Situações escolares envolvendo a questão religiosa: recursos docentes e suas origens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993121

Palavras-chave:

Prática docente, Religião e educação, Formação de profissionais da educação, Repertório.

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar e analisar as origens dos recursos utilizados pelos docentes para gerir situações escolares envolvendo a questão religiosa. A constituição de recursos para a prática docente não advém apenas da experiência profissional, principalmente quando se trata de um assunto para o qual não há normas ou prescrições oficiais. Desta forma, questiona-se: quais são os recursos mobilizados pelos docentes em situações envolvendo a questão religiosa? Quais são as origens desses recursos para a ação em situação real, muitas vezes, imprevisível? Tem-se como hipótese que os recursos de ação utilizados nas práticas docentes condizem com a pluralidade de referências que constituem a identidade docente. A partir de entrevistas etnográficas com 18 docentes do Ensino Fundamental II no Estado de São Paulo, foram recolhidas 54 situações envolvendo a questão religiosa. Todas as situações foram analisadas no que concerne aos recursos utilizados pelos docentes. Para este artigo, foram selecionadas quatro situações que serão expostas por serem representativas e por exemplificarem e auxiliarem no argumento aqui desenvolvido. Conclui-se que a origem dos repertórios utilizados na prática docente, no que concerne à questão religiosa, advém das competências pessoais dos profissionais que, por sua vez, estão intimamente associadas com características da configuração sociocultural brasileira, como a mistura entre esfera pública e esfera privada e as disposições híbridas de habitus que culminam com a naturalização do religioso na prática docente.

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Biografia do Autor

Gabriela Abuhab Valente, Universidade de São Paulo Université Lumière Lyon 2

Desenvolve pesquisa de doutorado em Sociologia da Educação em cotutela entre a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e a Université Lumière Lyon 2. Realizou Graduação e Mestrado na FEUSP. Atua na área de Sociologia da Educação, Sociologia da Religião e Socialização profissional docente, com ênfase em temas relativos aos processos educativos e socializadores na escola pública e sua interface com a esfera religiosa. É membro do GPS - Grupo Práticas de Socialização Contemporâneas, desde 2010 e do Laboratoire ECP desde 2015. Pesquisa temas que envolvem a escola pública, a prática docente, o ensino religioso, a pluralidade religiosa, a socialização religiosa, a religiosidade e o Estado laico.

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Publicado

01-02-2020

Como Citar

VALENTE, G. A. Situações escolares envolvendo a questão religiosa: recursos docentes e suas origens. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3121051, 2020. DOI: 10.14244/198271993121. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3121. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

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