisa foi a Classe Hospitalar de um Hospital Público Infantil do Estado do Espírito Santo. Participou da pesquisa uma professora que atua por um período de 10 anos nessa Classe Hospitalar. Para produção dos dados recorremos ao depoimento livre, no seu ambiente de trabalho.  O desvelar dos fenômenos e tratamento dos dados resultou em três Guias de Sentidos: 1) Ser Professora da Educação Especial em uma Classe Hospitalar; 2) (Com)Vivendo com a morte e a dor na Classe Hospitalar; 3) Hospital e Escola: como se entrelaçam? Conclusões: o estudo mostrou a importância de conhecermos as histórias de vidas dos docentes, enquanto pertencentes a esse espaço escolar dentro de um hospital, pois a compreensão das ações, estratégias e experiências vividas nesse ofício, colaboram na continuidade e melhoria dos processos de ensino-aprendizagem aos alunos hospitalizados. 

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Biografia do Autor

Hiram Pinel, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professor da UFES/CE/PPGE. Professor titular aposentado do DETEPE/ UFES/ CE. Leciona e pesquisa nos cursos de mestrado, doutorado, especialização, supervisão de pós-doutorado em Educação/ UFES. Pós-Doutorado em Educação pela FAE/UFMG - Área: Conhecimento e Inclusão Social; Pós-Doutorando (em curso) em Educação pela UFES/CE/PPGMPE - Área: Práticas Educativas, Diversidade e Inclusão Escolar; Doutor em Psicologia pelo IP/USP - Área: Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano; Mestre em Educação pelo PPGE/UFES - Área: Desenvolvimento Humano e Processos Educacionais; Graduado: Bacharel e Licenciado Pleno em Psicologia; Formação de Psicólogos; Títulos profissionais (psicólogo): Psicologia Clínica; Psicopedagogia; Licenciado em: Pedagogia, em Filosofia, em Matemática e em Biologia. Tem experiência em administração/ chefia do antigo Departamento de Fundamentos e Orientação Educacional - DFEOE/UFES - de 07/03/2001 a 07/03/2002. Foi o primeiro subchefe do atual Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais - DTEPE - de 01/04/2008 a 08/05/2008. PESQUISA: Linha de pesquisa: "Educação Especial e Processos Inclusivo

Jaqueline Bragio, Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo - SESA

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Enfermeira da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo. Áreas de Pesquisa: Saúde da criança e do adolescente; educação e saúde

Marcio Colodete Sobroza, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

DOUTOR em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013), MESTRE em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008), ESPECIALISTA em Educação Física Escolar pela Faculdades Integradas Jacarepaguá (2007), ESPECIALISTA em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdades Integradas Jacarepaguá (2008), LICENCIATURA PLENA em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005), LICENCIATURA PLENA em Pedagogia pela Universidade de Uberaba- MG (2010). Professor do Instituto Federal do Espírito Santo, ministrando a disciplina de Educação Física. 

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Publicado

23-02-2021

Como Citar

PINEL, H.; BRAGIO, J.; SOBROZA, M. C. Ser professor da educação especial: experiência narrada e vivida (no hospital e) na classe hospitalar . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e3395002, 2021. DOI: 10.14244/198271993395. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3395. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

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