O LETRAMENTO MATEMÁTICO E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA PROVINHA BRASIL

Autores

  • Elizangela da Silva Galvão Universidade São Francisco
  • Adair Mendes Nacarato Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199849

Resumo

Este artigo tem como tema central a análise das concepções de letramento presentes em situações problemas na Provinha Brasil de Matemática do 2º ano do Ensino Fundamental e realiza reflexões acerca da relação entre o letramento e o letramento matemático.  Seu objetivo é distinguir os conceitos de alfabetização matemática e de letramento matemático presentes nas questões que envolvem a resolução de problemas. O referencial teórico adotado centra-se em autores que discorrem sobre a questão do letramento e, também, sobre o letramento matemático; sobre os conceitos de letramento autônomo e ideológico; e sobre seu paralelismo entre a alfabetização matemática e o letramento matemático. Refletimos sobre as concepções de resolução de problemas, bem como quais destas concepções adotadas pelos teóricos perpassam pela alfabetização ou pelo conceito de letramento matemático. Para realizar a análise documental, trouxemos, na íntegra, as cinco questões relacionadas à resolução de situações problemas, tal qual foram apresentadas para os alunos, e analisamos como as concepções de letramento são evidenciadas nas resoluções de problemas no documento. Os resultados apontam que o discurso presente no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), 2011, sobre a resolução de problemas, não se aplica na prática, pois as questões analisadas resumem-se a atividades de alfabetização matemática, não perpassando pelo conceito de letramento.

Palavras chave: Letramento matemático; Provinha Brasil de Matemática; Situações problemas.


DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199849

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elizangela da Silva Galvão, Universidade São Francisco

Mestranda em Educação da Universidade São Francisco, professora dos anos iniciais da rede municipal de Itatiba,SP.

Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco

Licenciada em matemática, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação. Atua em práticas e pesquisas no campo da Educação Matemática e formação docente. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, campus Itatiba/SP.

Downloads

Publicado

14-11-2013

Como Citar

GALVÃO, E. da S.; NACARATO, A. M. O LETRAMENTO MATEMÁTICO E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA PROVINHA BRASIL. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 81–96, 2013. DOI: 10.14244/19827199849. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/849. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-06-25
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-10-11
##plugins.generic.dates.published## 2013-11-14