Características do Instituto Nacional de Cinema Educativo: organização administrativa e categorização de suas narrativas

Autores

  • Lara Rodrigues Pereira Professora substituta da área da Didática na Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. Doutora em Educação pela mesma Instituição.

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992968

Palavras-chave:

Cinema educativo, Civismo, Ciência e educação.

Resumo

O artigo que segue foi construído a partir da análise de noventa e nove produções do Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE), compreendidas entre 1936 até 1945. Optei por esse recorte histórico em virtude da vasta produção de filmes ocorrida no período que, não por acaso, é compatível com o grande investimento estatal em educação e propaganda política que marcaram o Estado Novo. Para a maior compreensão da natureza das narrativas cinematográficas do órgão, constam no texto aspectos da criação do Instituto analisados à luz da gestão administrativa do governo Vargas. Os debates e circulação de ideias a respeito do emprego do cinema a serviço da educação, também fazem parte do presente estudo, bem como o destaque à necessidade metodológica de categorização das noventa e nove narrativas analisadas, com o intuito de viabilizar a pesquisa, mapeando temas e abordagens. Ressalta-se que o objetivo da sistematização foi compreender a variedade e riqueza daquelas produções com o intuito de sanar dúvidas sobre a natureza do INCE e seus intentos.

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Publicado

01-02-2020

Como Citar

PEREIRA, L. R. Características do Instituto Nacional de Cinema Educativo: organização administrativa e categorização de suas narrativas. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e2968044, 2020. DOI: 10.14244/198271992968. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2968. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

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